Número de certificados

17 respostas
renan_

Alguem tem ideia de quantos profissionais certificados em Java existem no brasil ?

Especificamente SCJP.

Obrigado!

Att,

Renan

17 Respostas

el_loko

Tbm queria saber…

Será que a Sun divulga esses números!?!?

rmala_ti

Eu não conheço uma forma de saber isto, mas devem ser muitos, principalmente de SCJP. :slight_smile:
Também gostaria de saber.

LPJava

a Sun nao divulga nao!! Mais pode ter certeza que o Brasil e India sao onde tem muitos programadores certificados, India principalmente, pelo javaranch dar para ter uma ideia!!

Leozin

parece que tem 25 ou 30 mil certificados

apareceu uma vez naquela revista lixo da info

LPJava

onde será q ela conseguiu isso? nesse caso vindo da info nao acredito!!

victorwss

Compilaram e executaram um programa que usava a classe Random. :stuck_out_tongue:

Jsatriani

Pode se tentar em porcentagem, alguem tem uma dica? Gostaria tambem de saber.

LPJava

enquanto a Sun nao divulgar, vamos ficar nessa:

rs!! a do random foi massa uhauh!

Leozin

Olha não sei… mas acho que deve ter muito mais do que isso hehe :slight_smile:

Java_Vinicius_Machin

Uma coisa é certa. Há mais corinthianos, formigas e advogados do que SCJPers no Brasil. :XD:

H

Assim como há mais gremistas do que colorados :slight_smile:

D

Eu não sei quantos SCJP´s tem por ae! Mas eu creio que seja uns 20 a 25% no máximo, tem isso com essa frequência que eu tenho visto os profissionais certificados.

victorwss

20 a 25% de que? Da população mundial? Dos brasileiros? Do número divulgado na INFO? Da quantidade de formigas existentes no mundo? Do pessoal cadastrado no GUJ?

D

Eu disse nos lugares por onde eu passei.

Exemplo minha última equipe teve uns 25% de SCJP´s.

Na apinfo tinha uma pesquisa que indicava uns 26% de todos os profissionais são certificados, isso no geral.

victorwss

DaviPiala:
Eu disse nos lugares por onde eu passei.

Exemplo minha última equipe teve uns 25% de SCJP´s.

Na apinfo tinha uma pesquisa que indicava uns 26% de todos os profissionais são certificados, isso no geral.

Já trabalhei em um lugar onde havia cerca de 40 programadores e analistas de sistemas em java e havia exatamente zero pessoas com certificação (na época eu não tinha certificação). Apesar que atualmente lá já tem 2 certificados (mesmo assim muito pouco).

Sei não, mas acho que talvez você tenha passado por lugares onde haja pessoas com maior interesse/disponibilidade/vontade de tirar certificação do que na média. Ou talvez fui eu que passei por lugares onde as certificações atraem muito menos a atenção.

Enfim, se fosse para chutar, eu diria que no máximo 5% dos profissionais de java são certificados.

D

É verdade, fica dificil avaliar desse jeito, mas será que é tão pouco assim?

victorwss

É muito difícil se ter uma noção disso. Em primeiro lugar porque devem haver diferenças regionais gritantes. E depois que ninguém nunca fez qualquer tipo de senso sobre isso (exceto a info talvez, mas acho muito duvidoso).

Criado 4 de junho de 2008
Ultima resposta 9 de jun. de 2008
Respostas 17
Participantes 10