Nunca fiz nada para web, posso começar por aqui?

12 respostas
airtonarantes

Pessoal, sempre programei para desktop, nunca passei perto de programação web. Agora quero ficar um pouco mais por dentro disso, estou usando Java tem pouco tempo (comprei o livro do Deitel 6a edição) e estou lendo a passos largos e estou gostando do que eu to vendo. Pois bem, para eu começar aprender programação web de um modo mais natural estou pensando em comprar esse livro aqui

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=21386307&ST=TN21294018

Alguém aqui pode me dar alguma dica sobre esse livro ou outros livros?
Quando eu quero Programar pra web usando java, é interessante estar por dentro dos assuntos desse livro?
Quando eu falo Java para web, o que eu estou precisando? JSP? JSF?

[]'s

12 Respostas

Andre_Brito

Airton,
Lendo o livro, você aprende a fazer layouts e coisas a fins.
Se você quer programar pra web, além de saber os layouts e afins, você deve saber Servlets (o livro Head First Servlets & JSP parece que ensina isso, só que no Deitel também tem alguma coisa, no final)).

Abraço.

airtonarantes

E você já teve ou conhece alguém que tem esse livro que disse que era bom pra iniciantes?

Eu vi que no Deitel tem falando um pouco de JSP, mas ainda não cheguei lá, estou lendo o livro página por página pois estou querendo aprender bem.

valeu pela resposta e agradeço se alguém mais puder contribuir. :smiley:

[]'s

Andre_Fonseca

oi

faça o download da apostila da caelum

abs

mauro80

Como o colega disse acima, use a apostila da Caelum do curso FJ-21. Recomendo primeiro a apostila do FJ-11. Você não irá se arrepender.
Abraços.

airtonarantes

Tudo bem,já fiz o download.>as já que eu quero aprender a desenvolver pra web, entao é necessário saber isso que o livro aborda? E outra coisa, eu preciso ser um designer(tipo, mexer com photoshop e outros programas semellhantes) para ler esse livro?

mauro80

Não, não é necessário ser um designer para desenvolver para web. Você irá trabalhar com algo que chamamos de back-end das aplicações.
Já estudou MVC?

airtonarantes

mauro80:
Não, não é necessário ser um designer para desenvolver para web. Você irá trabalhar com algo que chamamos de back-end das aplicações.
Já estudou MVC?

MVC pelo que que sei é um padrão Model-View-Control, mas eu entendi de certa forma quando você falou em trabalhar no que se chama de back-end das aplicações. Eu entendi que eu devo saber as informações desse livro e que a parte de designer não será comigo, ou seja, estaria trabalhando em uma camada mais abaixo de desenvolvimento. é isso?

Na verdade estou querendo saber se essas informações do livro + javascript + java p/ web seria uma maneira, digamos assim, mais natural de se envolver com esse mundo?

airtonarantes

rdgc:

Comece pela apostila da caelum para se familiarizar com programação para Web, depois vc pode ler o Head First Servlets & JSP ou se quiser aprender JSF/EJB/etc, veja o Livro Desenv. Aplic. Web c/ JSP, Servlets, JSF, Hibernate, EJB 3, Persistence e AJAX (http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4463).
[]'s

Esse livro que você postou o link não seria muito pesado não??? ou ele ensina direitinho mesmo??

W

cara eu tava na mesma situação que vc tinha lido um bom pedaço do livro do deitel e dps do SCJP, e so mechia com java pra trabalho da faculdade, depois só li a apostila da caelum e em uma semana consegui passar em uma prova pra desenvolvedor junior.

e cara não ti preucupa com trabalho de designer não, não e que seja um nivel acima ou abaixo, e apenas ‘camada’ diferente, sua preucupação e disponibilizar os dados na pagina vc provavelmente vai utilizar uma pagina generica com css já definido, vc so tem que saber as tags para manipular algumas coisas e depois aprender um javascript, normalmente o designer que cuida do estilo da pagina.

e se eu fosse comprar algum livro compraria logo o use a cabeça Servlets e JSP, acho que da perfeitamente pra aprender com ele e ainda aproveitar pra uma futura certifcação. : )

airtonarantes

WillyKocher:
cara eu tava na mesma situação que vc tinha lido um bom pedaço do livro do deitel e dps do SCJP, e so mechia com java pra trabalho da faculdade, depois só li a apostila da caelum e em uma semana consegui passar em uma prova pra desenvolvedor junior.

e cara não ti preucupa com trabalho de designer não, não e que seja um nivel acima ou abaixo, e apenas ‘camada’ diferente, sua preucupação e disponibilizar os dados na pagina vc provavelmente vai utilizar uma pagina generica com css já definido, vc so tem que saber as tags para manipular algumas coisas e depois aprender um javascript, normalmente o designer que cuida do estilo da pagina.

e se eu fosse comprar algum livro compraria logo o use a cabeça Servlets e JSP, acho que da perfeitamente pra aprender com ele e ainda aproveitar pra uma futura certifcação. : )

Pois é, eu tenho o livro do Deitel 6a edição, já li um pedação dele, e acabei de comprar o Head First Servlets & JSP, em ingles mesmo, eu ouvi dizer que as traduções sao ruins e como eu nao tenho dificuldade de ler em ingles eu comprei em ingles mesmo.

Eu acho que conforme eu for lendo o livro eu vou vendo o que é que vai ser necessário para um bom desenvolvimento web, e assim conseguir trilhar com uma meta mais definida. Isso pode ocorrer ou é pretensão minha?

R

Já que vc está começando, procure outro livro. Pra quem quer programar para web, esse livro deve ser lido depois de vc saber programar o back-end, como o mauro80 falou, e qdo tiver que fazer tela, será a programação da tela e não o design, deixe isso para o webdesign.

Comece pela apostila da caelum para se familiarizar com programação para Web, depois vc pode ler o Head First Servlets & JSP ou se quiser aprender JSF/EJB/etc, veja o Livro Desenv. Aplic. Web c/ JSP, Servlets, JSF, Hibernate, EJB 3, Persistence e AJAX (http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4463).

Boa sorte…

[]'s

R

airtonarantes:
rdgc:

[]'s

Esse livro que você postou o link não seria muito pesado não??? ou ele ensina direitinho mesmo??

Ele ensina muito bem… mas recomendo que vc leia a apostila da Caelum antes…

[]'s

Criado 21 de setembro de 2008
Ultima resposta 24 de set. de 2008
Respostas 12
Participantes 6