Nuvem vs Web

Alguem poderia dar a real diferença entre nuvem vs web, ou um servidor cloud vs web.

cloud seria uma aplicação web distribuida?

me perguntaram isto hj e eu não soube explicar.rsrs.

Vamos la, vou tentar ser o mais simples e direto possivel.

1° - Não faz sentido comparar web com cloud computing (computação nas nuvens). Web é web, e ponto final(Estou assumindo q vc saiba oq eh web :slight_smile: ).

2° - O conceito de computação nas nuvens consiste basicamente em você ter seus aplicaticativos/programas, backups, ou até mesmo um sistema operacional, disponiveis na internet em algum servidor web, inves de estes estarem instalados localmente no seu computador. O que isso quer dizer ? Que por exemplo, para acessar seus arquivos ou programas preferidos voce nao precisaria estar necessariamente no seu computador, bastaria estar com qualquer computador com acesso a internet, que assim voce teria acesso aos seus arquivos, pois estes nao estao salvos localmente, e sim “nas nuvens”.

Espero ter ajudado… hoho

abs

O que é Cloud Computing?
Hospede sites, aplicativos, estruturas de e-mail…

Cloud Computing, ou computação em nuvem,
é a evolução dos modelos existentes para infraestrutura de hospedagem comumente utilizados, como o servidor dedicado e a hospedagem compartilhada.

Os Servidores Cloud armazenam dados de uma forma diferente dos servidores comuns. Ao invés de colocar todas as informações em uma única máquina, os dados ficam disponíveis em uma ?nuvem?, que simplificando, é um conjunto de servidores interligados.

Com o Cloud Computing você consegue alocar os recursos desses servidores interligados para sua utilização, ajustando sob demanda a capacidade de processamento, espaço, memória e banda. Isso tudo sem precisar reinstalar nada e sem perder tempo.

A facilidade de trabalhar com grandes trafegos de dados, pois a partir de um nivel de acesso por exemplo o site do ENEM ano passado ficou travado para inscrições etc…etc… devido ao grande numero de acessos , em Cloud Comp… isto seria facilmente resolvido contratando alguns servidores a mais para ser interligados ao sistema, coisa que talvez fosse mais complicado de conseguir com servidores locais .

COMPARAÇÃO :

CLOUD X DEDICADO

Economia :
DEDICADO:Você acaba contratando mais recursos do que realmente precisa.
CLOUD :A arquitetura em nuvem permite otimização de custos já que o cliente consegue alocar recursos de acordo com sua necessidade e demanda.

AGILIDADE:
CLOUD : Mais rapidez na instalação. O servidor Cloud Computing fica disponível em até 30 minutos.
DEDICADO:Um servidor dedicado pode levar até um mês para ficar ativo.

GERENCIAMENTO:
CLOUD Você mesmo gerencia seus recursos através do Painel de Controle, com processos automáticos e sem complicação.
DEDICADO : Para alterar os recursos você precisará entar em contato com a empresa responsável para que sejam feitas as alterações que levam tempo para serem realizadas.

DISPONIBILIDADE:
CLOUD: O servidor responde de imediato em caso de falhas movendo suas aplicações automaticamente garantindo disponibilidade.
DEDICADO : Caso haja alguma falha a máquina terá de ser desligada para a troca do hardware com problema.

ESCALABILIDADE:
CLOUD :Você consegue aumentar ou diminuir a capacidade de processamento, espaço, memória ou banda de acordo com sua necessidade.
DEDICADO : Você acaba superdimensionando seu servidor, elevando custos.

Sempre entendi os conceitos de computacao na Nuvem mas prevalece uma duvida:

Independente de ser na Nuvem ou Local, tudo ainda continua sendo instalado em um servidor fisico (local)?
No caso de ser na Nuvem, tudo é instalado no servidor da empresa prestadora do serviço cloud computing??

Alguem pode me informar se estou certo???