O apocalipse começou ?!

Galera não sei se é verdade, mas tá rolando um boato aqui no trabalho de que o RedHat não será mais gratuito; alguém sabe alguma coisa?

Por favor digam que isso é mentira ! ! ! Eu não quero acreditar nisso . . . caso isto seje verdade, independente dos motivos que o Redhat apresente será um baque e tanto no mercado!

Será que o pessoal do RedHat se corrompeu? Pq eu acho o linux muito legal principalmente devido o fato de ser gratuito, fora isso eu prefiro ficar com o tio Bill por enquanto ! ! ! !

Bom, que seja, RedHat jah nao eh mais “Linux” faz tempo, e, pra falar a verdade, eles nao fazem nada de inovador que justifique pagar :wink:

Atenciosamente,

Associacao dos usuarios felizes e contentes de Debian :smiley:

A redhat esta focando pesando em ambientes “enterprise”, e parece que a maior parte das “grandes” esta caminhando na mesma direcao.

A redhat esta acabanco com a distribuicao “redhat linux”, porem esta lancando uma outra voltada ao mercado desktop… porem, nao eh mais o foco principal deles…

Rafael

cv eu manjo pouco de linux (to começando agora), mas o que vc quer dizer com “ele já não é mais linux faz tempo”, como assim?

NAO SEI SE É SOBRE O MESMO ASSUNTO, MAS:

Não é bem assim.

A RedHat vai dar mais enfase nos seus produtos “Enterprise” (sim, eles tbm tem familia pra sustentar)

A versao free do RH foi entregue aos cuidados da comunidade FEDORA, essa comunidade sempre esteve muito ligada a distribuicao RedHat, incluive muitas das coisas que estao no RedHat8 e 9 é deles.
Mas a empresa (REDHAT) continua “patrocinando” a distro, so nao vai mais desenvolve-la internamente

Isso é bom ou ruim? eu vejo como Otimo, uma das melhores ditros agora na mao da comunidade e se desprendendo de uma empresa privada!

Max ela se desprenderá da RH mas continuará se chamando RedHat, com o mesmo layout, funcionalidade e etc

Kurumin eh muito bom… baseado no debian, e extremante facil de instalar e usar…

Rafael

RedHat possui algumas versões pagas (RedHat Enterprise Linux) e outras que podem ser vendidas na banca de jornal ou baixadas do FTP da RedHat(aquelas a que estamos acostumados a usar). Mas não sei se a RedHat daria um tiro no próprio pé, passando a cobrar pelo uso de seu SO.

Para mais detalhes há este tópico no Linux in Brazil: Tchau Red Hat Linux, olá Fedora e Red Hat Enterprise Linux.

O red hat linux 9.0 foi a última versão dessa distribuição.
A RedHat não vê mais vantagêm comercial em manter essa distribuição para usuarios domésticos.

Porem ela possui o RedHat Enterprise, voltado ao mercado corporativo, com um preço beem salgado porêm vale a pena para aquilo que foi criado.

A RedHat entrou em acordo com outra empresa que vai passar a dar suporte à antiga distro, dessa vez com muito maior apoio da comunidade.

Moral da historia, para quem usa em casa muda ZERO, para quem usa em empresas melhora MUITO.