O brasileiro(ALEX KIPMAN) por trás do Projeto Natal (Entrevista Portal EXAME)

Muito interessante e vale apena conferir, traz também um video do projeto

Eu ficarei surpreso se isso fizer muito sucesso. A indústria de videogames tem 20 anos de fracassos ou fracas vendas de jogos dependentes de acessórios. A barreira de entrada é muito alta, e o número de jogos sempre é muito menor que os que são são para a plataforma original.

Seria melhor se esse Projeto Natal fosse a base do próximo videogame/plataforma de entretenimento da Microsoft. Mesmo assim não gostei da idéia de ficar balançando os braços no ar, sem nada p/ segurar.

[quote=Bruno Laturner]Eu ficarei surpreso se isso fizer muito sucesso. A indústria de videogames tem 20 anos de fracassos ou fracas vendas de jogos dependentes de acessórios. A barreira de entrada é muito alta, e o número de jogos sempre é muito menor que os que são são para a plataforma original.

Seria melhor se esse Projeto Natal fosse a base do próximo videogame/plataforma de entretenimento da Microsoft. Mesmo assim não gostei da idéia de ficar balançando os braços no ar, sem nada p/ segurar.[/quote]

Mas uma forma de interagir bastante futurista, algo como você pode aprender virtualmente a fazer tarefas que necessitariam de alguém para lhe demonstrar, até atividades de manobrar veículos, entre outros acessórios que virtualmente você iria ter sem a necessidade de gastar um centavo se quer, simulações em ambientes ate então não explorados e sem alcance de pessoas comuns agora já é possível.

É divertido, não tem com negar. Mas eu digo que me divirto MUITO mais jogando Super Nintendo com meus amigos.

Uma reclamação dos usuários do project natal é que alguns acessórios trazem mais imersão que a ausência do acessório.

É o caso, por exemplo, dos volantes e pedais. Ou de estar segurando o wiimote enquanto você joga ping-pong ou tenis.

Por outro lado, acho que o mercado terá que aproveitar o que o Duran disse. As possibilidades de jogo extras. Com o project natal, você pode viabilizar jogos que exigem muito movimento, como os de dança. E pode também fazer trabalhos no campo da realidade aumentada.

pra mim isso eh algo complementar, nao excludente. do mesmo jeito q nao se joga um game de combate com volante, soh faltava falar q isso nao da certo pq nao funciona num jogo de corrida de carros ou coisa parecida.

Sim, a crítica foi pq a MS anunciou o project natal como algo que ia subtituir todas as formas de controle. E, aliás, o vídeo era justamente com pessoas jogando um jogo de carro e de tenis.

Uma revolução, o Protejo Natal, fora a interatividade de poder jogar dentro de um jogo, se auto virtualizando para dentro do cenário, se transformando em um objeto dentro do Game, isso foi o maximo.

Veja aqui essa situação o toque ao monitor respondendo virtualmente dando a sensação real

Abaixo o garoto chuta o rival na luta, virtualizado já dentro do cenário do Jogo, simplesmente fantástico

Não consigo gostar de jogo nenhum… :expressionless:

Joguei Warcraft um tempo no trabalho com o pessoal e quando era adolecente joguei os joguinhos da Sierra (Larry e Space Quest) que me ajudaram a aprender o Inglês.

Mas esses de hoje não consigo…

Ficar dando chute num monstro dentro de uma televisão? Acho que estou ficando velho…

Mas parabéns para o Alex da matéria. Muito bom o trabalho dele e o fato dele admitir abertamente que o Bill Gates é o herói dele. O Bill Gates foi sem dúvida fenomenal, assim como Steve Jobs, Henry Ford, Walt Disney, Rockfeler, Barão de Mauá, etc.

Eu me imagino nessa situação, com a sublime graciosidade de um elefante, deixando o Star Wars Kid no chinelo, quebrando uma televisão, ou deixando alguém com olho roxo, tudo na mesma sessão :slight_smile:

Com certeza também teremos um marmanjo incarnando o Lindomar, e dar um Losango Aberto Invertido num aparelho de 3 mil reais.

Melhor ficar com um controle na mão, sentado no sofá e não ser um risco à saúde de familiares, amigos, bichos de estimação e o bolso.

PS: Eu tenho um Wii, hehe (e não, ainda não quebrei nada).

Sobre essa discussão de jogos, deve ter alguma coisa errada comigo também. Eu não consigo gostar de Wii. Meus amigos ficam naquela de “ó, Wii, que legal” e eu sou parceiro e fico jogando com eles (Boxe, Golf e Boliche), mas não me divirto tanto quanto jogar um Ronaldinho Soccer 98 no Super Nintendo ou um Ultima Online no PC. Uma vez, estava na casa de um conhecido, com XBox 360 e Wii. Jogamos Wii por algum tempinho, mas não foi tão divertido quando jogar NFL Madden no XBox e ficar gritando “Teeeeemos um jogo!”.

Acho que estamos um pouco sedentários demais pra ficar no mexendo.

Eu acredito que a eliminação de periféricos é incrivel , mais ainda você não precisa mais ficar sentado na certa acho super sem graça ficar estatico, agora imagina você projetando um sabre de luz que aparece virtualmente na sua mão e você luta como um Java JEDI, achei sensacional o projeto Natal.

Eu me imagino nessa situação, com a sublime graciosidade de um elefante, deixando o Star Wars Kid no chinelo, quebrando uma televisão, ou deixando alguém com olho roxo, tudo na mesma sessão :)[/quote]

Haha. Agora os jogadores precisarão ser faixa preta em caratê para poder jogar um Street Fighter!

O Natal será na melhor das hipóteses um acessório que não muda nada na forma de jogar, assim como o Sixaxis é no PS3. Na pior das hipóteses ele será um fail histórico assim como o Jaguar ou o Sega 32X.

Em termos de jogabilidade é muito melhor e mais prático usar um controle (ou volante, etc), além de providenciar uma imersão maior (um volante é melhor do que balançar os braços no ar) são mais fáceis para se interagir. O resto das possibilidades se resumem a coisas que o Wii já faz, ou seja, os usuários do 360 terão dezenas de minigames clones do Wii no 360.

Até headtracking o PS-eye já faz. O Natal já nasceu morto.

Imaginem pessoas fazendo hadouken na frente da TV! E como você vai jogar um Fifa com isso? Como você vai chutar para o gol?

É preciso experimentar a Tecnologia , senão vamos ficar imaginado coisa !!!

imagine um jogo de luta…um sedentário como eu vai dar meia dúzia de socos e uns 3 chutes…em seguida desmonta no chão auhauhauh

Já tá pegando a ideia, isso mesmo vai parar de ser sedentário !!!

Eu não vejo a hora de ter um treco desses.

Vai ser muito divertido poder jogar se movimentando e fazendo gestos ao invés do típico jogo nerd-virgem-sociopata.

Se com o Wii já me divirto pacas com meia dúzia de amigos alcoolizados. Com um desses então, meus finais de semana ganharão mais sentido…hehe

Sei la,

pode ser mto legal, mas eu acho que eu ia me sentir um pouco idiota jogar sem controle nenhum na mao, pulando, chutando, acho que isso eh ate mais nerd que jogar com o controle.
Mas realmente seria bem legal jogar isso numa festa com varios amigos por exemplo.
Tomara que de certo, mas eu acho que nada substitui o basico do videogame: console + controle.

//Daniel

Por falar nisso, foi feito uma pesquisa pra ver se algum console conseguiria substituir PC para jogos de tiro (tipo Counter-Strike), com ênfase em Left 4 Dead. Só deu a resposta de que seria muito difícil substituir e eu concordo. Agora, que seria divertido jogar alguma coisa mais ‘light’ tomando uma cervejinha com os amigos… Com certeza seria.