O Código da Vinci - o filme

Absolutamente ridiculo e fraudulento, ambos, filme e livro.

:frowning:

Ah sim, nao digo isso em alusao ou defesa à igreja catolica… mas em completa repulsa pela imagem que fazem de Cristo no filme e no livro. Pela distorçao da historia. qualquer que tenha o minimo de conhecimento biblico sabe que monte de baboseira que é o aclamadissimo codigo.

[quote=Ticianne]Absolutamente ridiculo e fraudulento, ambos, filme e livro. :frowning:

Ah sim, nao digo isso em alusao ou defesa à igreja catolica… mas em completa repulsa pela imagem que fazem de Cristo no filme e no livro. Pela distorçao da historia. qualquer que tenha o minimo de conhecimento biblico sabe que monte de baboseira que é o aclamadissimo codigo.

[/quote]

minha cara colega… algumas pessoas consideram a biblia ridicula e fraudulenta.

Engraçado que as pessoas se achem extremamente cultas e portanto, considerem a biblia ridicula e fraudulenta e extremamente cultas como sao possam aplaudir esse filme.

[quote=Ticianne]Engraçado que as pessoas se achem extremamente cultas e portanto, considerem a biblia ridicula e fraudulenta e extremamente cultas como sao possam aplaudir esse filme.
[/quote]

Há a possibilidade de considerarem ambos apenas ficção, ué…

A Biblía creio ser o maior livro de auto-ajuda existente.
Não leio, não lí e não lerei.
Não gosto de Igrejas, apesar de crer em Deus.
Só sigo meus principios e não o princípio de algum ser humano que quis aprisionar os ideais de outros indivíduos com crenças e costumes tolos.

É mais fácil eu acreditar no filho de Jesus com Maria Madalena do que na Costela de Adão ou no Mármore do Inferno.

Não acho a Biblia fraudulenta e ridicula, mas apenas uma parte de toda a verdade. Estranho termos 12 apostolos e apenas 4 com evangelhos, estranho ter muito mais pessoas escrevendo sobre o Messias e também não serem inclusos.

Lembrem que até a invenção da prensa todos os livros do ocidente eram de dominio da Igreja Catolica.

[quote=Ticianne]Engraçado que as pessoas se achem extremamente cultas e portanto, considerem a biblia ridicula e fraudulenta e extremamente cultas como sao possam aplaudir esse filme.

[/quote]

Minha querida, não te conheço. Mas pense comigo…tudo depende do ponto de vista.

Eu particularmente não gosto nem um pouco da Bíblia. Pra falar isso eu tenho expêriencia: sou católico, já fui frequentador da Igreja e inclusive “coroinha” quando era mais jovem(19 anos hoje). E na minha opinião a Bíblia(como disseram acima) é um livro de auto-ajuda com várias histórinhas interessantes. Mas pra você aparentemente não é.

E eu não posso convencer você do contrário, correto? Se eu disser aqui “a Bíblia é uma grande merda e o que está escrito nela é tudo mentira, quem perde seu tempo lendo é um otário” você provavelmente se sentirá ofendida, certo? Então…é tudo questão de ponto de vista :slight_smile:

Você pode achar que as baratas são as mensageiras do Apocalipse. Ok, beleza…você acredita nisso e eu respeito. Mas não vem querer me convencer de que o seu ponto de vista é o certo.

[quote=flaleite]Não acho a Biblia fraudulenta e ridicula, mas apenas uma parte de toda a verdade. Estranho termos 12 apostolos e apenas 4 com evangelhos, estranho ter muito mais pessoas escrevendo sobre o Messias e também não serem inclusos.

Lembrem que até a invenção da prensa todos os livros do ocidente eram de dominio da Igreja Catolica.[/quote]

Esse é o que mais deixa os exegetas com o pé atrás, muita gente que conviveu com Jesus quis escrever sobre ele, mas na hora de forjar a bíblia, foram selecionados somente os que eram de interesse das crenças vigentes.

Na verdade, teologicamente, Adão e Eva são somente alusões-como grande parte da bíblia que segue o midrash- a dois povos.

bom, vou deixar aqui dois links que li sobre o Código da Vinci. Já que o assunto está querendo bombar, acho interessante ler para comparar pontos de vistas diferentes.

Como também estão surgindo conversas sobre outros evangelhos que não estão na bíblia, que na realidade conheço pouco, tenho aqui um link sobre o evangelho de Judas também.

Eu havia encontrado estes links no google no dia que havia começado o filme do código da vinci no cinema.

mais links quentinhos:

A importância da bíblia

Por que só a bíblia?

Provas incontestáveis da veracidade da bíblia

[quote=Gabriel]

Eu particularmente não gosto nem um pouco da Bíblia. Pra falar isso eu tenho expêriencia: sou católico, já fui frequentador da Igreja e inclusive “coroinha” quando era mais jovem(19 anos hoje). E na minha opinião a Bíblia(como disseram acima) é um livro de auto-ajuda com várias histórinhas interessantes. Mas pra você aparentemente não é.

E eu não posso convencer você do contrário, correto? Se eu disser aqui “a Bíblia é uma grande merda e o que está escrito nela é tudo mentira, quem perde seu tempo lendo é um otário” você provavelmente se sentirá ofendida, certo? Então…é tudo questão de ponto de vista :slight_smile:

Você pode achar que as baratas são as mensageiras do Apocalipse. Ok, beleza…você acredita nisso e eu respeito. Mas não vem querer me convencer de que o seu ponto de vista é o certo.[/quote]
Acho que já estamos perdendo um pouco, ou melhor, totalmente o foco do tópico. Vamos nos ater aos assuntos sobre o filme somente e não sobre a crença de cada um.
Conheçendo ou não a garota deve respeita-la, se ela acredita e você não cada um faz o que é certo para sí mesmo, menos ofender, claro.

[quote=zerotanker][quote=Gabriel]

Você pode achar que as baratas são as mensageiras do Apocalipse. Ok, beleza…você acredita nisso e eu respeito. Mas não vem querer me convencer de que o seu ponto de vista é o certo.[/quote]

Conheçendo ou não a garota deve respeita-la, se ela acredita e você não cada um faz o que é certo para sí mesmo, menos ofender, claro.[/quote]

Correto rapaz. Foi isso que eu disse, e estou respeitando a opinião dela.

Quem chegou aqui falando que o filme é ridiculo e fraudulento, indiretamente assim ofendendo quem é fã do livro/filme não fui eu =)

Beleza, nao quero convencer ninguem da minha opiniao.

Mas continuo tendo o direito de expo-la.

Entao sugiro que antes de rotular a biblia como um livro de auto ajuda que nunca leram ou lerao, deem uma olhada nos argumentos dos links acima postados.

Sao cinco minutos.

Estamos discutindo sobre um livro.

E este ainda é o foco. Apenas estou falando do livro no qual se “baseou” o outro…

Existem mil razões para acreditar ou não na Bíblia, UFOs, ETs, Espíritos, etc. Basta saber de que maneira você olha para as coisas.

Isso me parece meio vago

Voltando ao tópico, eu acho o Dan Brown um cara muito esperto que sabe escrever livros, porem isso só tem graça até voce perceber que ele fica alternando os núcleos da trama para prender a atenção do leitor. Em geral eu não gosto muito de livros de ficção, sou mais os de não ficção.

Penso que todos os livros tem seu devido valor, como extrair conhecimento de lá depende somente do leitor (salvo mínimas exceções).

Aprenciando a arte do cinema como eu aprecio espero assistir ao filme para poder aprecidar melhor a obra de Brown, ja que li apenas alguns capítulos do livro antes de perceber uma tentativa de manipulação de meu foco e de me sentir subestimado pelo escritor. (não se fazem mais Monteiros Lobatos :frowning: )

Para mim, as estórias da Bíblia são inúteis, sem nexo e sem valor. Não passam de contos. Já você, olha para a mesma coisa com outros olhos, com outros valores.

Heh. Tem algum assunto que não foi discutido no GUJ?

Eu lí o livro (uma bosta, mas empolga. uma bosta empolgante), não vi o filme, mas essa crítica no New Yorker matou a pau. Um trecho:

Quanto ao outro assunto, acho que dá para perceber pelo meu avatar que não levo isso muito a sério, e discutir com quem quer por que quer acreditar em conto de fadas é dar murro em parede. Sugiro que quem se interessar assista o documentário Root of All Evil do Richard Dawkins (evolucionista renomado).

Eu já me dei o trabalho de ler(a Bíblia e os seus links postados).
Não há nada neles que possam provar alguma coisa, ou torná-la algo irrefutável. :wink:
Para mim a bíblia continua sendo aquilo que sempre foi desde que foi “compilada”.É um livro de temática religiosa, usado como instrumento político de doutrinação e dominação.Porque não por todos os evangelhos possíveis e deixar que cada um interprete da forma que mais lhe convir???

Para o pessoal que gosta do Código Da Vinci, deveriam ler “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada”, um livro bem mais completo e sério do que esse.