O Código da Vinci - o filme

[quote=Ironlynx]Para o pessoal que gosta do Código Da Vinci, deveriam ler “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada”, um livro bem mais completo e sério do que esse.
[/quote]

Ou ‘O pêndulo de Foucault’ de Umberto Ecco. A mesma temática de conspiração mas em literatura de verdade.

Eu já li o Pêndulo de Foucault, é muito bom. Outro livro que eu sugiro que leiam, apesar de fugir dessa temática de conspiração, é O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago. Está no meu top 3, junto com O Nome da Rosa, de Umberto Eco e Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. O Evangelho Segundo Jesus Cristo deu a José Saramago o nobel de literatura em 1998. O livro é brilhante.

Uma história interessante é que na época do lançamento do livro, Saramago passou a ser bastante hostilizado publicamente pela igreja católica e pela sociedade portuguesa. Ele recebeu um convite (não formal) para se retirar de Portugal e, por pressão do governo português, Saramago não foi indicado no mesmo ano do lançamento do Evangelho ao Nobel. Agora vejam como o mundo dá voltas: Saramago se tornou “persona non grata” em seu país e, em troca, presenteou Portugal com o único Nobel de Literatura que um país de língua portuguesa já recebeu.

José Saramago é o cara! :smiley:

Bom, eu não acho que a Bíblia seja um livro de auto ajuda, e pra mim um livro como Código da Vinci não agrega valor algum.

Não sei pq tanta polêmica em cima de um livro que cita fatos que a bíblia não se deu ao trabalho de citar. Eu parto da idéia de que, se não tá na bíblia, não me interessa!

[quote=Ticianne]Entao sugiro que antes de rotular a biblia como um livro de auto ajuda que nunca leram ou lerao, deem uma olhada nos argumentos dos links acima postados.

Sao cinco minutos. [/quote]

Bom, em nenhum momento disse que não havia lido a Bíblia. Eu já peguei sim a Bíblia e comecei a ler. Comecei pelo Velho Testamento, Gênesis. Li quase metade…mas não dava.
Continuo com a minha opinião, é um livro interessante porém pra mim não tem valor/significado nenhum.

Como o Daniel disse acima e eu também já, existem várias razões pra se acreditar nas coisas…tudo depende da maneira que você as olha =)

Porque, repetindo a mensagem, há quem considere ambos apenas ficção. E provavelmente também não entendam tanta polêmica sobre um livro histórico escrito há alguns milhares de anos. Aliás, a bíblia não citou tudo sobre todos os assuntos.

Sugiro um pouco de literatura também, tem bastante coisa interessante por aí…
Eu particularmente não gostei do livro, achei meio que uma mistura de Paulo Coelho com Sherlock Holmes, mas pretendo assistir o filme, mas só quando sair em DVD.

a Biblia pode ter varios fatos historicos, mas eles estao misturados com crenca popular, tecnicamente falando uma das poucas evidencias historicas legitimas na Biblia eh a existencia de um “Rei dos Judeus” que aparece em documentos Romanos datados da epoca que se diz que cristo viveu.

Eu particularmente sou um desses que o Rafael Nunes citou que consideram a Biblia e o Codigo da Vinci como ficcao… mas nao quero causar confusao, soh estou comentando…

O Codigo da Vinci eh um livro bem mais empolgante e conciso que a Biblia, isso sim… hehe

PS: Pra finalizar, estava eu procurando alguma coisa sobre religiao, nao sei pq e acabei me deparando com uma coisa interessante…
The Fate of the Unlearned: Para a Igreja Catolica, para ir pro Ceu, a pessoa precisa, no minimo, acreditar em Deus e tal, para um Ateu ele tah ferrado, mas, agora, vejam soh, o que acontece com as milhares de criancas que morrem de fome na Africa e que nao tiveram tempo e nem conhecimento para aprender sobre Deus, as coitadas vao pro inferno ou pro ceu? eis a pergunta, tecnicamente, vao pro Inferno… que Deus bonzinho esse, nao?

Acredito que ambos os livros - bíblia e o código, devem ser analisados no contexto que foram escritos.

Como a bíblia foi escrita? Baseada em quais documentos, quem escreveu, qual interesse em escrevê-los, havia alguma entidade por trás ? Traria algum benefício à alguma insituição diretamente ?

Opinião pessoal, penso que há muito interrresse por trás da bíblia. Muitos etudiosos indagam sobre manipulação de informação pelo cristianismo.

Nunca seria cristão, pois historicamente acredito que eles mais prejudicaram do que ajudaram, basta acompanhar a história e não precisa ir muito longe - no episódeo do nazismo, como o Vaticano se posicionou.

Há pessoas ilustres na igreja, que acreditam e fazem o bem de coração, assim como na igreja evangélica. Mas é inegável que a instituição possui interesses de perpetuação de poder, manipulação e finaceira.

Sendo assim, não tem lógica (nós programadores sabemos melhor que ninguém), acreditar em algo que pode ser manipulado conforme interesses externos.

O Livro é uma história e o David Brown contou uma história e pronto. Ele não tem nenhuma obrigação em ser o fudidão, fazer algo realmente plausível.

Ele fez um livro populista, para a massa e agradou. Só isso … assim como Coelhinho, ele encontrou uma fórmula, estava na busca de tal em outras obras e nesse conseguiu encontrar.

Se o livro fosse tão ruim, não tinha vendido 25 milhões. Para os puristas literários, pode ser uma merda, mas ao meu ver é entretenimento, para vc passar às noites e curtir uma história.

Pronto, cumpre seu papel.

PS: O filme é massante, fraquinho, e o que é aquele cabelinho do Tom Hanks … rss
:slight_smile:

Otimo ponto. A hermeneutica (disciplina de interpretacao de textos) tem esse principio como um de seus pilares.

A opiniao que a maioria das pessoas parece ter baseia-se na Igreja Catolica de hoje ou em sua historia recente. Mas se alguem olhar bem o contexto social na epoca em que a Biblia foi escrita, vera que essa “manipulacao” nao faz muitos sentido, humanamente falando. Naquele momento nao havia uma instituicao a ser defendida, nao haviam interesses de poderosos sendo colocado acima da maioria. Pelo contrario. Havia um pequeno grupo de homens que acreditavam firmemente nos ensinamentos que eles receberam. E que tiveram que ir as ultimas consequencias por isso - praticamente todos foram assassinados na epoca.

Uma instituicao poderosa e misturada ao Estado surgiu somente tres seculos depois. O resto eh historia.

O cristianismo verdadeiro, “de raiz” digamos assim, nao teria porque prejudicar. Justamente por isso os protestantes pioneiros “reformaram” a teologia da epoca, voltando ao cristianismo original, pregando a separacao entre Igreja e Estado (que ironia), liberdade intelectual, liberdade religiosa, etc.

Os EUA foram colonizados sob estes principios. A civilizacao ocidental foi estabelecida nesses principios. Basta ver como esta o Oriente Medio muculmano hoje, em relacao ao ocidente.

Resumindo: nao vejo o cristianismo como um problema.

O que acaba confundindo nessas discussoes eh que as pessoas tendem muito a misturar:

Deus (como cristao parto do pressuposto que ele existe) != crencas != instituicoes != pessoas

Sobre esses questionamentos (autenticidade dos manuscritos biblicos, provas historicas de fatos biblicos, etc) recomendo aos interessados as obras de Josh MacDowell, como “Evidência que Exige um Veredicto”.

Marcio Kuchma

Primeiramente sou CATÓLICO e hj acho que nem coicidência foi… mas uma revelação!

Minha mãe estava lendo o trecho da bíblia que dizia que JESUS era avô em um livro da bíblia(ela abriu e caiu no tema) e em seguida ela abriu o 2º CADERNO dum jornal local data hoje(07/06)… e lá estava escrito por um colunista “JESUS CRISTO era avô”

Percebi, que a biblia(NOVO TESTAMENTO) tem carater de mostrar os trabalhos de JESUS CRISTO e não sua vida particular.

Interessante? Mais questões… e outros objetivos!

Assisti ao filme hoje e… quase dormi. Historia batida, pouca ação, solução meio mcgyver de alguns problemas e trilha sonora fora de rumo em algumas partes. Enfim, não faria falta se eu não tivesse assistido.

valeuz…

Sem querer desmerecer a possivel revelacao que sua mae teve, mas voce poderia por favor apenas indicar essa referencia biblica impar? Pois apos aproximadamente 2000 anos de estudos teologicos essa hipotese (Jesus foi avo) nao faz parte da ortodoxia crista. Se achar off-topic demais contacte-me via PM mesmo.

Marcio Kuchma

Marcio,

Lembre-se que a Igreja Católica deteve todos os livros ocidentais durante toda a idade média e que os monges copistas eram os responsáveis pela reprodução da Biblia. Já se sabe que grande parte das ornamentações contidas na Bíblia foram feitas por eles. Agora o qto ela foi manipulada em favor da Igreja Católica ainda não se sabe.

Na verdade, segundo a Igreja, as crianças não batizadas iriam para o Limbo:

fonte: Wikipedia

Na Divina Comédia de Dante, o Limbo seria o primeiro círculo do Inferno.

Grato,

Lucas,

Quem disse que Deus é bom? Concordo com vc qto as crinças que morrem antes do batismo, porém a figura de um Deus bonzinho foi criada dentro das crenças Católicas que humanizaram Deus, dando a ele atributos dos homens.

Por isso a maioria das pessoas preferem ler o Novo Testamento onde Deus tem caracteristicas humanas como a bondade. No Antigo Testamento que veio de textos judaicos e para o próprio povo judeu, Deus é justo, o que assusta muita gente.

Pra algo ou alguem ser ‘bom’, precisa existir primeiro. Ate hoje, ninguem conseguiu provar que deus existe, logo a gente ta discutindo algo sem pe nem cabeca :wink:

Pra algo ou alguem ser ‘bom’, precisa existir primeiro. Ate hoje, ninguem conseguiu provar que deus existe, logo a gente ta discutindo algo sem pe nem cabeca ;)[/quote]

:slight_smile:

Parti do ponto de vista que se acredita na Bíblia. Para quem é ateu, bem, esse ponto de vista não pode nem ser levado em consideração.

Quem te disse que nós existimos?

Pra algo ou alguem ser ‘bom’, precisa existir primeiro. Ate hoje, ninguem conseguiu provar que deus existe, logo a gente ta discutindo algo sem pe nem cabeca ;)[/quote]

Um bom ponto pra refletir…

Parece ser realista essa ideia de que a Igreja Catolica alterou a Biblia para se favorecer, mas se pensarmos um pouco, isso tende a ser inverossimil:

A versao atual da Biblia, como a conhecemos, nao foi apenas traduzida, traduzida e traduzida, indefinidamente (o que daria margem a essas fraudes). Existem manuscritos historicamente confiaveis sobre o conteudo atual da Biblia, de pre-catolicismo ainda. Caso isso tivesse ocorrido, academicos e pesquisadores dos nossos dias (ou antes logico) poderiam facilmente apontar esses “erros”. Inclusive ha uma discussao sobre as comunidades em que os manuscritos foram originalmente reproduzidos, dando-se prioridade a manuscritos de Igrejas da Asia Menor sobre aqueles que circulavam no Egito, em copta, ou algo assim.

E mesmo considerando que isso acontecesse, porque entao a Igreja Catolica nao aproveitou e ja acomodou todos os seus “dogmas” na Biblia? Seria muito mais interessante do que tentar justificar suas praticas com malabarismos teologicos, como os academicos catolicos precisam fazer atualmente. :slight_smile:

Mas acho que isso ja esta off-topic demais. Na verdade o que eu gostaria de mencionar eh que essas teorias da conspiracao, que volta e meia aparecem por ai, nao se sustentam. Se alguem se deu ao trabalho de conhecer e entender o cristianismo original e pensa que ele esta errado, que nao tem nada a ver, nao acredita em Deus, ou ainda prefere participar da religiao “Star Trek” (parece que esse grupo tem crescido nos ultimso censos :)), tudo bem. Mas do contrario algumas suposicoes e opinioes particulares poderiam confundir pessoas desavisadas (sabe - aquele tipo de FUD que detestamos). Apenas por isso me manifestei - afinal esse tipo de discussao num forum como esse tende a sair do nada e chegar em lugar nenhum.

Marcio Kuchma

Parece ser realista essa ideia de que a Igreja Catolica alterou a Biblia para se favorecer, mas se pensarmos um pouco, isso tende a ser inverossimil:

A versao atual da Biblia, como a conhecemos, nao foi apenas traduzida, traduzida e traduzida, indefinidamente (o que daria margem a essas fraudes). Existem manuscritos historicamente confiaveis sobre o conteudo atual da Biblia, de pre-catolicismo ainda. Caso isso tivesse ocorrido, academicos e pesquisadores dos nossos dias (ou antes logico) poderiam facilmente apontar esses “erros”. Inclusive ha uma discussao sobre as comunidades em que os manuscritos foram originalmente reproduzidos, dando-se prioridade a manuscritos de Igrejas da Asia Menor sobre aqueles que circulavam no Egito, em copta, ou algo assim.

E mesmo considerando que isso acontecesse, porque entao a Igreja Catolica nao aproveitou e ja acomodou todos os seus “dogmas” na Biblia? Seria muito mais interessante do que tentar justificar suas praticas com malabarismos teologicos, como os academicos catolicos precisam fazer atualmente. :slight_smile:

Mas acho que isso ja esta off-topic demais. Na verdade o que eu gostaria de mencionar eh que essas teorias da conspiracao, que volta e meia aparecem por ai, nao se sustentam. Se alguem se deu ao trabalho de conhecer e entender o cristianismo original e pensa que ele esta errado, que nao tem nada a ver, nao acredita em Deus, ou ainda prefere participar da religiao “Star Trek” (parece que esse grupo tem crescido nos ultimso censos :)), tudo bem. Mas do contrario algumas suposicoes e opinioes particulares poderiam confundir pessoas desavisadas (sabe - aquele tipo de FUD que detestamos). Apenas por isso me manifestei - afinal esse tipo de discussao num forum como esse tende a sair do nada e chegar em lugar nenhum.

Marcio Kuchma[/quote]

Só uma questão, a igreja católica abre esses documentos à pesquisadores ?