Bom Dia, tenho uma grande dúvida, queria saber se o curso técnico em desenvolvimento de Sistemas e bem aceito no
mercado de trabalho, ou se tem um certo preconceito com esses técnologos?
By!
Olá
Só uma questão. curso técnico é uma coisa, curso superior com grau de tecnólogo é outra bem diferente.
Se o que estiveres te referindo for o Tecnólogo em Desenv. de Sistemas, eu não acho que tenha preconceito, é um curso superior de curta duração. É possível fazer pós-graduação com ele também. Talvez tu encontres problema em alguns editais de concursos públicos, mas acho que isso é bem difícil.
Minha namorada é faz superior em tecnologia no IFSC (a.k.a. ‘antigo CEFET’), e as empresas mandam até as vagas de estágio e emprego PRIMEIRO pra alunos da UFSC e outras universidades. O que ‘sobra’, mandam pro tecnólogo.
Rola um certo preconceito sim… pelo menos aqui em Floripa, rola.
É, eu li na pressa e troquei tudo. Mas aqui tem preconceito pra tudo, técnologo e técnico, então não faz diferença hehehehe
Veronicaa e curso tecnico em desenvolvimento de Sistemas mesmo!!
Eu to fazendo o técnico ja estou estudando Java, mas tipo as oportunidades aqui em brasilia
de tecnologos sempre exigiam um curso superior daí fiquei um pouco preocupado enquanto a isso!!
Aqui em são paulo o curso técnico é bem aceito sim, porem são perfis diferentes, é mais facil vc arrumar um emprego sendo tecnico do que tendo só a faculdade.
eu fiz tecnicno e depois fiz a faculdade sempre estive empregado, em contrapartida muitos dos meus colegas de faculdade terminaram a faculdade e não conseguiram entrar na área, para começar eu recomendo fazer um tecnico, não é perca de tempo, pelo contrário, vc ganha tempo porque consegue entrar na área mais rápido.
a contratação normalmente não conta só o estudo também conta a esperiencia, mas para cursos tecnicos o contratante sabe que irá ter um trabalho diferenciado com este funcionário por isso não exige muita experiencia.
o que vc não pode fazer é ficar somente com o tecnico, depois do tecnico , com certeza vc já estará trabalhando faça uma faculdade.
Abraço
Apesar de eu achar que esse preconceito realmente exista, a vantagem do tecnólogo é que tem uma formação mais rápida e direcionada, ou seja, você aprende o que realmente interessa para começar a trabalhar, e algumas empresas gostam disso. Eu acho que a escolha entre tecnólogo e bacharelado deve ser feita de acordo com o que você pretende para sua carreira. A faculdade de bacharelado em Ciência da Computação eu considero um curso para quem quer seguir uma carreira voltada a projetos mais científicos, de pesquisa. Se você quer seguir uma carreira que visa mais projetos comerciais, projetos pra web, etc., o curso de tecnólogo lhe cairá bem.
Outra coisa, se você não tiver experiência em TI, ainda não trabalhar na área, o curso de Ciência da Computação pode ser bastante massante e lhe tirar um pouco de interesse da área por ser um curso com bastante teoria e pouca coisa realmente prática. Vejo isso no meu curso, se eu já não trabalhasse e não gostasse de TI teria abandonado o curso e procurado outra área.
Ops, não tinha lido que é curso técnico, e não tecnólogo…
Bom, curso técnico é ótimo para você começar na área (se você ainda não começou a trabalhar), lhe dá uma base boa para depois procurar cursos mais direcionados a alguma área específica.
FOi o que eu tava pensando, qdo terminar o curso técnico partir pra faculdade!
Mas ate agora eu nao achei nenhum estagio ou emprego! por isso a minha preocupação enquanto ao curso técnico!
VLW!!
Acho que a única diferença é que tecnólogo, você não poderá fazer um mestrado pois não é bacharelado…
Enfim, se fosse você faria direto uma faculdade, de preferencia em Ciencias da Computação.
Você não aprende a programar especificamente, engloba tudo um pouco, mas trata todo assunto que envolve nossa área.
Para programar apenas, faz cursos especificos que vc já tá dentro do mercado!
Abraços
Wanderson
Eu fiz curso técnico e foi super util, mas não da para parar nele, é bom fazer uma faculdade.
Eu fiz o técnico e logo depois já comecei a facul, enquanto eu consegui emprego bem rápido meus colegas de sala apanharam bastante.
Acredito que o preconceito é de acordo com a região!
Aqui em são paulo não rola esse tipo de preconceito caso vc seja um desenvolvedor, principalmente quando se fala de consultorias conheço diversos desenvolvedores Senior’s que não tem faculdade.
As vezes quando é uma empresa multinacional que tem aqueles programas de plano de carreira até rola uma diferença…
Eu fiz técnico há muitos anos atrás e foi como consegui meu primeiro estágio, não acho que a pessoa ter superior ou algo assim seja um diferencial, aqui no GUJ mesmo tem pessoas que tem superior e sao conhecidos e tal e tem pessoas que nao tem superior e sao tao conhecidos quanto. (conhecidos = pela capacidade técnica). No blog do GC gc.blog.br tem um post bem legal sobre isso.
sem contar os que se formaram comigo numa “faculdade conceito A” e mal sabem ligar um computador, passaram porque colaram. Resumindo, eu fiz o técnico e achei ótimo por ter sido a minha porta de entrada no mercado de trabalho, vale apenas verificar a qualidade do curso.
O mais importante é o conhecimento que você tem em Java, não os cursos ou faculdades que você tenha no cv.
"
Então eu creio que estou indo pelo caminho certo!
:lol:
experiência própria:
embora alguns tolos tenham proconceito de tecnologo e técnico, é exatamente o curso de técnico que me falta no curriculo. Se eu tivesse um curso técnico com certeza já teria alguma experiêcia agora que estou terminando a graduação em comp. científica. Acho que em qualquer área, seja engenharia, adminstração, contabilidade etc etc etc, o respectivo curso técnico faz uma enorme diferença para o profissional, pois este já entra na graduação sabendo em que terreno está pisando. Também existe a parte prática que na universidade não é tão explorada, e no final das contas faz uma falta danada para o profissional recém graduado.
Tem também a vantagem de saber exatamente o que se quer fazer de curso superior. Se você não gostou do técnico (curta duração) não vai encarar um curso superior que vai se arrempender cinco anos depois. Foi o que aconteceu comigo, fiz tec mecânica, não gostei. Imagine se tivesse ido direto para engenharia mec. desastre na certa. Sai do tec, reavaliei minhas escolhas pra facu e mudei de rumo a tempo.
Tecnologo é a mesma m q bacharel.
Acho que a grande diferença está na remuneração. Um funcionário de uma empresa que possua apenas um curso técnico tem uma remuneração em torno de R$ 1.500,00, enquanto um funcionário de uma empresa y que possua nível suberior tem um salario em média de R$ 2.000,00 para cima.
ainda tem gente aqui no GUJ que acredita que simplesmente ter curso superior eh questao de ganhar melhor do que alguem que nao tem?!