O fato da Caelum ter desistido de tentar formar turma de curso da linguagem Ruby significa que a linguagem Ruby está caindo em desuso?

Olá!

Eu encontrei este link de uma apostila da Caelum que ensina programar na linguagem Ruby, mas a Caelum não continua tendo curso da linguagem Ruby: https://www.caelum.com.br/apostila-ruby-on-rails/offline/

Porque a Caelum desistiu de tentar formar turma de curso da linguagem Ruby?

O fato da Caelum ter desistido de tentar formar turma de curso da linguagem Ruby significa que a linguagem Ruby está caindo em desuso?

Na minha opinião, no Brasil é que talvez não esteja tão em alta no momento (se comparado com outras linguagens), mas acredito que lah na civilização é bastante utilizado.

Considerando a popularidade da Caelum é muito pertinente o seu questionamento. Talvez a Caelum esteja levando em conta o retorno efetivo ao investir em determinada linguagem, Ruby não tá em decadência mas também não está num momento de ascensão mundialmente. Muitas aplicações são baseadas em Ruby, populares inclusive, como o streaming de música SoundCloud por exemplo.

Segundo o ranking PopularitY of Programming Language, Ruby perdeu pontos em popularidade mas ainda tá no 15o lugar no mundo. Considerando que temos 245 linguagens “oficiais”, estar no top 20 significa muita coisa.

No Brasil, o rank mundial influência mas não define e é evidente(quem tiver fonte disso fica à vontade pra trazer) que temos uma ascensão extraordinária de adoção do JavaScript. Tratando-se de uma EdTech como o grupo da Caelum, pensando na sobrevivência da companhia, faz sentido investir no que traz mais retorno.

Referências:

3 curtidas