O futuro da tecnologia

25 respostas
S

Recentemente eu estava pensando, ora mas Java não é só fazer estes sistemas chatos para web que salvam em um banco de dados relacional e pronto.

Java é uma plataforma de muito futuro ainda, para quem pensa que já se esgotaram as possibilidades, duas delas eu já vejo uma boa chance de crescimento:

1. Jogos em 3D: novas apis java para 3d estão melhores e tem a vantagem da multiplataforma. Tio Bill vai arrancar os cabelos quando ver que muitos jogos irão funcionar tanto no Linux quanto no Windows e sem port!

2. TV Digital: sistemas em java tv serão o futuro se a tecnologia pegar por aqui. Pode até demorar, mas quem tem grana é quem move o mercado de ti certo? Se o povão não está incluido digitalmente não é problema meu, mas o fato é, isso vai gerar uma grana muito boa, talvez tanto quanto na internet hoje.

É isso aí, abri o tópico para essas especulações.
Flw

25 Respostas

fsquadro

spark,

Eu pessoalmente acredito mais na evolução e fortalecimento do Java, para a área móvel (J2ME) do que para jogos. Eu não acompanho muito de perto essa área, porém pelo que leio, vejo que o Java ainda está um pouco atrás, no que se refere a parte de Games.
Posso estar errado (tomara que sim). :slight_smile:

Quando a TV Digital, acredito também que possa ser um ótimo nicho de mercado, para nós desenvolvedores Java.

Rodrigo_Vieira_Pinto

Já imaginaram se a gente pudesse programar para televisão da mesma forma que se programa pra celulares hj em dia?

Pelo que eu sei, da forma como está hj, os softwares para TV digital já virão embutidos no próprio televisor.

Bom, acho que ai é outra história… :wink:

ViniGodoy

Na verdade, o java ainda está muito atrás no que diz respeito a games. Não estou falando aqui de jogos pequenos, como os vistos em flash, em applet ou em celulares, mas o mercado de jogos 3D de prateleira ou dos grandes MMORPGs.

A parte 3D é realmente muito mais lenta do que o DirectX e o OpenGL, que também estão em constante evolução. Além disso, nenhum video-game suporta hoje o padrão java 3d, e nem pretende suportar. O grande apelo dos video-games é o fato de cada um ter seu hardware exclusivo, com funções diferentes e pontos fortes (e fracos diferentes). Homogeneizar tudo numa VM não é interesse dessa indústria, e nem ter jogos em múltiplas plataformas. Aliás, longe disso.

O java também tem o grande inconveniente se ter um acesso difícil ao hardware, sendo você obrigado a recorrer a JNI. O que dificulta, mesmo em jogos para PC, no suporte ao último joystick, por exemplo.

Finalmente, uma aplicação java é muito menos otimizável do que uma C/C++. Vale lembrar que jogos são o tipo de sistema em que o investimento em otimização é enorme. Embora o Java tenha apresentado performance cada vez melhor, vale lembrar que os benchmarks geralmente são realizados levando-se em consideração o desenvolvimento de sistemas normais, e não de sistemas super otimizados.

Quanto ao uso de java fora da web. Aqui onde eu trabalho os sistemas são desktop. Com o java programamos um executor de testes, que roda scripts groovy sequencialmente e em paralelo, que comunicam-se (através de bibliotecas java) com um servidor (feito em C) que controla um hardware para testar centrais telefônicas. Outro software que também produzimos comunica-se diretamente com o software de testes das centrais (via Serial, SSH, GBIB, ou um protocolo de rede específido, dependendo do hardware sob teste) para verificar se a produção dela está correta.

P

Bom, já que a especulação é o forte do tópico, eu concordo com o Vinícius que para jogos o JAVA é meio pesado, mas acredito que a alta flexibilidade da linguagem vai ainda nos mostrar mtas possibilidades para empregarmos seu uso, existem diversas novas tendências que estão pra explodir no mercado (assim como esxplodiram os celulares).
Acredito que vem pela frente ainda mtíssimos anos de desenvolvimento em java, visto que conseguimos colocar pra funcionar os programas em “qualquer lugar que tenha uma JVM”.
E Spark sou obrigado a te dizer que o JAVA mesmo hj em dia é mto mais do que “…estes sistemas chatos para web que salvam em um banco de dados relacional e pronto…” desculpe, mas a fantástica biblioteca de classes que existe em java permite vc sair desse seu “mundinho” de Inclui, Altera, Consulta e Exlcui. ^^
AAAh, só pra aproveitar… mas nao querendo cutucar, acho que nada mais no mundo pode fazer o titio Bill Gate$ arrancar os cabelos…ehehe

Abraços…

L

Saindo só um pouquinho do contexto… eu andei pensando aqui sobre as novas linguagens, como ruby e python… será que algumas delas um dia vai ameaçar o Java? Será que a “modinha” de java acaba como acabou a de VB e Delphi de um dia?

Luiz_Aguiar

Eu acredito e aposto muito no Java ME, mesmo hj ainda sendo muito chato se desenvolver com ele, espero ainda uma boa alavancada nesse mervado, tanto pra celular/smart/pda como para TV.

Luiz_Aguiar

leandroqbs:
como acabou a de VB e Delphi de um dia?
Só ´ra constar, HJ a maioria dos desenvolvedores Delphi e VB ganham muito mais que os desenvolvedores Java, exatamente pq ainda se tem muuuuita coisa desenvolvida nessas plataformas e que não serão migradas tão cedo.

Eu vejo um ambiente “ruim” pro Java apenas pra desenvolvimento web, onde essas “novas” linguagens muito mais dinâmicas e “rápidas” de se desenvolver podem pegar certos nichos de mercado.

L

Luiz Aguiar:
leandroqbs:
Só ´ra constar, HJ a maioria dos desenvolvedores Delphi e VB ganham muito mais que os desenvolvedores Java, exatamente pq ainda se tem muuuuita coisa desenvolvida nessas plataformas e que não serão migradas tão cedo.

Eu vejo um ambiente “ruim” pro Java apenas pra desenvolvimento web, onde essas “novas” linguagens muito mais dinâmicas e “rápidas” de se desenvolver podem pegar certos nichos de mercado.

Isso acontece tbm com Cobol, ngm desenvolve mais nada em cobol… só mantém…

mas o maior campo de trabalho é e vai continuar sendo para aplicações WEB. Agora só não sei se continua com Java…

S

Realmente eu concordo com vocês sob o ponto de vista de exigir mais máquina para rodar os jogos. Mas por exemplo o Tribal Trbouble, (http://tribaltrouble.com/) me pareceu um jogo simples comparado aos atuais mas muito interessante e que agrada a muita gente fã de um jogo estilo “for fun”. Sem falar também que o fato de ser multiplataforma é muito legal.

Outra coisa que levo em consideração, é que o hardware sempre avança mais rápido e muito mais rápido que o software. Hoje vemos surgir processadores mais rápidos, memórias mais eficientes e etc. Isso tudo poderá mudar no futuro em favor da plataforma Java.

Leozin

bah será que tá assim?

programador delphi não tira mais do que 3k por mes, vb menos ainda, a não ser que seja “macaco velho” do Itaú e outras grandes empresas que tem sistemas grandes feitos em vebê, mas tirando isso, são pouquíssimos programadores vb e delphi que tiram mais do que os de java (apesar que a tendência é a cada dia o desenvolvedor java ser desvalorizado principalmente pela explosão da tecnologia e todo mundo querer aprender)

T

ViniGodoy:
Na verdade, o java ainda está muito atrás no que diz respeito a games. Não estou falando aqui de jogos pequenos, como os vistos em flash, em applet ou em celulares, mas o mercado de jogos 3D de prateleira ou dos grandes MMORPGs.

A parte 3D é realmente muito mais lenta do que o DirectX e o OpenGL, que também estão em constante evolução. Além disso, nenhum video-game suporta hoje o padrão java 3d, e nem pretende suportar. O grande apelo dos video-games é o fato de cada um ter seu hardware exclusivo, com funções diferentes e pontos fortes (e fracos diferentes). Homogeneizar tudo numa VM não é interesse dessa indústria, e nem ter jogos em múltiplas plataformas. Aliás, longe disso.

O java também tem o grande inconveniente se ter um acesso difícil ao hardware, sendo você obrigado a recorrer a JNI. O que dificulta, mesmo em jogos para PC, no suporte ao último joystick, por exemplo.

Finalmente, uma aplicação java é muito menos otimizável do que uma C/C++. Vale lembrar que jogos são o tipo de sistema em que o investimento em otimização é enorme. Embora o Java tenha apresentado performance cada vez melhor, vale lembrar que os benchmarks geralmente são realizados levando-se em consideração o desenvolvimento de sistemas normais, e não de sistemas super otimizados.

Quanto ao uso de java fora da web. Aqui onde eu trabalho os sistemas são desktop. Com o java programamos um executor de testes, que roda scripts groovy sequencialmente e em paralelo, que comunicam-se (através de bibliotecas java) com um servidor (feito em C) que controla um hardware para testar centrais telefônicas. Outro software que também produzimos comunica-se diretamente com o software de testes das centrais (via Serial, SSH, GBIB, ou um protocolo de rede específido, dependendo do hardware sob teste) para verificar se a produção dela está correta.

Bom cara quanto aos jogos, hj ainda estamos muito distantes de ter “killer games” (que são aqueles jogos do tipo Half Life, por exemplo, que tem extrema aceitação pelo mercado) em java puro. O q ocorre muito na indústria de games (PC) é uma mescla de java com outras tecnologias. Mas ainda não java puro…

T

Luiz Aguiar:
leandroqbs:

Concordo quando vc se refere a um ambiente para java na web ruim, frente às outras linguagens, tipo ruby, ou phyton. Acredito que em termos de LINGUAGEM talvez, a julgar por exemplo pela “verbosidade” da linguagem java, mas em termos de PLATAFORMA, acho muito difícil… Ainda mais com groovy, groovy on grails e jruby… Acredito eu…

T

Neste post concordo muito com vc… Infelizmente infelizmente é complicado desenvolver em java pra mobile, frente ao .net, por exemplo. mas vejo muito futuro nisso ainda…

Luiz_Aguiar

De maneira geral não, mas tenho amigos de Delphi que ganham mais de 7k em carteira.

ViniGodoy

Embora essa justificativa do hardware valha para a maior parte das aplicações comerciais, não sei se é tão valida para killer games. Primeiro, os investimentos em performance no setor são muito altos, se o java tem overheads, seja ele em máquinas rápidas ou lentas, ele será notado nesse setor. Certamente um produtor que use C/C++ poderá aproveitar recursos de performance e memória para fazer um jogo melhor.

Em segundo lugar, como você mesmo falou, as evoluções de hardware são rápidas. Isso exige uma resposta rápida da linguagem em suporta-los. A menos que essa situação mude para o java, a resposta não é tão rápida assim.

Finalmente, tem o problema da industria de consoles não ter o menor interesse numa linguagem portável. Um dos fortes argumentos de vendas dessa indústria é ter jogos exclusivos, aproveitando recursos específicos de hardware.

L

Rodrigo Vieira Pinto:
Já imaginaram se a gente pudesse programar para televisão da mesma forma que se programa pra celulares hj em dia?

Pelo que eu sei, da forma como está hj, os softwares para TV digital já virão embutidos no próprio televisor.

Bom, acho que ai é outra história… :wink:

Mas o java foi lançado inicialmente para gerar vídeos sobre demanda. É que na época (1993), ninguém deu muita bola para isso não.

pcalcado

Essas linguagens não são novas e já estão tomando espaço de Java em nichos, como aplicações web e máquinas de regras, além do bom e velho desenvolvimento sobre UNIX que brasileiro simplesmente desconhece mas continua sendo uma das melhores plataformas existentes para se desenvolver.

A resposta de Java (e de .Net) é incorporar estas linguagens na sua plataforma.

casmeiron

Bom, creio que na área de jogos dificilmente java irá se tornar uma plataforma “muito utilizada”. Cada vez mais cresce o número de jogos onlines e a maioria deles precisam de um “rootkit” [aka GameGuard] para fazer a proteção dos jogos contra ataques no cliente, o que implica acesso diretamente ao sistema operacional para realizar hooks nas apis do windows. Dificilmente dá pra se fazer um jogo desse porte que rode em múltiplos SO’s.

O JNI ainda é muito enjoado para se trabalhar, dá um puta trabalho só para criar a camada de comunicação entre o JAVA e seus stuffs feitos em c++. Agora na área de Mobile, eu acredito que JAVA conquiste 80% do mercado de games, com as novas apis ficou muito mais fácil a criação de games.

Falando em aplicação Mobile, realmente o .NET está muito mais evoluido (em termos de ‘drag-n-drop?’) mas o JAVA ainda tem muito pontencial nessa área a ser explorado.

Finalmente, na área que eu mais gosto, para aplicações WEB creio que definitivamente o JAVA irá conquistar a cada dia o seu espaço, eu não acredito que .NET venha dominar, fala sério, eu acho aquilo muito ruim pra web.

Para Java Desktop, o java6 veio com coisas que me deixou muito feliz, scripting, acesso a funcionalidades restritas do SO (‘abrir um arquivo com o editor default para a extensão, vcs não sabem o quanto isso ajuda hahah’) entre outras coisas, muito legal, o swing ainda é um pouco chato mas nada como um jgoodies da vida para dar uma mão.

Não troquem de plataforma, JAVA ainda continua sendo a melhor escolha (para 80% das coisas), mas JOGOS Desktop é para c/c++ developers.

T

casmeiron:
Bom, creio que na área de jogos dificilmente java irá se tornar uma plataforma “muito utilizada”. Cada vez mais cresce o número de jogos onlines e a maioria deles precisam de um “rootkit” [aka GameGuard] para fazer a proteção dos jogos contra ataques no cliente, o que implica acesso diretamente ao sistema operacional para realizar hooks nas apis do windows. Dificilmente dá pra se fazer um jogo desse porte que rode em múltiplos SO’s.

O JNI ainda é muito enjoado para se trabalhar, dá um puta trabalho só para criar a camada de comunicação entre o JAVA e seus stuffs feitos em c++. Agora na área de Mobile, eu acredito que JAVA conquiste 80% do mercado de games, com as novas apis ficou muito mais fácil a criação de games.

Falando em aplicação Mobile, realmente o .NET está muito mais evoluido (em termos de ‘drag-n-drop?’) mas o JAVA ainda tem muito pontencial nessa área a ser explorado.

Finalmente, na área que eu mais gosto, para aplicações WEB creio que definitivamente o JAVA irá conquistar a cada dia o seu espaço, eu não acredito que .NET venha dominar, fala sério, eu acho aquilo muito ruim pra web.

Para Java Desktop, o java6 veio com coisas que me deixou muito feliz, scripting, acesso a funcionalidades restritas do SO (‘abrir um arquivo com o editor default para a extensão, vcs não sabem o quanto isso ajuda hahah’) entre outras coisas, muito legal, o swing ainda é um pouco chato mas nada como um jgoodies da vida para dar uma mão.

Não troquem de plataforma, JAVA ainda continua sendo a melhor escolha (para 80% das coisas), mas JOGOS Desktop é para c/c++ developers.

Cara, quanto a “.Net não dominar é relativo”. Clientes que trabalham com plataformas proprietárias tem a cultura de adotar para todas as tecnologias, produtod de um único fornecedor. Por exemplo banco SQLServer e VisualStudio… Esse tipo de cliente sempre vai existir… Outro exemplo mais comum ainda é o cliente que tem SGBD Oracle, e só por isso t obriga a usar outros produtos da mesma, tipo JDeveloper e ADF… Isso sempre vai existir… O fato que te apoia (e bem apoiado hehehe) é a quantidade de desenvolvedores .NET no país, q força a micro$oft a dar treinamentos de graça na tecnologia deles… O publico brasileiro tah mais ligado nas tendências tecnológicas ultimamente… e algumas das ferramentas mais interessantes para java, do tipo hibernate ou ant, por exemplo já são suportadas no .net… (isso é foda… rsrsrs). Resumindo… .Net não precisa dominar, precisa coexistir, e a micro$oft e a SUN já se tocam disso… Abraços

S

Embora essa justificativa do hardware valha para a maior parte das aplicações comerciais, não sei se é tão valida para killer games. Primeiro, os investimentos em performance no setor são muito altos, se o java tem overheads, seja ele em máquinas rápidas ou lentas, ele será notado nesse setor. Certamente um produtor que use C/C++ poderá aproveitar recursos de performance e memória para fazer um jogo melhor.

Em segundo lugar, como você mesmo falou, as evoluções de hardware são rápidas. Isso exige uma resposta rápida da linguagem em suporta-los. A menos que essa situação mude para o java, a resposta não é tão rápida assim.

Finalmente, tem o problema da industria de consoles não ter o menor interesse numa linguagem portável. Um dos fortes argumentos de vendas dessa indústria é ter jogos exclusivos, aproveitando recursos específicos de hardware.
Sem dúvida. A maioria dos jogos são desenvolvidos para usar a totalidade do hardware disponível. Forçando os gamers hardcore a comprarem melhor hardware.

G

Quanto a carga de processamento utilizada pela VM, acho que não é problema, pois assim como disse o spark, o hardware evolui muito rapidamente, e além disso a VM já está muito otimizada. Trabalho no desenvolvimento de jogos 3d em java, usando a api JME (Java Monkey Engine), necessitamos de computadores equivalentes ao P4, porém ganhamos muito em robustez. Ainda desenvolvemos em n camadas, o que aumenta a robustez porém diminui o desempenho. O que deve ser levado em consideração é que não importa o quanto menor seja o desempenho do java em relação ás outras linguagens, a galera logo compra pc + fudido pra jogar um jogo, se esse for mesmo massa. Quanto ao futuro dos sistemas java, eu aposto na tv digital como uma grande bolada. “A tv até vai dar pra assistir tv”.

W

Nova linguagem phython??? Primeira vez que eu programei em phython foi em 2001 e eu acabei de verificar que o primeiro release da linguagem foi em 91!! :smiley:

Realmente eu acho que o java ta um pouquinho longe demais para o desenvolvimento de “real games”, na verdade eu nem sei se um dia o java vai ser capaz de entrar nesse mercado.
Ja vi gente falando aqui no forum que java nao eh bom para aplicacoes desktop, nao eh a experiencia que eu tenho aqui na empresa, temos muitas aplicacoes desktop rodando perfeitamente, com boa performance, etc etc.
Eu acho que o Java vai viver muito tempo ainda, somente por um motivo, eh uma linguagem muito flexivel (praticamente tudo eh possivel com java), tem uma enorme comunidade de desenvolvedores, toda hora aparece novos frameworks, novas apis. Alem do mais tem muita coisa profissional e free em torno do java (ex. eclipse).

O .NET pode ate ser bom, tenho estudado muito c# e estou achando uma otima linguagem, mas vc nao ve ng querendo aprender isso se nao for pra trabalhar em alguma empresa, aqui no forum eh cheio de moleque de 18, 19 anos postando “EUUU QUERO APRENDERRR JAVA” e logo logo essa molecada estara no mercado com Java certified bla bla bla nao mao.
Isso nao acontece com a plataforma .NET.

Java vc baixa e usa, IDE ta na mao, kilos de informacao na net. O que nao acontece com .NET por exemplo.

//Daniel

E

Concordo com o windsofhell.
Java está exposto pra caramba na mídia, chega qualquer um e fala quero aprender java.
tem tudo free e milhares de paginas de documentação do mesmo, não sei se é a mesma coisa com .net, não gosto de linguagens pagas.

F

Minha opinião:
Jogos puros em Java ainda esta longe sim, ja existem engines muito legais de java puro que ja rodam jogos simples mas com uma boa qualidade, o problema é que o mercado já não aceita “boa qualidade” (vide a engine dos ultimos lançamentos como Crysis, COD4 e UT3).
Então pra jogos acho que Java não será um bom mercado Ja joguei um jogo muito bom chamado Chrome que é um mix de C/C++ e Java assim talvez o Java emplaque mas pure Java eu não acredito.

Java Desktop na minha opinião deverá ter um enfoque maior no futuro, pois as empresas não irão se preocupar em qual sistema eu terão que ter pra rodar seu software e sim se o seu software ja roda em na atual infra da empresa?

Java Fx na minha opinião não vai pegar, acho que nesse mercado de RIA a Adobe vai abocanhar legal, muitos já dizem que o futuro das aplicações atuais sera a migração para o RIA, mas não acredito numa dominação mundial dessa tecnologia.

Java para web so gosta quem conhece ja vi muitos ‘desenvolvedores’ que falam que nunca irão usar um JSP pois é muito lento (óbvia falta de conhecimento da tecnologia), e ainda existem muitos portais totalmente em JSP.

Não acredito que o Java tenha tanta força a ponto de no futuro “alterar” o hardware para ficar mais compativel com a liguaguem (como foi citado num post)

JMan

Programação Java para TV digital!!! Xlet!!!

http://java.sun.com/javame/reference/apis/jsr927/javax/tv/xlet/package-summary.html

http://java.sun.com/javame/reference/apis/jsr927/javax/tv/xlet/Xlet.html

Criado 14 de maio de 2007
Ultima resposta 14 de mai. de 2007
Respostas 25
Participantes 17