O futuro e as escolhas com Python

[quote]Python Parte I - O futuro e as escolhas com Python
SOBRE PYTHON

Python é uma linguagem que traz uma simplicidade indiscutível, ao mesmo tempo
em que, apesar de ser uma linguagem interpretada, é extremamente veloz. Foi criada por GuidoVanRossum

REVISÃO DE CONCEITOS

Python é uma linguagem simples, mas é construída em uma base teórica e técnica
muito complexa. Ela eleva a orientação a objetos, em alguns casos, ao extremo.

[/quote]

link

o que vcs acham?

Eu acho que ele pode até saber Python, mas não tem noção nenhuma do que esta falando quando compara Python com outras linguagens.

Concordo. :lol:

Alguém pode dizer como anda a adoção de Python no mercado brasileiro, sei que nos EUA é uma linguagem forte…

[]'s

Antes de começar a estudar Java eu aprendi o básico do básico de Python instigado por um pessoal aqui da faculdade que trabalha/estuda com ele. A sintaxe é bem simples e intuitiva e, realmente, pra quem nunca programou é facílimo sair fazendo programas simples com ela. Logo depois, comecei a estudar Java. Achei o caos, simplesmente minha produtividade havia caído horrores, eu já estava a ponto de começar a odiar o Java. Mas, após persistir alguns dias, parece que a “ficha caiu”. Passei a compreender o que pra mim era complexo e descobri que a minha ignorância na linguagem era o problema. Depois disso, percebi que boa parte das comparações Python x Java (favoráveis ao uso de Python), se resumiam em destacar a “enorme complexidade” do Java perante soluções supostamente simples de Python. A questão é que normalmente estes exemplos são programinhas pequenos, que sequer utilizam o paradigma OO e ficam mais “verbosos” em Java. Não que eu desmereça qualquer uma das linguagens, sequer tenho conhecimento para isso, mas uma boa parte destes comparativos são feitos por programadores iniciantes, que, na ignorância com a linguagem Java, acham incrível conseguir fazer um Hello World com apenas uma linha de código (em Python).

Fazer aplicações maiores e mais complexas, com certeza não é essa simplicidade toda que muitos comparativos Python apontam. O conhecimento na linguagem e das técnicas de programação que normalmente são empregadas nela passa a ser essencial também, e aí a pessoa acaba tendo uma “curva de aprendizado” grande também (se é que se pode falar algo assim).

Enfim, essa é a minha opinião,

Falou!

Já falei e continuo repetindo… Acho besteira esse negócio de Java X Python X Ruby X PHP…

Prefiro Java + Python + Ruby + PHP…

Viva, criei minha conta no Google App Engine!!! Agora tenho um bom motivo pra começar a estudar Pyhton!!! :smiley:

Foi por isso que eu comecei a estudar Python ha alguns meses, tenho gostado bastante da linguagem.
E uma das vantagens que eu vejo é que aprender Python é mais divertido que aprender Java…hehe

[quote=Rafael Nunes]
Foi por isso que eu comecei a estudar Python ha alguns meses, tenho gostado bastante da linguagem.
E uma das vantagens que eu vejo é que aprender Python é mais divertido que aprender Java…hehe[/quote]
Rafael,
Que livro vc está usando?
Eu comecei com os free: “Dive Into Python” do Mark Pilgrim e Thinking Python do Bruce Eickel
To gostando muito…

[quote=leofernandesmo]Rafael,
Que livro vc está usando?
Eu comecei com os free: “Dive Into Python” do Mark Pilgrim e Thinking Python do Bruce Eickel
To gostando muito…
[/quote]

Learning Python 3rd edition(Mark Lutz)

E estes links:

Trabalho com Java nesses últimos anos e digo a todos que mercado tem, mas a m~ao de obra esta se desvalorizando. Os projetos espalhados pelo Brasil que usam Java EE ou s~ao incêndios ou projetos engessados.
Python est’a crescendo inegavelmente.

O livro que recomendo e que estou usando eh Core Python Programming, Second Edition de Wesley J. Chun.