cerver:
Olá a todos!
Eu venho de um background grande em C++. Tenho 6 anos de experiência na linguagem.
Eu estou querendo aprender Java agora. Tenho estudado Android, estou gostando muito.
Mas gostaria de agregar também a parte de Java voltado pra web.
Nesse ponto, o que vocês utilizam? De que forma eu posso começar a aprender?
Obrigado
Bom dia cerver!
A experiência de 6 anos em outra linguagem de programação lhe será muito útil em Java, afinal, a questão é entender o conceito de OO e a sintaxe de Java, depois disso, é aplicar lógica e utilizar de suas API. Considerando sua experiência na área, não creio que terás grandes dificuldades.
Bom, sobre aprender Web, eu dou um conselho. Antes de mais nada, aprenda bem sobre os conceitos de OO e como aplica-los no Java, sua sintaxe, APIs “básicas” como Collections, IO, Threads, também vem Wrappers, StringBuffer, StringBuilder e etc. Depois de aprendido o básico disso, creio que possa partir para a Web.
É um conselho, pois por experiência própria, iniciei na Web e não foi tão simples ir direto na Web sem ter o básico do Java SE. Mas eu sou eu, não é?
Sobre Web, há muitas linhas de estudos, mas aconselho a estudar:
- Java Server Pages (JSP)
- Servlets
- Java Server Faces
Depois, pode partir para estudos como Enterprise Java Beans (EJB), CDI (Contexts and Dependency Injection) e Java Persistence API (JPA) e Data Acess Object (DAO).
Posteriormente, podes estudar frameworks como Richfaces, Icefaces, Primefaces e também alguns Container Web como Tomcat e/ou Jetty e até mesmo, servidor de aplicação, o JBoss.
O ideal é tentar ter um foco pois aprender tudo demanda absolutamente muito tempo e eu diria que é praticamente impossível. É importante que saiba profundamente sobre um framework, como Primefaces e JSF 2.0. Sobre os três itens iniciais que citei, aconselho a estuda-los, atualmente, é praticamente implementando utilizando-se alguma das três tecnologias ok?
Forte abraço amigo e sucesso em seus estudos.