O inicio

6 respostas
C

Olá a todos!

Eu venho de um background grande em C++. Tenho 6 anos de experiência na linguagem.
Eu estou querendo aprender Java agora. Tenho estudado Android, estou gostando muito.
Mas gostaria de agregar também a parte de Java voltado pra web.
Nesse ponto, o que vocês utilizam? De que forma eu posso começar a aprender?

Obrigado

6 Respostas

Andre_Rosa

cerver:
Olá a todos!

Eu venho de um background grande em C++. Tenho 6 anos de experiência na linguagem.
Eu estou querendo aprender Java agora. Tenho estudado Android, estou gostando muito.

Obrigado

Você quer começar com Java voltado à WEB e Android? Você pode começar preparando o seu ambiente. No caso da WEB, você pode seguir este artigo:
http://www.urubatan.com.br/ambiente-basico-para-desenvolvimento-javaweb-configuracao-eclipse/

Este artigo sobre Android também é bastante interessante:

Vale lembrar que no site do Android também há a área de desenvolvedores, que justamente possui um conteúdo muito útil:
http://developer.android.com/resources/index.html

nel

cerver:
Olá a todos!

Obrigado

Bom dia cerver!
A experiência de 6 anos em outra linguagem de programação lhe será muito útil em Java, afinal, a questão é entender o conceito de OO e a sintaxe de Java, depois disso, é aplicar lógica e utilizar de suas API. Considerando sua experiência na área, não creio que terás grandes dificuldades.
Bom, sobre aprender Web, eu dou um conselho. Antes de mais nada, aprenda bem sobre os conceitos de OO e como aplica-los no Java, sua sintaxe, APIs “básicas” como Collections, IO, Threads, também vem Wrappers, StringBuffer, StringBuilder e etc. Depois de aprendido o básico disso, creio que possa partir para a Web.

É um conselho, pois por experiência própria, iniciei na Web e não foi tão simples ir direto na Web sem ter o básico do Java SE. Mas eu sou eu, não é?
Sobre Web, há muitas linhas de estudos, mas aconselho a estudar:

• Java Server Pages (JSP)
  • Servlets
  • Java Server Faces

Depois, pode partir para estudos como Enterprise Java Beans (EJB), CDI (Contexts and Dependency Injection) e Java Persistence API (JPA) e Data Acess Object (DAO).
Posteriormente, podes estudar frameworks como Richfaces, Icefaces, Primefaces e também alguns Container Web como Tomcat e/ou Jetty e até mesmo, servidor de aplicação, o JBoss.

O ideal é tentar ter um foco pois aprender tudo demanda absolutamente muito tempo e eu diria que é praticamente impossível. É importante que saiba profundamente sobre um framework, como Primefaces e JSF 2.0. Sobre os três itens iniciais que citei, aconselho a estuda-los, atualmente, é praticamente implementando utilizando-se alguma das três tecnologias ok?

Forte abraço amigo e sucesso em seus estudos.

C

Então, eu já estou me dando muito bem com o android.
Meu Eclipse está configurado, brinco um pouco com o MOTODEV studio.
O que mais estou interessado mesmo é na parte de web.
OOP pra mim, é mais que tranquilo, o que pega mesmo é mais a linguagem.
Eu olhei um pouco a linguagem e vi que muitas coisas que preciava fazer em várias linhas de código, com ela faço embem menos.
Até estranho isso, por causa dessa simplicidade.
O JBoss eu tenho instalado na máquina. Fiz isso justamente pra começar meus estudos com web.
Bom, já que estamos falando dessas coisas, vcs me indicam sites e tutoriais? Eu prefiro em inglês, mas se tiverrem recursos realmente bons em português, também aceito.

Obrigado pelo apoio.

ViniGodoy

Como vc já tem background em C++, sugiro que dê uma olhada no livro Core Java. Ele é um livro bem direto, escrito para quem já programa, e tem dicas específicas para quem veio do C++. Ele cobre a sintaxe básica da linguagem e algumas APIs interessantes.

Quanto a literatura específica de web e Android, outros membros do fórum são mais indicados para te dar referências do que eu.

Daniel_Sousa1

A Caelum tem uma boa apostila sobre javaWeb.

C

Tem mais uma coisa que queria perguntar?
Eu gosto muito de praticar com exercícios e fazer desafios, vocês conhecem sites indicar?

Criado 11 de julho de 2011
Ultima resposta 12 de jul. de 2011
Respostas 6
Participantes 5