O java é falho no brasil!

Boa noite a todos,
Não me refiro lógicamente ao java, mas sim ao material (livros em português) que existem no Brasil.
São poucos e em sua totalidade incompletos.
Quem já leu TODO java como programar da Deitel, sabe que não há material suficiente para se programar java.
Há outros mais incompletos ainda do que esse.

Mas será que estou errado? Há livros em português que abrangem de forma completa ou complemental os assuntos de desktop?
Fora outros como jsp e dispositívos móveis.

Obrigado,

Cara que tal aprender inglês?

A maioria do material em qualquer linguagem de programação e disponibilizado antes em inglês, se vc for esperar sair em português vai sempre estar um passo atras.

Java não pode ser resumido em um único livro.
Tanto que existem 3 “tipos” de Java (Java SE, EE, ME)
As APIs do java são enormes (Algumas criticadas por seu tamanho), cada API do Java daria um livro.
Você não vai aprender JAva se baseando em único livro não.

o Como programar foco em ensinar a programar em Java, eles não vão abordar tudo não.

Nunca espere que um livro lhe ensine tudo, isso nunca vai acontecer.

E discordo da sua opnião

:slight_smile:

[quote=Rodrigo_Beltrao]Boa noite a todos,
Não me refiro lógicamente ao java, mas sim ao material (livros em português) que existem no Brasil.
São poucos e em sua totalidade incompletos.
Quem já leu TODO java como programar da Deitel, sabe que não há material suficiente para se programar java.
Há outros mais incompletos ainda do que esse.

Mas será que estou errado? Há livros em português que abrangem de forma completa ou complemental os assuntos de desktop?
Fora outros como jsp e dispositívos móveis.

Obrigado,[/quote]

Se for olhar dessa forma então qlq assunto relacionado a TI é falho no Brasil! Em qlq assunto que você queira se aprofundar mais, será inevitável ler
material em inglês. E com certeza isso não é só em TI. Acredito que com médico seja a mesma coisa, biológo e por aí vai…

[]'s

Na minha opinião Deitel nunca foi um bom livro.

Learning Java da O’Reilly é o livro.

A editora Campos tem ele traduzido.

Manda o link saoj, pois daqui que eu aprenda inglês que uma maneira que eu venha a ler sem grandes dificuldades vai demorar pra caramba.

Não há livros que recomendam?

abrs,

O livro do O’Reilly é o certo.

Só não vamos postar links por que isso seria pirataria.

Voce não quis dizer que o java é falha no Brasil. Apenas que não existe bom material em português. Voce vai ter que aprender inglês se quiser aprender mais, isso é fato.

[quote=saoj]
Na minha opinião Deitel nunca foi um bom livro.[/quote]

++

[quote=Rodrigo_Beltrao]Manda o link saoj, pois daqui que eu aprenda inglês que uma maneira que eu venha a ler sem grandes dificuldades vai demorar pra caramba.
[/quote]

Será? Acho mais fácil aprender inglês técnico que aprender direito a língua portuguesa.
Para aprender inglês técnico basta você se forçar a ler bastante livros técnicos em inglês.
Rapidamente você vai sair do estágio da “embromation” e da “enrolation” e vai realmente conseguir ler direitinho.

Se você tem acesso àqueles “pocket books” (aqueles livrinhos em papel-jornal em inglês, relativamente baratos, que se vendem em algumas livrarias e podem ser encontrados em sebos), escolha um romance do Sidney Sheldon; o inglês usado é muito simples e você não precisa ter um grande vocabulário.

[quote=thingol][quote=Rodrigo_Beltrao]Manda o link saoj, pois daqui que eu aprenda inglês que uma maneira que eu venha a ler sem grandes dificuldades vai demorar pra caramba.
[/quote]

Será? Acho mais fácil aprender inglês técnico que aprender direito a língua portuguesa.
Para aprender inglês técnico basta você se forçar a ler bastante livros técnicos em inglês.
Rapidamente você vai sair do estágio da “embromation” e da “enrolation” e vai realmente conseguir ler direitinho.

Se você tem acesso àqueles “pocket books” (aqueles livrinhos em papel-jornal em inglês, relativamente baratos, que se vendem em algumas livrarias e podem ser encontrados em sebos), escolha um romance do Sidney Sheldon; o inglês usado é muito simples e você não precisa ter um grande vocabulário.[/quote]

thingol,

o que você quer dizer com “o inglês usado é muito simples e você não precisa ter um grande vocabulário” ??? Pergunto isso por que gosto dos livros do Sidney Sheldon (em português, claro), e meu inglês é bem básico (estou cursando), mas se o livro em inglês for “fácil” de ler como você diz, tenho interesse em comprar algum pra treinar o inglês…

Grato,

Diego.

Acho que dos autores de best-sellers o Sidney Sheldon até que usa um vocabulário bem restrito, que pode ser lido por qualquer iniciante na língua inglesa.
Você não precisa ter um mestrado em Literatura Inglesa nem ser fluente em inglês para ler um livro do Sidney Sheldon; basta um vocabulário bem restrito e não ficar empacando quando encontrar uma palavra desconhecida (cujo sentido você acabará descobrindo pelo contexto, de qualquer maneira).
É óbvio que se você não gosta desse tipo de romances nem adianta tentar lê-los; é a mesma coisa que tentar aprender “inglês com música” ouvindo aqueles discos antigos, da década de 50, e você não suportar ouvir aquelas músicas. Por exemplo, se você é chegado em astronomia, aconselho a ler um livro ilustrado daqueles do Carl Sagan - são um pouco antigos e desatualizados (até porque ele morreu em 1996, ora bolas!). Tudo depende do seu interesse.

ta… no que se refere a JEE o material que se tem em portugues rser pouco é algo meio questionavel, considerando os problemas de tradução, ai eu até começo a concorda… mais no que se refere a JSe eu discordo plenamente, tem ai um monte delivro no mercado que ensina muita coisa do JSE, tem ai um monte de pdf na net, só pergunta pro google, tem a FJ-11 liberada pela CAELUM, tem os cursos da iniciativa jedi, no 4shared tb tem algumas coisas… meu tem coisa pra caramba de JSE por ai, de JEE por mais que seja poca, tem sim, e em ambos os casos, tem material de graça.

Alguma indicação de livros de java avançado que manipule imagens, uploads, para a área desktop?
Quais seriam os livros que vcs consideram um java completo(desktop)?

Obrigado a todos que responderam.

[quote=Rodrigo_Beltrao]Alguma indicação de livros de java avançado que manipule imagens, uploads, para a área desktop?
Quais seriam os livros que vcs consideram um java completo(desktop)?

Obrigado a todos que responderam.[/quote]

cara java por si só é tremendamente extenso… vc provavelmente não vai encontrar algum livro que abrode de forma avançada coisas assim diferentes… disconfio que nem em inglês… seria mais indicado vc procurar um lviro que seja bom em um determiando assunto, outro que seja em outro…

para desktop, swing, threads, essas coisas eu diria q o Deitel é bem completo… e aliais um poco massante (minha opinião). A Caelum tb tem uma apostila muito boa chamada FJ-21 que se não me engano aborda esses assuntos, a iniciativa Jedi tb tem uns pdfs la…

o Deitel aborda também um pouco de manipulação de imagens, vc até consegue fazer um paint com o q tem la mais não vai muito além disso… pra seguir além vc precisaria de mais referencias… de graça eu ja achei uns pdfs googlando, te indicaria fazer o mesmo…

para a parte de upload, usando desktop, sei la, o mais indicado disconfio q seria FTP, não sei de algum livroque fale de FTP em java mais o proprio guj aqui tem um tutorial, de graça também…

na boa, um unico livro, que aborde essas coisas, que são diferentes, e de forma avançada… é querer demais…

Na boa… td o que vc precisa é só procurar na internet mesmo. É só saber procurar, ter um pouco de paciência e tudo se resolve.

Na boa,
O que precisam mesmo é lançar livros mais completos em java e melhores.
Pois só o livro da deitel não resolve.
E não há um bom livro que aborde um java avançado.

Deus queira que isso um dia melhore, pois há estátíscicas que só 2% dos que estudam java, são realmente programadores.
E o que não falta são vagas oferecidas na área.

abrs,

Bom, vou fazer uma perguntinha. Suponhamos que de uma hora para outra todos os livros de Java que você acha interessantes fossem lançados de uma vez em português. Você os compraria (ou os baixaria no eMule? :twisted: ) .

Só para você ver o que está disponível em português e pode ser adquirido no Submarino.

http://www.submarino.com.br/busca?dep=%20&q=java&group=241303%20241029%20241220%20242292&y=0&x=0

Bem…
Todos os livros e conhecimento que eu tenho foi comprando livros.
Graças a Deus tenho condições de pagar por eles.

Mas em fim…
Tenho o deitel ed.6
Há algum livro desses que poderia ensinar o que o livro do deitel não ensinou?
Considero aindao deitel ed6 incompleto, acredito que o mesmo deva ensinar uns 60% do que a pessoa precisa para realmente bater o peito e dizer:
Eu sou programador profissional em Java.
abrs,

Particularmente concordo quando o Felagund diz que seria impossível reunir todas as funcionalidades do java em um livro.

Continuo com a internet como fonte principal. Claro que um bom livro tem seu valor, mas se tratando de TI a internet estará sempre um passo a frente.

Eu sempre procuro soluções no google mesmo, assim que econtro um modo, ou seja, qndo descubro qual classe utilizar… API na cebeça amigo!!

Era muito bom que, por exemplo, a deitel lançace uns 12 livros.
Abordando tudo de Java
Tipo:
[color=blue]livro 1 a 5 área desktop.
livro 6 a 9 JSP, Servlet, Apple.
livro 10 a 12 Java para dispositivos móveis.[/color]

Seria um enorme facilitador.

abrs,

Sinceramente, o profissional de informática que não lê em inglês não tem a mínima chance de evoluir e compreender bem a linguagem, pois pra ele a sintaxe é algo decorado, não tem a razão, significado da mesma.

Qualquer coisa que se faça, desde protocolo, especificação, texto e por aí vai , são em inglês. Ou aprende ou cai fora da área …falei !!