O java é Open Source?

Olá,

Estou muito interessado nesta liguagem, porém, estou começando no mundo java e gostaria de saber dos companheiros se o java é open source, pois, quero me dedicar a essa liguagem mas, se de uma hora pra outra a sun comerça a cobrar aí minha dúvida entre PHP ou Java? quais as vantagens. Tenho medo de me dedicar e derepente ter que mudar de liguagem e todo trabalho em aprender vai por àgua a baixo.

Desculpem se estou fazendo perguntas que talvez alguns já os tenha feito.

Até mais.

bem, primeiramente, java eh uma especificacao e nao um software, o software, eh o JDK, JRE etc…

o JSDK, JRE, etc nao sao opensource (apesar da grande pressao por parte da IBM), porem, o java eh controlado pela JCP (Java Comunity Process), e nao pela sun (q apenas implementa o que eh decidido pela JCP)…

o java em si n tem como ser opensource por ser uma especificacao, mas mesmo o compilador e o interpretador nao sendo opensource, acredito q nao haja motivos pra se preocupar qnto ao java se tornar pago, pois eles ganham dinheiro de outras formas…

olá

seja bem-vindo, antes de mais nada

queria esclarecer que java não é apenas uma linguagem.
java é toda uma técnologia, na qual existe um linguagem de programação que possui o mesmo nome de técnologia. existe até uma outra linguagem dentro da técnologia java chamda Groovy, mas isso não vem ao caso

bem, existe a java virtual machine, que é o que faz a conversão do byte-code (código portável) para o código nativo. essa virtual machine tem as especificações abertas, quem quiser pode fazer a sua. mas a JVM da sun tem o código-fonte fechado.

mas dizer que java é fechado é errado: existem dezenas de APIs livres, dezenas de projetos livres, IDEs livres e todas as especificações são abertas.

qnto a sun começar a cobrar pelo java: isso é altamente improvavel, muito dificil acontecer. acho que isso nunca ira acontecer. mas a licença do java development kit e da JVM não permitem que a sun cobre por algo que vc ja pegou free… hoje o jdk e a jvm são gratuitos. a sun distribui eles gratuitamente. se duma hora para outro a sun resolver cobrar, ela devera cobrar apenas para as versões novas do jdk e da jvm. as versões anteriores continuaram gratuitas

Primeiro gostaria de parabenizar pela rapidez em que minha pergunta foi respondida. Estou decidido Java lá vai EU…
Mas, sem querer abusar… alguém poderia me indicar um exemplo de uma aplicação para web com acesso a banco de dados und eeu podece ver o código e a aplicação funcionando?

Até mais.

[quote=“valdirlucena”]Olá,

Estou muito interessado nesta liguagem, porém, estou começando no mundo java e gostaria de saber dos companheiros se o java é open source, pois, quero me dedicar a essa liguagem mas, se de uma hora pra outra a sun comerça a cobrar aí minha dúvida entre PHP ou Java? quais as vantagens. Tenho medo de me dedicar e derepente ter que mudar de liguagem e todo trabalho em aprender vai por àgua a baixo.

Desculpem se estou fazendo perguntas que talvez alguns já os tenha feito.

Até mais.[/quote]

  • A melhor forma de você saber se java é livre é ligando para o 0800 da Oracle do Brasil.

  • Eu liguei e a resposta foi a seguinte:

    • Posso usar todas as ferramentas java gratuitamente deste que o programa criado por você não seja vendido ou seja: O que você recebe de graça deve doar o seu trabalho também.

    • Caso se queira comercializar os programas derivados das ferramentas Oracle (JDK, JSF etc…) é necessário constituir uma empresa e comprar as ferramentas da Oracle.

Fizeram esta pergunta ao CEO da Oracle.

:D:D:D:D:D

Java não é open…
Java é uma plataforma padrão de mercado…cada produto pode ter implementações free, open ou pagas.
Vc como utilizador desse padrão…pode por opção usar qualquer uma delas que te agrade…

Exemplo:
Para rodar java vc precisa de JVM…exitem implementações de JVM free, open e pagas…
Para desenvolver uma aplicação web vc precisaria de JSF…existem implementações free, open e pagas.
E por ai vai…

Para escrever programas em Java vc tem 2 opções:
1-linguagem padrão java que hoje esta na versão 8 que é parte da especificação.
2-Usar outras linguagens proprietárias…

Em cima disso, existem produtos e frameworks proprietários de Java que se referem a tecnologias não padronizadas que podem ser free, open ou pagas.

Para implementar uma solução java vc pode combinar tudo isso…
Veja

Para vender programas java…dependente do que vc usar, vc tem pagar Royalties para o provedor sim…oracle e compania…