O java é Open Source?

Olá,

Estou muito interessado nesta liguagem, porém, estou começando no mundo java e gostaria de saber dos companheiros se o java é open source, pois, quero me dedicar a essa liguagem mas, se de uma hora pra outra a sun comerça a cobrar aí minha dúvida entre PHP ou Java? quais as vantagens. Tenho medo de me dedicar e derepente ter que mudar de liguagem e todo trabalho em aprender vai por àgua a baixo.

Desculpem se estou fazendo perguntas que talvez alguns já os tenha feito.

Até mais.

bem, primeiramente, java eh uma especificacao e nao um software, o software, eh o JDK, JRE etc…

o JSDK, JRE, etc nao sao opensource (apesar da grande pressao por parte da IBM), porem, o java eh controlado pela JCP (Java Comunity Process), e nao pela sun (q apenas implementa o que eh decidido pela JCP)…

o java em si n tem como ser opensource por ser uma especificacao, mas mesmo o compilador e o interpretador nao sendo opensource, acredito q nao haja motivos pra se preocupar qnto ao java se tornar pago, pois eles ganham dinheiro de outras formas…

olá

seja bem-vindo, antes de mais nada

queria esclarecer que java não é apenas uma linguagem.
java é toda uma técnologia, na qual existe um linguagem de programação que possui o mesmo nome de técnologia. existe até uma outra linguagem dentro da técnologia java chamda Groovy, mas isso não vem ao caso

bem, existe a java virtual machine, que é o que faz a conversão do byte-code (código portável) para o código nativo. essa virtual machine tem as especificações abertas, quem quiser pode fazer a sua. mas a JVM da sun tem o código-fonte fechado.

mas dizer que java é fechado é errado: existem dezenas de APIs livres, dezenas de projetos livres, IDEs livres e todas as especificações são abertas.