O Java pode perder mercado/morrer

[quote]Bom dia javeiros de plantão, bom um assunto um tanto redundante, mas assim, há quem goste de java há quem não goste.
No meu curso algumas pessoas odeiam java, diz que e lento que precisa da memoria toda para ele para executar, bom como o bom e velho ditado, cada um é cada um, nem todo mundo se agrada a linguagem java, como há aqueles que não gosta de C++,PHP,DELPHI ETC. Mais a pergunta que fica, os que dizem que java esta morrendo ou vai cair do Ranking, isso será possível que esta linguagem venha a perder valor como outras que ficaram no passo, assim dizendo, como cobol por exemplo, o que vocês acham disso ?[/quote]

Mas Java já é Cobol faz tempo.

Por que é que você está preocupado com isso?

Coboleiros continuam a nascer e ganhar dinheiro todos os dias.

Assim como javeiros, que ainda têm o agravante de que a linguagem padrão ensinada na faculdade hoje em dia é o Java.

Mesmo VB6 (a última versão que era compilada para código nativo do VB) ainda tem muita gente que usa (obviamente é para manter sistemas legados).

Você está é com medo de manter sistemas legados, que é uma atividade muito comum hoje em dia, não é isso?

Olá olivercld.

Creio que você esteja um pouco desinformado sobre COBOL, porque ele ainda é muito (mas muito mesmo) utilizado no setor financeiro.

Mas falando de Java, hoje existem bilhões de sistemas legados, muito investimento por parte de todo mundo… não acho que a “linguagem” - como você disse - vai acabar… a plataforma Java é gigantesca e só está crescendo (veja Android, por exemplo). A plataforma Java não pode ser comparada com linguagens “de modinha” que de vez em quando “saem por aí fazendo barulho e dizendo que vão mudar o mundo”. Java é algo Enterprise, que cuida de negócios importantes e de dinheiro, que cuida de coisas sérias, e, por isso, invista na plataforma, você não vai se arrepender e nem ficar sem emprego… Baseando na ideia do colega “entanglement”: mesmo se hoje ninguém criasse mais nada na plataforma Java, ainda haveriam sistemas para dar manutenção, talvez, pela sua vida inteira… :slight_smile:

Abraço,

me desculpe entanglement, mas acho que você foi um pouco além em suas resposta em falar isso, meio que irônico : [quote]Você está é com medo de manter sistemas legados, que é uma atividade muito comum hoje em dia, não é isso?[/quote]

Eu não pretendo manter sistema legado como você mesmo disse, não desenvolvo sou estudante.

Não estou preocupado, apenas era uma dúvida e uma pergunta.

No entanto, eu não sabia disso:[quote] Mas Java já é Cobol faz tempo.[/quote]
não sabia disso, como eu disse sou estudante, tenho curiosidades, quem disse isso não foi eu de que pode cair e tal.

Desculpe-me se entendeu dessa forma como você respondeu.

Vai morrer sim cara, pule fora. Em uns 50 anos, Java estará fora do mercado.

Acho que, no cenário atual, programadores Java ainda terão trabalho por algumas gerações da linguagem.

Atualmente trabalho com ERP Oracle, e depois que a Oracle adiquiriu o Java ela está cada vez mais baseando seus produtos no Java. Então, além do vasto universo “open-source” de desenvolvimento Web, Java EE, Andriod, etc., temos uma gigante do software construindo seus novos aplicativos baseados na plataforma.

Gostei de sua resposta rodrigo.ferreira .

Sim, eu não sabia que java era cobol faz tempo como falou a fera entanglement.

Então não foi eu quem disse que a plataforma java pode acabar e tal, isso foi um caro colega do curso que comentou que não gosta de java, por isso aquilo outro.

Eu só quis, de minha parte e ou seja, nem deveria ter postado isso foi mal, desculpe.

Sobre o cobol sei que existe muitas pessoas que desenvolvem nele, propriamente dito.

bom é isso. Desculpas de minha parte aqui por postar isso, sabe como é estudante surgiu a vontade de perguntar, perguntei.

Não se prenda em uma linguagem, programador de verdade programa em qualquer linguagem usando a lógica… :wink:

Mais heim hehe um aqui disse isso: Gabriel [quote]Vai morrer sim cara, pule fora. Em uns 50 anos, Java estará fora do mercado. [/quote] (risos) 50 anos nem sei se estou nesse mundo mais (risos). Já terei batido as butina.

Essa semana não tinha aparecido um tópico assim ainda…

Meu deus!!! De novo não …

Eu tentei me conter para não entrar na thread mas não consegui … sendo assim, vamos lá:

Bom, esse tipo de comentário geralmente é acompanhado de ingorância e falta de fundamento. Lento com relação a quê ? Para quê ? Eu não vou entrar nesse mérito porque o GUJ está cheio dessas discussões, alguma muito saudáveis e enriquecedoras por sinal, sem contar nos diversos benchmarks espalhados por aí …

É bem possível, afinal de contas, o mundo gira, a tecnologia evolui. Ainda mais se levarmos em consideração o fato de que a JVM suporta mais linguagens a cada dia: Scala, PHP, Python, Ruby, Clojure, Javascript … Ou seja, você pode programar em qualquer uma dessas linguagens e ainda assim rodar o seu programa na JVM. Ou seja, mesmo que a linguagem Java em si deixe de ser tão usada como é hoje, é bem provável que a JVM esteja lá, executando essas aplicações.

Um outro fato que os autores desse tipo de comentário não levam em conta é a questão do nicho de mercado. Geralmente ele vêem só o mercado de aplicações Web, que apesar de estar super-aquecido não é tudo o que existe no mundo. Por trás do portais e dos front-ends existe todo um universo de aplicações corporativas para as quais eu vejo muita pouco entrada (quase nenhuma pra falar a verdade) de linguagens de script.

Boa.

[quote]
Não se prenda em uma linguagem, programador de verdade programa em qualquer linguagem usando a lógica…[/quote] By Anime

Thanks very much.

Acho que fiz caquinha em postar isso, " pense olivercld, pense antes de postar qualquer coisa" (risos).

Ok me desculpem.

[quote=olivercld]Acho que fiz caquinha em postar isso, " pense olivercld, pense antes de postar qualquer coisa" (risos).

Ok me desculpem.[/quote]

Não precisa se censurar, mas uma pesquisada teria valido a pena. Tem muita gente que não gosta da linguagem X simplesmente porque não gosta, e baseado nisso começa a fazer afirmações sem sentido. Quando for o caso, busque fatos antes de formar uma opinião, é a postura mais profissional que você pode assumir.

Oi,

A probabilidade do Java morrer é menor do que a probabilidade de você entrar num avião contendo uma bomba terrorista dentro.

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

A probabilidade do Java morrer é menor do que a probabilidade de você entrar num avião contendo uma bomba terrorista dentro.

Tchauzin![/quote]
++

Obrigado pelas palavras rmendes08

lina tem como remover este post.

olivercld

Calma, ninguém aqui nasceu sabendo… :wink:

Tópico trancado… já existem inúmeras discussões desse tipo no GUJ.