O Jogo da Imitação

Até que enfim esse filme saiu no Brasil:

o filme é uma história real, que retrata a vida do cientista Alan Turing e como ele ajudou os Aliados na 2a Guerra quebrando a criptografia das mensagens alemãs.

Para quem não conhece, Alan Turing é um dos pais da teoria da computação e da IA. O seu modelo de computador, a máquina de Turing, praticamente define os limites da computabilidade. Assim como a Matemática, Física, etc. a Ciência da Computação tem seus gênios, vale a pena conhecer um pouco da história deles.

Vi uma sinopse deste filme naquele AXN Flix, onde ao que parece também fala um pouco do preconceito que ele sofreu por ser homossexual.

Minha primeira impressão foi muito boa! Vou ver se já tem no NOW para alugar.

[quote=fggs]Vi uma sinopse deste filme naquele AXN Flix, onde ao que parece também fala um pouco do preconceito que ele sofreu por ser homossexual.

Minha primeira impressão foi muito boa! Vou ver se já tem no NOW para alugar.[/quote]

Não conheço esse serviço (NOW) mas eu pretendo assistir no cinema, nesse final de semana.

E sim, o filme retrata a sua condenação por ser homossexual. Na Inglaterra daquela época, a homossexualidade era considerada doença e não submeter-se ao tratamento de “cura gay” era crime.

Logo se vê que apesar de toda a evolução que se teve desde aquela época, ainda tem essa grande semelhança.

O Now é um serviço da NET TV a Cabo onde se pode alugar filmes em casa, nunca aluguei mas tende a ser mais barato que o custo do cinema (cerca de R$ 9,90 por filme).

Concordo que no cinema deve ser ainda melhor!

[quote=rmendes08]Até que enfim esse filme saiu no Brasil:

o filme é uma história real, que retrata a vida do cientista Alan Turing e como ele ajudou os Aliados na 2a Guerra quebrando a criptografia das mensagens alemãs.

Para quem não conhece, Alan Turing é um dos pais da teoria da computação e da IA. O seu modelo de computador, a máquina de Turing, praticamente define os limites da computabilidade. Assim como a Matemática, Física, etc. a Ciência da Computação tem seus gênios, vale a pena conhecer um pouco da história deles.[/quote]

Eu gostava de computação e já conhecia algo sobre maquina de turing, mas só muito tempo depois, quando eu tive interesse em me aprofundar, que conheci a biografia dele. Esse cara sofreu de mais. É um absurdo o que a paranoia do mundo da espionagem e do preconceito fez com ele. Depois de conhecer casos assim, eu parei pra pensar se devemos mesmo nos considerar uma civilização. Uma hora o mundo inteiro vai perceber o que realmente classifica uma sociedade como civilizada e quando isso acontecer ele vai mudar como que da água para o vinho. Certamente a história dele é incrível, mas não sei se assistiria esse filme por preferir os documentários.

Tirando algumas pitadas de ficcao adicionadas o filme, ele eh bem fiel em retratar os feitos tecnicos de Turing durante a segunda guerra mundial (mesmo que omitindo toda matematica envolvida).

Eu ja fiz alguns tours por Bletchley Park (onde os codebreakers viviam e trabalhavam) e o que eles mostram eh bem parecido com o que o filme conta. A vantagem do tour eh poder ver as maquinas ao vivo (algumas funcionando), no local onde as pessoas trabalhavam com elas. Eh um lugar incrivel que qualquer profissional da area deveria tentar visitar.

Alan Turing foi perseguido pela sociedade?

Achava que fosse pelo governo…

Um governo não faz parte de uma sociedade?

[quote=s4nchez]Tirando algumas pitadas de ficcao adicionadas o filme, ele eh bem fiel em retratar os feitos tecnicos de Turing durante a segunda guerra mundial (mesmo que omitindo toda matematica envolvida).
[/quote]

Então, vc tá dizendo que no filme mostra como ele foi chegando em cada idéia?
pq se for, então ai sim eu vou querer ver. =D

Sim, foi o que falei. O governo não é a sociedade.

[quote=Luiz Augusto Prado][quote=s4nchez]Tirando algumas pitadas de ficcao adicionadas o filme, ele eh bem fiel em retratar os feitos tecnicos de Turing durante a segunda guerra mundial (mesmo que omitindo toda matematica envolvida).
[/quote]

Então, vc tá dizendo que no filme mostra como ele foi chegando em cada idéia?
pq se for, então ai sim eu vou querer ver. =D[/quote]

O filme mostra num nivel bem alto a estrategia usada para se quebrar os codigos, sim. Soh nao espere nada muito tecnico ou aprofundado, afinal o publico alvo nao eh esse.