O Livro do Deitel é bom para estudar para o SCJP?

9 respostas
I

Pessoal, gostaria de saber se eu estudando para a Prova de certificação de Java com o livro do deitel ? eu consigo prestar a prova, seu que devo pegar alguns simulados mas dipo para ter uma introdução ?

9 Respostas

T

Acho que o livro do Deitel é muito grande e tem exercícios demais só para fazer a prova.
Ele é bom para vocé aprender Java (depende - se você já tiver prática de programação, ele é grande demais), não para fazer a prova.
É a mesma coisa que você aprender literatura em um bom colégio, e literatura no cursinho. Em um bom colégio você vai estudar autores que nunca cairão no vestibular, mas mesmo assim são importantes. No cursinho você só vai estudar o que costuma cair, e enfatizando as técnicas de fazer a prova.

P

Cara, o livro do Dietel eh muito bom para vc pegar uma noção muito boa em programação Java, mas ele não aborda a fundo tópicos para a certificação.
Atualmente eu estou estudando para tirar a certificação SCJP com o livro :
Certificação Sun para Programadores e Desenvolvedores Java 2 - Guia de Estudos - Autor: Sierra, Kathy / Bates, Bert

Estou achando muito bom, aconselho vc tb estudar por ele.
Boa Sorte !

| Pacifier |

Mrwin

Assim, concordo em parte com os amigos, o livro do Deitell, pelo menos o da versão 6 é muito completo, ele aborda muitos tópicos de java, e explica pq daquilo alí, realmente ele não é voltado para certificação, mas tem praticamente todos os assuntos que irão cair na prova de certificação, pelo menos da versão 5… estou estudando por ele, e não tô sentindo falta de um livro voltado apenas para certificação… o q acontece é o cara vibrar em um livro de certificação, decorar o q cai na prova e não aprender como a coisa realmente funciona…

akumaldo

Concordo com o pessoal…
deitel é um livro mais para estudo de java e não para a prova em si…
Estou estudando o livro do deitel…e estou correndo pacas no livro, por que ele enrola pacas…até chegar em partes interessantes…ahahah :slight_smile:

LPJava

ae concordo com uns e ao mesmo nao… bom vou deixar meu relato ao parceiro sobre deitel, qdo comprei o livro queria apenas aprender java, mas logo em seguida despertou a ideia de certificação em java… e assim fiz uma pesquisa sobre a prova 1.5 e éo seguinte se vc olhar uns topicos de quem ja fez a prova vai ver q ela ta matando a pau nas novas atualizações, e a Sun n ta abrindo mao de cobrar isso e RECOMENDO vc estudar deitel… pois o mesmo abordar as novas atualizações do java 2 qdo comprei o livro ia desistir de ler por nao indicado diretamente para certificação, mas agora n vou o livro e ir para certifcação, bom mas tem um porem nao apenas lendo deitel vc ta 90?% preparado para prova mais acredito que 60% devido o q ja falei anteriormente (update da versao) e basta depois comprar um livro mais especifico e ir fazendos os mocks pronto acredito q dar para fazer… a certificação… o pessoal costuma a dizer q deitel n eh recomendado para certificação mas n concordo nao…acho para quem ta começando eh um livro indicado sim…agora o problema dele que o leitor tem q ter PACIENCIA, o livro realmente eh muito grande mais de mil paginas…alguns capitulos com embromação…e muitos exercicios as vezes ate repetidos demais…mas se n tem pressa e quer realmente aprender a linguagem java leia deitel com calma que qdo terminar acredito que o vai adquirir de conhecimento n vai ser pouco e vai ser util bom uma boa parte da vida…estou com o objetivo de termianr de ler o deitel 6 edição em outubro estou no cap7, porem nao faço os estudos de casos… e aos finais de semana leio apenas os gui e durante a semana os capitulos. entao parceiro pode comprar o deitel e ler e se preparar para certified agora uma media de uns 5 meses por ai depender de seu tempo lendo o mesmo, caso tenha mas pressa em aprender o basico da linguagem , acho q core java eh uma boa tem menos de 500pg!
Espero ter ajudado vlw!!

I

Então eu tenho o core java e o deitel verde, quero comprar o novo que é o mais atualizado !!! Tenho também um livro falando da certificação só que quero partir para o java 5 já direto e fazer a prova por isso perguntei sobre o mesmo !!!

sapulha

Mano, tem duas abordagens diferentes aqui: aprender Java e tirar certificação Java.
Tb estou estudando para a SCJP, porém o livro do Deitel ensina Java, e não a se certificar em Java.
O melhor mesmo é o da Kathy Sierra. Ele aborada o que cai na prova.
Sei que vou ouvir opiniões fervorosas de que 'o Deitel ensina tudo sobre Java", mais a prova não valida se vc é bom em Java ou não, valida se você conhece ou não a sintaxe.
Muitas questões na prova são as boas e velhas “pegadinhas”, que não validam se vc é bom de lógica, de OO oi coisas do tipo, mais sim se vc presta atenção em detalhes da sintaxe.
Adoro Java, sei que é uma tremenda linguagem, mas a SCJP deixa um pouco a desejar nesse sentido, acho que é até por isso que essa certificação tá perdendo um pouco da credibilidade, pois tem muita gente tirando ela.
Se vc quer realmente ser reconhecido, SCJP só não basta, parte tb pra SCWCD e SCBCD, e depois, o céu é o limite.

akumaldo

sapulha:
Mano, tem duas abordagens diferentes aqui: aprender Java e tirar certificação Java.
Tb estou estudando para a SCJP, porém o livro do Deitel ensina Java, e não a se certificar em Java.
O melhor mesmo é o da Kathy Sierra. Ele aborada o que cai na prova.
Sei que vou ouvir opiniões fervorosas de que 'o Deitel ensina tudo sobre Java", mais a prova não valida se vc é bom em Java ou não, valida se você conhece ou não a sintaxe.
Muitas questões na prova são as boas e velhas “pegadinhas”, que não validam se vc é bom de lógica, de OO oi coisas do tipo, mais sim se vc presta atenção em detalhes da sintaxe.
Adoro Java, sei que é uma tremenda linguagem, mas a SCJP deixa um pouco a desejar nesse sentido, acho que é até por isso que essa certificação tá perdendo um pouco da credibilidade, pois tem muita gente tirando ela.
Se vc quer realmente ser reconhecido, SCJP só não basta, parte tb pra SCWCD e SCBCD, e depois, o céu é o limite.

Grande explicação…
Mas só acho que em termos de mercado o SCJP já é suficiente…Muitas empresas nem sabem que existem as outras certificações na hora de avaliar um candidato…
A principal mesmo é a SCJP

Grinvon

Pra certificação você deve ter um livro que seja mais objetivo, Deitel é bom, mas não para esse fim.

Criado 13 de julho de 2006
Ultima resposta 28 de jul. de 2006
Respostas 9
Participantes 8