O mercado e as certificações: Java EE 6 Web Component Developer ou Web Services Developer
6 respostas
B
baison
Olá pessoal.
Estou meio sumido do forum pois estou trabalhando pakas e outras coisas pessoais… mas, estou de volta.
Estou pensando em fazer outra certificação e estou na dúvida. Gostaria da opinião de vocês.
É o seguinte, eu fiz a OCPJP 6 ano passado e já estou a 2 anos trabalhando com JAVA Desktop (utilizando Eclipse RCP).
Queria saber de vocês algumas coisas:
Qual dessas duas certificações tem melhor aceitação no mercado: (pensando em relação de vagas e salário)
Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Component Developer
Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Services Developer
Quem já fez a Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Services Developer, o que pode me dizer do tipo de experiencia que foi obtida estudando para essa certificação.
Pensando em meus conhecimentos atuais, qual seria a mais “rápida”? Eu nunca programei JAVA para web, mas já mexi um pouco com JAX-WS, tenho um conhecimento razoável sobre Sockets e processamento multi-thread.
Cara depende qual seria seu foco.
Você gostaria de trabalhar com desenvolvimento WEB?
Então é bem mais viável você tirar a Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Component Developer
Ou gostaria de trabalhar em um ambiente de integração SOA por exemplo, neste caso aconselharia a Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Services Developer
O interessante, seria tirar as duas, são assuntos diferentes, eu escolheria a ordem de acordo com o que foi falado acima
Em relação ao grau de dificuldade, a certificação de Web Services ganha.
Boa sorte
B
baison
ErickMacedo,
um fator que estava querendo avaliar é justamente o grau de dificuldade, pois, quanto maior, mais tempo precisarei me dedicar para estudar.
No momento, no meu caso, parece mais lógico estudar para a Web Services Developer, pois não tenho intenção de trabalhar com desenvolvimento WEB no momento, e vejo algumas oportunidades de trabalho na minha própria empresa relativos a desenvolvimento de serviços do tipo WEB Services.
Mas, a grande questão é: Será que estou ficando para traz?
Pois nunca mexi com JAVA WEB e como sempre trabalhei com desktop (desde o meu primeiro emprego com desenvolvimento, há 7 anos), posso estar deixando de lado algo que é muito importante.
B
baison
Além de pensar sobre o que eu acho interessante a ser feito agora, de acordo com a minha situação, também quero saber como está o mercado em relação a a essas duas certificações.
E
ErickMacedo
O ponto forte do JAVA de fato é a WEB , isso é Indiscutível.
Se você precisar mudar de emprego, A WEB é aonde se concentra a maior quantia de vagas, o salário tende a ser melhor tambem.
Agora se você for focar na area de SOA por exemplo, na teoria, você não vai trabalhar com WEB, e a certificação de WEB SERVICES é bem vinda.
Mais tenha em mente, que você terá mais dificuldade em tirar a Oracle Certified Expert, Java EE 6 Web Services Developer.
betobrito
Sinceramente tiraria as duas, uma complementa a outra, na minha opinião. Abraço! Concordo com nosso colega ai que as vagas hoje se concentram em java para web. Consequentemente salários…
B
baison
Blz pessoal,
obrigado pelas respostas.
Peguei a apostila da Caelum, Curso Java para Desenvolvimento Web FJ-21, e vou ler para ver como são as coisas de JAVA WEB.
Assim que terminar essa, vou pegar algum material mais específico de Web Services para ver como é e aí vou resolver qual fazer primeiro, pois as duas juntas não dá… hehe.