O mundo odeia certificações

14 respostas
Roger75

Hoje as pessoas não olham para as certificações como faziam antigamente…

14 Respostas

keller

Normal, o que foi dito no post já foi comentado aqui no GUJ.
Engraçada a parte da cirurgia cerebral. :lol:

Certificação sem experiencia não conta muito, a certificação vem a ‘provar’ que você além de saber a pratica sabe a teoria, já o inverso não é valido.

g4j

Perfeito, tua frase resume tudo…

ViniGodoy

Um dos motivos pelo qual eu, como programador, odeio certificações é que elas criam um ranking muito afastado da realidade.
Alguns administradores usam isso como critério para definir cargos e salários, o que na minha opinião é péssimo.

Isso é especialmente válido em “partner companies”, onde ter profissionais certificados dá a empresa status junto a empresa que cria a certificação.

Agora, um processo de certificação bem-feito é realmente interessante, e é uma das formas de garantir qualidade no mercado de trabalho. Quem contrata não tem conhecimento técnico e, infelizmente, precisa mesmo de um critério sério para fazer a comparação.

Formação acadêmica e certificações são dois desses critérios. Em muitas profissões (inclusive a nossa, em muitos casos) o portifólio também. Não são perfeitos, mas alguém consegue pensar em algo melhor?

J

digamos que:
Certificação -> faz você entrar na empresa…
Experiência -> faz você permanecer na empresa!

:wink:

LPJava

Josueh:
digamos que:

exato! vi uma gerente de RH de uma multinacional conhecida dizer isso nessa semana. E ela acrescentou nos valorizamos profissionais certificados, analisamos o curriculo separamente para um profissional que nao tem certificacao. Claro que ela destarcou a questao da experiencia qdo falou isso…

Eu mesmo faço certificacao para aprender e testar esses conhecimentos… a questao da empresa X varoliza-la (ou nao) nao me esquento tanto… me importo mas o quanto eu 'sei".

keller

Josueh:
digamos que:

mmm IMHO

Estudar -> Faz você entrar na empresa.
Continuar estudando e ter iniciativa -> Faz você permanecer na empresa.

:slight_smile:

saoj

O ser humano tem a tendência de se apegar a qualquer coisa que transmita alguma sensação de segurança. Religião, certificação, Lula e por aí vai. Com o tempo, alguns poucos amadurecem e percebem que essas falsas seguranças não colocam nem mesmo um grão de arroz na sua mesa.

Só há uma receita para se dar bem no mercado. Trabalhar, trabalhar, trabalhar, estudar, estudar, estudar, e principalmente mostrar resultados concretos e não apenas títulos e palavras bonitas.

Mas certificação, religião e política vão continuar sendo sempre um excelente negócio: para a Sun, para Edir Macedo e para o Lula.

OliveirakunJava

Certificação é semelhante a uma carteira de habilitação: O fato de uma pessoa possuir a carteira de habilitação não significa que ela dirige “bem”, isso apenas quer dizer que a pessoa “sabe dirigir” o que é diferente de dirigir bem ou ser um bom motorista , conheço algumas pessoas que dirigem bem e não tem carteira de habilitação, se vc tivesse ao seu lado uma pessoa habilitada e outra não e as duas precisassem do seu carro e vc não conhecesse nehuma das duas,para quem vc emprestaria o seu carro??
É claro que certificação não é tudo e um candidato não pode ser avaliado apenas por isso mas apesar de tudo o que falam da certificação ainda acho que ela é válida e geralmente quem fala mau é pq não tem pois quem tem sabe o quanto vale.

L

Concordo que certificação serve pra vc entrar na empresa, mas nao garante vc permanecer…

A certificação é uma boa pra quem está começando, nao tem experiencias e é dificil ingressar no mercado…Tem muita empresa que fica com os olhos brilhantes quando recebe o cv de alguem certificado…além do que, é melhor vc contratar alguem certificado que nao sabe nada do que um cara que parece nao saber nada e nem certificado é…rsrs
O fato de alguem se certificar já é sinal que o cara corre atras de algo, tem algum objetivo…pior são aqueles que depois que arrumam um estagio ou um emprego medíocre se contentam e nunca mais fazem nenhum curso e nada…

Lógico, minha humilde opinião…

g4j

Nem acho que “sirva” pra entrar em uma empresa. Pode servir como parâmetro para diferenciar dois concorrentes do mesmo nível numa entrevista digamos assim. Sempre a experiência vai falar mais alto.

Acho que é um bom negócio pra quem está entrando na área, mostra dedicação, vontade, etc… Eu por ex. tirei certificação tardiamente e não me vejo previligiado de forma alguma. Valorizo mais minha experiência e vivência em projetos do que minha certificação…

Rafael_Nunes

Pessoas com conhecimento técnico fazerem a entrevista?
Por exemplo algo que adotamos aqui é uma seleção de duas fases, a primeira o RH/Consultoria faz uma triagem como em uma seleção normal, e numa segunda fase nós da área técnica fazemos a outra entrevista.

Neste molde já temos a possibilidade de considerar ou não certificações e outros diplomas…

J

Pessoas com conhecimento técnico fazerem a entrevista?
Por exemplo algo que adotamos aqui é uma seleção de duas fases, a primeira o RH/Consultoria faz uma triagem como em uma seleção normal, e numa segunda fase nós da área técnica fazemos a outra entrevista.

Neste molde já temos a possibilidade de considerar ou não certificações e outros diplomas…

Não é bem assim não…Já aconteceu de pessoas aparentarem que sabiam muito e na hora não saber nem 1/10 do que relataram na entrevista técnica. Acho as certificação de grande valor sim. Dependendo do tipo de profissional que a empresa procure, como por exemplo um junior, ter a tranquilidade que ele conheça o conteúdo da prova SCJP e SCWCD não tem preço.

M

"

B

Tem um trecho no livro da Kathy e Bert que é perfeito:

Who Cares About Certification?

"Empregadores, “headhunters”, programadores. Os exames de certificação de programador da Sun foram considerados com o maior crescimento no mundo de TI, e os numeros de candidatos tentando a prova aumenta a cada ano. Passar no exame prova três coisas importantes para um empregador atual ou um possível empregador: você é inteligente, você sabe como estudar e se preparar para um teste desafiador, a acima de tudo você conhece a linguagem Java. Se um empregador tem a chance de escolher entre um cadidato a programador que passou no exame e um outro que não, ele sabe que o programador que tirou a certificação não vai perder tempo para aprender a “linguagem Java”.

Mas isso siginifica que você pode atualmente desenvolver um software em JAVA? Não necessáriamente, mas é um bom começo. Para realmente demonstrar sua habilidade de desenvolver(como oposto de conhecimento da linguagem), você deve buscar a certificação de Desenvolvedor, onde lhe é dado uma tarefa para construir um programa do começo ao final, e envia-lo para avaliação e contagem."

Criado 5 de setembro de 2008
Ultima resposta 14 de set. de 2008
Respostas 14
Participantes 13