O opensource e o feudalismo

4 respostas
Thiagosc

Seria o movimento opensource uma espécie de feudalismo? No feudalismo os servos não são donos de nada (código aberto) e para garantir a sua sobrevivência trabalham para um senhor feudal (corporações), que em troca lhe dá um pedaço de terra para viver (salário).

É isso que vocês querem?

4 Respostas

G

Cabecinha No Ombro
Almir Sater
Composição: Paulo Borges

Encosta a sua cabecinha no meu ombro e chora…
E conta logo suas mágoas todas para mim

Quem chora no meu ombro eu juro que não vai embora,
Que não vai embora,
Que não vai embora

Que não vai embora,
Porque gosta de mim…

Amor, eu quero o seu carinho, porquê, eu vivo tão sozinho
Não sei se a saudade fica ou se ela vai embora,
Se ela vai embora,
Se ela vai embora…
Não sei se a saudade fica ou se ela vai embora,
Se ela vai embora,
Se ela vai embora…

Encosta a sua cabecinha no meu ombro e chora…
E conta logo suas mágoas todas para mim…

Que não vai embora,
Que não vai embora

No meu ombro chora,
Porque gosta de mim…

saoj

A maioria dos projetos opensource foi feito de forma INDIVIDUAL por uma pessoa apenas. Depois que a coisa toma corpo e atinge uma nível mínimo de aceitação, outras pessoas pulam no barco para aprender e fazer contatos. Geralmente são usuários do projeto que querem melhorá-lo para uso próprio e acabam comitando no SVN.

Filosofias a parte, eu não simpatizo muito com a idéia de pessoas fazendo algo sem interesse. Se o cara está contribuindo ele está obtendo algo em troca. Não é trabalho escravo, nem altruísmo/sacrifício.

rmendes08

Thiagosc:
Seria o movimento opensource uma espécie de feudalismo? No feudalismo os servos não são donos de nada (código aberto) e para garantir a sua sobrevivência trabalham para um senhor feudal (corporações), que em troca lhe dá um pedaço de terra para viver (salário).

É isso que vocês querem?

E qual a diferença para empresas cujos produtos são de código proprietário ? Você também não é dono do seu código, é o seu patrão, que também lhe paga um salário, que diga-se de passagem, é sempre uma fração daquilo que você realmente produz. O movimento opensource em si não estabelece absolutamente nenhuma relação de exploração, ela está estabelecida em algo chamado sistema capitalista.

Como o colega acima falou, não é altruísmo, é um novo modelo de desenvolvimento, do qual muitas empresas e pessoas tiram proveito. Na minha opinião, em um tempo que a demanda é por serviços, pensar em vender software, com a cabeça da Microsoft dos anos 70/80 é suicídio.

No mais, foi uma das analogias mais superficiais e infelizes que eu já li.

peczenyj

(Por favor
(continuem a thread (se é que podemos chamar assim)
(no tópico http://guj.com.br/posts/list/198347.java))
)

Criado 16 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 16 de fev. de 2010
Respostas 4
Participantes 5