Achei bastante interessante a reportagem do fantástico sobre videntes e similares.
É claro que já sabia que videntes e paranormais existem tão quanto papai noel e coelhinho da páscoa, mas foi bastante válida alertar o povão de como é fácil ser enganado.
Conheço algumas pessoas exclarecidas que acreditam nesse tipo de coisa, logo estou abrindo esse poll.
Recomendo a todos o livro: “Por trás do véu de Ísis” de Marcel Souto, que faz uma análise totalmente imparcial sobre esse tema através de estudos de casos com vários videntes e espíritas.
Deixo tb em aberto a seguinte pergunta para discussão:
“Vc acredita e/ou já presenciou algum evento paranormal ?”
Mudei a pergunta para não mencionar qualquer religião, pois isso não seria legal, já que todos são totalmente livres para escolher sua religião e crensa.
Conheco N pessoas que ja presenciaram eventos como este (sobrenatural mesmo)…
Aquele vidente do Fantastico acabou com a renda de muito vidente por ai!
ate mais…
saoj
Há uns 10-15 anos atrás eu acreditava nessas coisas. Daí comecei a pesquisar.
Depois de várias leituras, pesquisas, alguns encontros com videntes, a minha conclusão é que nada disso realmente existe. Continuo aberto para pesquisas e experiências. Mas quanto mais pesquiso, mais me convenço sobre isso.
Algumas pessoas querem acreditar, e acreditarão mesmo que toda lógica diga o contrário.
As pessoas são livres para isso…
Mauricio_Linhares
Não entendi onde é que os espíritas entram no meio da “vidência” aqui.
saoj
Esse livro trata de conversa com espíritos e parapsicografia.
Algumas pessoas afirmam que conseguem conversar com espíritos. Alguns (minoria) não são charlatões propriamente ditos, por acreditam realmente que conseguem fazer isso. Outras (maioria) são pessoas como John Edwards, que deveriam ser presas imediatamente por tamanha cara-de-páu. Pior que muita gente vê o programa dele e acredita nisso.
glaucioguerra
Também achei muito interessante essa reportagem. Só assisti no primeiro dia.
O mais intrigante é que apesar de terem contado a uma das “cobaias” que era tudo uma farsa, ela ainda acreditava que o cara era um vidente.
boaglio
saoj:
Mas quanto mais pesquiso, mais me convenço sobre isso.
Então vc acha que todos os centros espíritas são falsos? Intensionalmente ou não?
[]'s
Rodrigo C. A.
saoj
Acho o espiritismo e as obras de Allan Kardec muito interessantes. Acho bastante válido adotá-las como filosofia de vida.
Acho o Chico Xavier uma pessoa bastante iluminada. Um verdadeiro santo que merece todo o respeito.
Apenas não entendo porque não é possível que um espírita brasileiro encarne um espírito de um Japonês e psicografe em japonês. É claro que se o brasileiro souber alguma coisa de japonês não vale !!!
São coisas muito simples de se provar, e que nunca são provadas. Eu ficararia bastante contente se que alguém fizesse isso. A vida com certeza seria bem mais interessante!
K
klebergf
Acredito que tem muito charlatão por ai, muita gente que usa sua habilidade com palavras para enganar e enrrolar as pessoas, isso existe não é de hoje…
Não acredito nisso usado dessa forma.
Eu acredito que pessoas possam ter um dom como de “vidente” mas não da forma que é colocado, por qualquer pessoa, ou para obter lucro e vantagem em cima de outra pessoa.
Mauricio_Linhares
Porque o espírito de um japonês estaria bem mais interessado em se ocupar com os seus compatriotas do Japão, pois ee vai ser de muito mais valia lá do que aqui. Não é o médium que escolhe o espírito, é o espírito que resolve se vai ou não atender ao pedido do médium.
saoj
Então vc acha que todos os centros espíritas são falsos? Intensionalmente ou não?
[]'s
Rodrigo C. A.
Está na constuição que todo brasileiro é livre para crer no que quiser.
Mesmo que isso não fosse lei, eu acho fundamental respeitar a crensa alheia. Tenho muitos amigos espíritas que acreditam 100% na comunicação com os mortos, etc e tal.
Acho plenamente possível se comunicar com os mortos através de sonhos, etc e tal. Tenho minhas dúvidas se é possível fazer isso de outras maneiras.
Isso é coisa que não se discute. Alguns acreditam mais outros acreditam menos. Toda religião tem os seus dogmas. Se o assunto aqui descambar para religião, então terá que ser fechado. Vamos tentar evitar isso.
Agora com toda sinceridade, eu apenas não acredito e não respeito pessoas como John Edwards !!!
Como o cara possui um programa em rede de televisão, eu tb não consigo entender.
Putz, o cara cobra 175 dólares para participar do “encontro”. (http://johnedward.net/California.htm). Isso é tão errado quanto assaltar um asilo.
saoj
Maurício Linhares:
Porque o espírito de um japonês estaria bem mais interessado em se ocupar com os seus compatriotas do Japão, pois ee vai ser de muito mais valia lá do que aqui. Não é o médium que escolhe o espírito, é o espírito que resolve se vai ou não atender ao pedido do médium.
Pode ser, mas minha opinião pessoal é que um médium poderia encarnar o avô de um descendente de Japonês que imigrou para o Brasi e psicografar em Japonês pra ele.
Se algum espírito quebrasse esse protocolo e fizesse um psicógrafo que não fale japonês, psicografar em japonês, seria uma bela experiência espírita.
Gabriel
Existe somente um acontecimento na minha vida que não possui explicação. Não posso afirmar se foi algo “paranormal” ou não…porém minha irmã presenciou junto comigo. Eu tinha 10 anos e ela 6, mas até hoje ela me diz que se lembra perfeitamente, e eu também me lembro.
Lembro que tinha uma turma que fazia a “brincadeira” do compasso na escola, quando eu tinha uns 13-14 anos. Como sempre fui cagão pra essas coisas nunca me arrisquei a fazer. Mas um dia eu falei “foda-se” e “brinquei” com uma amiga na sala de aula. Digam o que quiserem…eu juro pelas minhas pregas que a porra do compasso se mexia sozinho e respondia corretamente às perguntas. Não dormi uma semana depois disso…
Rodrigo_Carvalho_Aul
Mas isso acontece… não só psicografias em outros idiomas mas tb tem pinturas que foram psicografadas por pessoas que não pintam.
O próprio livros dos espíritos foi psicografado ao mesmo tempo em vários lugares do mundo por várias pessoas diferentes.
Eu não sou espírita, mas acho o espiritismo muito interessante. Não acho que 100% do que ele diz seja verdade, acho que tem muita especulação, muita coisa que não entra na minha cabeça. É uma busca, que tem muito pra evoluir ainda.
[]'s
Rodrigo C. A.
saoj
Essa informação é meio questionável e precisa ser melhor checada.
O próprio Chico Xavier psicografou algumas poucas coisas em Inglês. A grande maioria foram coisas em portugues mesmo.
É certo que como uma pessoa com a escolaridade do Chico Xavier, conseguiu escrever textos no mesmo estilo dos escritores que já haviam morrido é uma questão interessante e passível de muita discussão. Se isso prova a comunicação com os mortos, tb é passível de muita discussão.
T
tecmou
Eu não acredito em médiuns, videntes ou nada similar. Também não creio ser possível uma comunicação com mortos. Afinal, eles estão mortos! É difícil conceber uma existência plena ou superior fora de um corpo, como prega o espiritismo e outras religiões similares. Penso que nós não “estamos num corpo” e “somos um espírito” como dizem, mas que nós “somos corpo e espírito”. A existência humana se dá em corpo e espírito. Portanto, também não creio na reencarnação, pois acho impossível um espírito encarnar em corpos diferentes. Não há como separar meu corpo do meu espírito, de forma que vivam separados um do outro. Isso é ciência. Sou cristão e creio na ressurreição. Isso sim é lógico. Mas respeito quem pensa diferente e não estou falando isso para ofender ninguém. Apenas manifestei minha opinião, como pede o tópico.
saoj
Vou de ajudar a superar esse trauma.
Eu consigo movimentar uma carta encima da mesa estando a mais ou menos um metro e meio dela.
Consigo transmitir para uma pessoa em outro recinto, fechado, e sem comunicação eletromagnética, uma de 6 cartas/figuras que vc escolhe. Acerto 80% das vezes.
Consigo adivinhar um número de 0-9 que vc pensou e eu escrevi num cartão de visitas. Vc revela o número para o auditório, e eu lhe entrego o cartão de visitas com o número escrito nele junto com uma mensagem especial para vc. Acerto 95% das vezes. (Esse evento é bem difícil de realizar mas impressiona muito os mais desavizados!)
Entendo que com um imã é fácil mexer na agulha de um compasso.
E não sou paranormal…
Se eu disser que sou, talvez ganhe uns trocados, mas não dormiria bem a noite…
Rodrigo_Carvalho_Aul
Tudo de qualquer religião é questionável. Esse negócio de ter sido psicografado em vários lugares do mundo ao mesmo tempo pode até ser lenda que foi aumentada no passar do anos, não duvido. Tenho bastante contato com o espiritismo e tem muita gente séria no meio, e tem muitas coisas que é muito difícil dizer que é mentira.
O próprio Chico Xavier já interferiu em 1 ou 2 julgamentos trazendo psicografias de pessoas mortas envolvidas no julgamento contando a versão delas. E isso foi levado em consideração e o réu até absolvido.
Acho que o principal cuidado que as pessoas devem tomar pra não serem enganadas é procurar pessoas/centros que não cobrem por nada. Todos as pessoas/centros sérios que conheço não cobram por nada. Eles podem até estarem errados, mas não estão de má fé.
[]'s
Rodrigo C. A.
Rodrigo_Carvalho_Aul
Espíritas tb são cristãos.
[]'s
Rodrigo C. A.
T
tecmou
Rodrigo,
Quanto a espíritas serem cristãos depende do que você quer dizer com o termo “cristão”. Todo cristão historicamente falando (ortodoxo) subscreve o Credo Apostólico, que afirma em certo trecho: “Creio na ressurreição do corpo”. Um espírita, pelo que sei, não poderia afirmar isso porque não crê na ressurreição, uma vez que seu objetivo não é continuar nesse mundo com esse corpo, mas ir para um mundo superior, espiritual. Mais do que isso, um cristão crê em toda a Bíblia, mas os espíritas aceitam apenas alguns ensinos morais de Jesus e rejeitam o restante.
Diante disso acho difícil chamar um espírita de um cristão. Como disse no início, isso depende do que você quer dizer com “cristão”. Se acreditar na existência de Jesus é ser cristão o número de cristãos no mundo é bem maior do que a gente imagina. De repente até os muçulmanos acabam se tornando cristãos…
1112
glaucioguerra
Eu acho que o espiritismo é bem interessante e tem muita lógica no seu conteúdo. Vou aproveitar que existem muitas pessoas que parecem entender bem do assunto aqui neste post e tirar uma dúvida que tenho:
Não conheço muita coisa do espiritismo e consequentemente do Kardec. Eu gostaria de saber se a reencarnação é algo ciclico. Desde o inicio dos tempos todos os espiritos sempre existiram, mas estão sempre evoluindo e reencarnando?
urubatan
por que não levamos este tipo de discução para um forum apropriado?
concordo com o saoj quando ele disse que se o assunto descambar para religião o tópico tera de ser fechado.
mas parece que a maior parte do pessoal aqui não concorda …
então para evitar problemas, o que vocês acham de deixarmos este topico por aqui, ja que sempre acontece de alguem “se animar demais” quando o assunto vai para este lado
1112
Ironlynx
SAOJ, o único fenômeno realmente paranormal que eu vi até hoje é o de um presidente cercado de bandidos por todos os lados, com as mais grossas falcatruas ocorrendo nas suas barbas e ele não viu, não ouviu e nem soube de nada.Esse é um caso para os MythBusters!!! :lol:
Lógico para quem, cara-pálida?
Se considerarmos a alma uma forma de energia(elétrica), ela sempre se transformará(C.M.), o que torna plausível a tese de reencarnação, mas isso não excluiria todos os animais que possam por ventura possuir o mesmo “nivel energético”(qtd de energia) que o nosso.
1112
Só Eru sabe para onde vai o fëa dos humanos quando o hröa cai.
Gabriel
Correto. Estou de acordo.
Porém leve em consideração lendo novamente o que escrevi que em nenhum momento do meu relato eu citei a palavra “imã”. Pressuponho então que o sr. tenha imaginado que eu equivocadamente omiti este fato, mas digo-lhe que não…não havia nenhum imã.
Eu não sou capaz de nenhum dos feitos que o sr. diz ser, porém eu volto a afirmar que quando realizei essa “brincadeira” o maldito compasso se mexeu sozinho.
Se foi obra de espirito, capeta, demonho, encosto, eu já não sei. E te provar eu não posso, mesmo que quisesse.
saoj
Me desculpa, pois acho que fui muito seco no meu argumento.
Explica isso direito. O ponteiro da bússula se mexeu sozinho ?
Se foi isso não poderia ser alguém com um ímã embaixo da mesa te pregando uma peça ?
Na escola eu também conseguia facilmente mexer um clipse ou moeda (não me lembro) encima da carteira com um ima forte embaixo.
Quanto as outras coisinhas que eu consigo fazer, não lhe direi como, mas vc pode aprender gastando algum dinheiro com livros de mágica.
Thiago_Senna
Pessoal,
uma vez eu quis ver a loira do banheiro, mas na hora H travei. Não consegui descobrir se ela era da hora como sempre me falaram.
Ironlynx
Ora, não há nada de paranormal nisso. Poderia ser a sua mente.Ou a superfície lisa em que se encontrava o compasso.
Uma vez esqueci um copo em cima da pia da cozinha, e ele andou uns 50 centímetros.Claro, na hora eu tomei um puta susto, mas depois, eu percebi que ele deslizou na superfície molhada.
Gabriel
Desculpas aceitas.
saoj:
Explica isso direito. O ponteiro da bússula se mexeu sozinho ?
Se foi isso não poderia ser alguém com um ímã embaixo da mesa te pregando uma peça ?
Compasso.
Bom, primeiramente, você sabe como se faz a “brincadeira” do compasso?
Aqui pelo menos era assim(não sei se hoje mudou): pega-se uma folha de papel e faz-se um círculo e coloca-se as letras do alfabeto, ‘SIM’ e ‘NÃO’. Como se fosse um relógio, coloca o sim onde estaria o 12 do relogio e o não onde estaria o 6.
Daí pra “chamar” o suposto espírito era necessário rezar uma Ave-Maria e um Pai Nosso sem falar Amém no final, e tinha mais alguma coisa que eu sinceramente não lembro. Minha amiga que sabia como fazer rezou alto por mim, já que eu era cagão demais pra isso. Não lembro se tinha que fazer alguma coisa com o compasso ou com o papel…realmente não me lembro.
Mas depois que fizesse tudo que tinha que fazer você colocava a “agulha” do compasso bem no centro do círculo, e segurava ele em cima só com o dedo indicador, deixando ele semi-aberto. Uma hora ele começava a mexer um pouco sozinho, daí você pegava e começava a fazer perguntas…que o “espirito” apontava pras respostas com a ponta do compasso. Lembro que perguntei o nome do “espirito” e ele foi me apontando letra por letra até formar a palavra “Carlos”. Lembro que fiz algumas perguntas, e aquela porra realmente tava se mexendo sozinha no meu dedo…eu podia sentir a força do compasso mexendo pro lado. Coincidência ou não, aquilo se mexeu sozinho e respondeu às minhas perguntas. E eu fiquei me cagando de medo depois.
Alguns dias depois fui fazer a tal brincadeira de novo, mas dessa vez o compasso não se mexeu. Tô pensando em tentar algum dia de novo, por curiosidade e ver se mexe mesmo.
saoj
Eu não sei o que é agulha de compasso. Compasso pra mim é aquele instrumento para desenho técnico.
Eu sei o que é bússula, e normalmente o ponteiro da bússula fica dentro de um compasso de vidro. Com um ima embaixo da mesa vc mexe ela.
Vc acredita em brincadeira do copo também ??? Já viu um copo de vidro se mexer sozinho, sem ninguém estar com o dedo emcima empurrando ? Essas coisas são piores que o mágico do fantástico…
Gabriel
saoj:
Eu não sei o que é agulha de compasso. Compasso pra mim é aquele instrumento para desenho técnico.
Eu sei o que é bússula, e normalmente o ponteiro da bússula fica dentro de um compasso de vidro. Com um ima embaixo da mesa vc mexe ela.
Vc acredita em brincadeira do copo também ??? Já viu um copo de vidro se mexer sozinho, sem ninguém estar com o dedo emcima empurrando ? Essas coisas são piores que o mágico do fantástico…
Pega um compasso. Tem duas pontas quando você o abre, uma vai o “lápis” e na outra uma “agulha” pra você apoiar. Aquela parte pontuda que fura.
Você apóia a “agulha” e deixa ele semi-aberto com a outra ponta solta, segurando somente com o dedo indicador.
Eu não disse que acredito em nada. Eu disse que mexeu, é diferente.
Não é uma questão de acreditar, mas alguma coisa aconteceu(paranormal ou não) para o compasso ter se mexido sozinho e coincidentemente ter respondido corretamente às minhas perguntas.
Outra coisa…sou ateu, e bem cético. Não acredito em qualquer coisa.
saoj
Vc está dizendo que vc abriu o compasso e colocou ele em pé apoiado apenas pela ponta do seu dedo indicador que que ele começou a se mexer sozinho, desenhando uma círculo no papel sem que vc exercesse qualquer força nele. Com o dedo indicador isso seria até difícil mesmo.
Só tinha o seu dedo emcima do compasso ?
E vc sentiu a força do compasso se mexendo de um lado para o outro ?
Ele não chegou a cair algumas vezes, pela força dessa força ?
saoj
Não estou vendo nada demais ou afrontoso aqui. E a votação está interessante tb.
O que te incomodou ou preocupou ?
Gabriel
Não amigo…o circulo e os números eram desenhados à mão, e depois você só usava-o para obter respostas do “espirito”, respostas essas que eram onde o compasso parava, se mexendo sozinho após a pergunta.
Sim, eu sentia a força do compasso mexendo. E uma ou outra vez ele caiu sim.
saoj
Se vc deixou o compasso em pé, só o seu dedo estava lá, e ele começou a se mexer sozinho, então acho duas coisas:
Alguém poderia estar com um ima puxando isso
ou
Vc deve procurar aquele mágico que oferece 1 milhão de dólares para quem conseguir realizar qualquer evento paranormal em laboratório. Se vc conseguir fazer isso, ou seja, conseguir fazer um espírito mexer um compasso em cima de um papel, sem ima ou qualquer força conhecida, então vc deve ganhar um milhão de dólares. E pela dica que eu te dei vc pode me dar 10% como gorjeta.
jmp
tinha uma brincadeira de dar descarga no vaso do colégio, falar alguma coisa, que ia aparecer uma alma penada. Eu sempre fiz nunca apareceu nada.
Adoro essas coisas sobrenaturais e sempre tentei ver, ouvir, etc, mas nunca vi nada anormal. Li muito sobre espiritismo, etc, mas nunca consegui sair do corpo (tentei por meses), eu realmente acredito que existe algo mais… mas nao tenho nenhuma prova pq nunca aconteceu nada comigo.
O unico ser sobrenatural q já vi era um mendigo que tava vomitando pelo nariz, bizarrooooooo.
Uma pessoa em que eu confio MUITO, mas MUTO mesmo, já viu uma pessoa dentro da sua casa. A pessoa passou pelo corredor. O detalhe: casa trancada e ela mora sozinha.
Talvez o cerebro dela tenha criado isso, talvez nao. Mas que ela viu, isso eu tenho certeza.
saoj
Eu nunca experimentei qualquer tipo de droga, mas sei que tem algumas que te fazem sair do corpo, ver duendes, elefantes rosa e outras coisas mais…
nefertiti
boaglio:
saoj:
Mas quanto mais pesquiso, mais me convenço sobre isso.
Sou espírita…e não tenho receio em falar sobre isso…mas deve-se separar charlatães, de nós espíritas…o grande problema? desinformação…a dica do Boaglio é interessantísima…
Até mais
Patty
fmeyer
Esta evidenciado que o brasileiro acredita em qualquer coisa … tai o Lula pra provar … entao eu nao me surpreendo com o Falso Vidente convencendo a galera,
pra quem teve a sorte de nao assistir tem no globo media center ( free)
boaglio
O cara do Fantástico mandou muito bem…
Impressionante como o poder da sugestão fez até um cara acreditar que o pai dele falecido tava com a mão em seu ombro.
Interessante as técnicas usadas por ele, assim como as frases do tipo
“alguma pessoa te decepcionou”,“você fez algo que outros não reconheceram” se encaixam em qualquer contexto…
Impressionante como pessoas com curso superior até se deixam enganar por esses charlatões.
lucao
Uma coisa que eu não entendo, tipo é uma dúvida só não to afrontando ninguém:
Se com reencarnação a pessoa vai melhorando com o tempo, o mundo não era pra estar bem melhor, com todo mundo bonzinho ?
E como era antes ? Agora temos 6 bilhões de habitantes, creio que nunca o mundo teve tantos habitantes, vão criando espíritos com o tempo ?
Pode parecer besta a dúvida, mas pra mim não é.
Obrigado
Não acredite tão cegamente na Wikipédia. Você a usou como se fosse o ponto final da discussão.
Creio que para que uma religião/movimento seja considerado cristão, deve crer plenamente em Cristo e em seus ensinamentos. Se não crê, ou crê parcialmente, como pode levar o nome de cristão?
De qualquer modo, respeito a opinião de vocês e não quero me alongar em discussões relacionadas aqui no GUJ. Se alguém quiser conversar comigo, ou quem sabe tiver interesse em aprender um pouco mais da fé bíblica, estou á disposição para dialogos em pvt.
Não acredite tão cegamente na Wikipédia. Você a usou como se fosse o ponto final da discussão.
Creio que para que uma religião/movimento seja considerado cristão, deve crer plenamente em Cristo e em seus ensinamentos. Se não crê, ou crê parcialmente, como pode levar o nome de cristão?
De qualquer modo, respeito a opinião de vocês e não quero me alongar em discussões relacionadas aqui no GUJ. Se alguém quiser conversar comigo, ou quem sabe tiver interesse em aprender um pouco mais da fé bíblica, estou á disposição para dialogos em pvt.
eu não queria entrar nesta discução, mas la vou eu …
por que tu acha que crer em cristo quer dizer concordar com você em como ele era?
o que tu tem a dizer sobre os Evangelios apocrifos, que por algum motivo desconhecido não foram incluidos na biblia (a maior parte deles por que a igreja catolica seria prejudicada com a forma como cristo ou os atos do cristo foram descritos, então eles resolveram simplesmente esconder estes evangelios)?
tu viveu na epoca de cristo para ter certeza de que a versão contada pela igreja católica é a correta? ou sera que é a versão do espiritismo? ou então a versão do protestantismo? ou a versão …
respeito a igreja católica (que é o que tu chama de cristianismo) assim como todas as outras religiões, mesmo eu não concordando com muita coisa da maioria delas.
agora tu não tem o direito de vir aqui e desmerecer nenhuma delas, e menos ainda tentar impor a tua crença para outros.
1112
Usei a Wikipedia apenas como referência, já que referências fazem bem. Na época em que fiz (ou melhor, tentei fazer) catecismo em uma igreja católica, a mocinha me disse que “cristão é aquele que acredita em Cristo”. Minha tia, espírita, acredita em Cristo. Eu apenas segui a lógica da questão e apontei a Wikipedia como referência.
De qualquer forma, eu, por opção, sou agnóstico, mas respeito todas as formas de religião e expressão da fé. Mas por favor, não façam guerras santas num forum sobre Java. Aposto que Deus, Jesus, Maomé, Buda, Ra, Odin, Zeus, Eru, Zahl e o FSM não gostam.
Paulo_Silveira
Sobre a reportagem do paranormal, nos que somos programadores, nao podemos esquecer:
ELE NAO PROVOU QUE PARANORMAL E VIDENTES NAO EXISTEM
Se eu provo que da pra fingir X, nao quer dizer, de maneira ALGUMA, que todo X é falso.
Claro que nao acredito em nada disso, so quero lembrar que a globo NAO mostrou que paranormalidade e videntes sao falsos.
MarcioTavares
Eu também conheço gente esclarecida que acredita em Garotinhos.
cv1
Tudo varia com a sua definicao do que eh uma pessoa ‘esclarecida’.
Na minha, por exemplo, uma pessoa so pode ser considerada ‘esclarecida’ caso seja cetica, ateia ou agnostica, liberal, neo-liberal ou libertaria. Socialistas, anarquistas, comunistas e fas de contra-cultura geralmente sao bem-vindos, tambem.
MarcioTavares
Concordo. Principalmente aplicando isso aos que mencionaram antes.
MarcioTavares
Vou dar meu breve pitaco aqui: eu iniciei a minha vida religiosa dentro do Catolicismo. Cheguei até a primeira comunhão só. Logo após isso eu comecei a frequentar o Kardecismo, do qual eu participei durante muitos anos. Só não participo mais por falta de tempo mesmo, mas gostaria muito de um dia voltar a frequentar algum grupo.
O Kardecismo em sua essência é muito sério. É tão sério que em alguns momentos nem lembra que é uma religião, dentro do que nós temos como definição de religião (culto a imagens, rituais etc etc, uma definição bem rústica). A essência do Kardecismo contém, sim, ao contrário do que estão dizendo, os ensinamentos do Cristianismo. Mas trata basicamente da evolução do espírito, do bem-estar do próximo, e das boas ações. Digamos que o Kardecismo é o que o Cristianismo é, acrescentando toda a sua parte científica* e todo o seu ensinamento a respeito de reencarnação e tudo o que gira em torno disso. É uma outra ótica. [politicamente incorreto=on]O Kardecismo não contém também a parte hipócrita que a Igreja Católica empurra para os seus fiéis.[politicamente incorreto=off]
* Espiritismo-científico, como também é conhecido. Mas não no sentido restrito da palavra.
Infelizmente o Kardecismo hoje em dia (há muito tempo, na verdade) é confundido com outros cultos/seitas/. O sentido popular da palavra espiritismo é muito amplo e muita gente crê que Espiritismo == Macumba. Com isso, criou-se um certo preconceito com tudo o que tem a ver com Espiritismo, logo, como Kardecismo, por serem nomes muito associados.
O problema todo em questão é que todo mundo acredita no que quer, e geralmente mete o pau na crença do outro, logo em seguida fazendo algum comentário pacífico no estilo morde-assopra. É muito fácil falar do que não se conhece, tirar conclusões de terceiros, misturar tudo no mesmo saco e dar pancada. Esse assunto religião não vai nos levar a lugar nenhum.
Alguns comentários:
“saoj”:
Vc acredita e/ou já presenciou algum evento paranormal?
Sim. Durante os anos que eu frequentei grupos de estudo de Kardecismo, eu presenciei alguns eventos fora da nosso entendimento.
“saoj”:
Algumas pessoas querem acreditar, e acreditarão mesmo que toda lógica diga o contrário.
Qual lógica?
“saoj”:
Apenas não entendo porque não é possível que um espírita brasileiro encarne um espírito de um Japonês e psicografe em japonês.
Quem disse que não é possível?
“saoj”:
Agora com toda sinceridade, eu apenas não acredito e não respeito pessoas como John Edwards !!!
É preciso tomar cuidado para não misturar tudo no mesmo saco. O que mais se vê aqui no RJ, onde eu moro, são “Centros de Umbanda e Kardecismo”. Isso é “jogada” para tentar tornar a Umbanda um pouco mais mais distante do estigma de bruxaria que eles carregam. De uns 15 anos pra cá passaram a usar o nome Kardecismo para tentar usar um pouco da imagem de seriedade que ele tem.
“saoj”:
Essa informação é meio questionável e precisa ser melhor checada.
Acho que você precisa ler mais a respeito do assunto. O que mais existem são experiências feitas para demonstrar esses eventos. Recomendo que você leia alguns dos livros do Allan Kardec (como o Boaglio mencionou), Emmanuel, André Luiz etc que descrevem muitas dessas experiências. Só não lembro quais dos livros cobrem isso.
“saoj”:
É certo que como uma pessoa com a escolaridade do Chico Xavier…
Ele completou apenas o primário.
“saoj”:
…mas os espíritas aceitam apenas alguns ensinos morais de Jesus e rejeitam o restante.
Muito errado.
saoj
É um direito meu… Uma coisa é ter personalidade, outra coisa é babar o ovo da maioria.
Eu já li muito sobre o assunto, mas diferentemente de vc com um olhar mais científico. Vc com toda essa “certeza” e “fé” não é de maneira nenhuma uma boa fonte. E se eu tb não for considerado uma boa fonte, então leiam os livros do Marcel Souto, e outros, e tirem suas próprias conclusões. Tb recomendo que visistem algum vidente, e tirem suas próprias conclusões. Minha experiência com esse tipo de coisa foi a pior possível. A coisa beira a imbecilidade, a John Edwards, e ao vidente do fantástico. Talvez tenha ido nas pessoas erradas. Ok. Eu acho legal a comunicação com os mortos. Seja através de sonhos ou do que seja. Se dá conforto as pessoas aqui na terra então é muito válido. Mas leiam o livro de Marcel Souto, para ver uma análise imparcial sobre o assunto, de alguém que frequentou vários centros.
E se vc realmente conhece um caso comprovado cientificamente de alguém que psicografou um texto completo numa lingua que desconhecia, então publique isso e peça para essa pessoa ir pegar o milhão de dólares que aquele mágico oferece. Nem que seja para doar aos pobres, como Chico Xavier fez !!! Nunca ouvi falar de ninguém que fez isso. É claro que todos irão falar que “já houve casos comprovados disso”. Só que ninguém realiza a mesma coisa num ambiente monitorado. Ambiente monitorado não dá, tem que ser num ambiente natural. ok.
Eu (e qualquer pessoa normal) consigueria decorar um texto em uma lingua que desconheço. Isso tb não deve ser muito difícil de se fazer. Logo a questão ficará sempre em aberto, a não ser que a lingua seja escolhida na hora. Mas aí, vão falar que não é o médium que escolhe o espírito, mas o espírito que escolhe o médium. Tudo bem. Apenas acho que seria uma ótima oportunidade de provar isso, para não deixar mais margem de dúvidas sobre esse tema polêmico.
Isso aqui não fui eu quem disse, ok?
Eu eu não falei nada sobre o espiritismo. Acho uma excelente doutrina e/ou filosofia e/ou religião, o que seja. Acho bastante lógica e racional, principalmente se compardo com as outros. Apenas tenho minhas dúvidas quanto “a conversa com os mortos”. Será que religião tem que ser sempre tudo ou nada. Ou vc concorda com todos os dogmas ou então bye bye. Eu acho legal a idéia de karma e causa-e-efeito. Isso é algo que acredito piamente: aqui se faz aqui se paga. É sempre assim.
Leiam o livro do Marcel Souto, totalmente imparcial, de uma pessoa que escreveu um belo livro sobre Chico Xavier. E tirem suas próprias conclusões.
jmp
não sei se sou esclarecido, mas sempre comi guloseimas de macumba e nunca passei mal.
saoj
Eu tenho interesse em saber que eventos foram esses. Respeitosamente, pois como isso nunca aconteceu comigo, tenho que recorrer a experiencia dos outros.
Vc poderia citar o evento mais paranormal que vc já presenciou ?
Ironlynx
Jah pensou que no início, os primatas originais tinham uma energia X, muito forte, que permitiu a eles vencerem e chegarem até hoje, se multiplicando velozmente, justamente pq essa energia era alta.Essa energia original, não aumentou nem diminuiu(foi conservada!), mas foi fragmentada em muitas partes por que nasceram mais pessoas do que o necessário para a perpetuação da espécie.Devido a “fragmentação” da energia vital, ficamos mais sucetíveis a tragédias e desastres, pois um único indivíduo tem menos energia do que a eras passadas possuía.Logo, não há evolução, enquanto essa energia não for “acumulada”(ou concentrada) novamente.Prepare-se para o pior! :lol:
Já dá para pegar o preconceito aqui…Nem toda “Macumba” mexe com espírito, só a Umbanda.No Candomblé, o culto é voltado aos Orixás, que são “forças da Natureza”, muito parecido com a Mitologia Nórdica, mas com outros nomes.
Acho que antes do pessoal falar da religião alheia, e apresentar a sua como “a verdade suprema”, seria interessante ler um pouco(de preferência de alguém que não tenha preconceito por nenhuma) de cada uma para tirar suas próprias conclusões.
Como bom Ateu, eu já li sobre muitas, não gostei de nenhuma, mas em cada uma, eu procurei ver algo de positivo, até para não ser picuinha com nenhum dos meus amigos… Por exemplo:
no Budismo gostei da humildade do Dalai Lama, ao dizer que não sabe as respostas de tudo, e o que a ciência provar que a Religião dele está errada, ela deve ser mudada.Algo raro de encontrar em um religioso, pois só vemos verdades supremas…
No Candomblé, gosto da explicação matemática(toda baseada em binário) da explicação dos Odums, que regem um indivíduo.É bem pensada.
peczenyj
James Randi oferece um prêmio de 1 milhão de reais para quem fizer algo paranormal na frente dele. até hoje todos os candidatos foram desmascarados nas primeiras provas - como ele é um ex-magico ele sabe reconhecer truques.
Ele desmascarou Uri Geller, O Homem do Rá e umas seitas que ‘viviam de luz’ entre outros feitos.
Quem quiser acreditar em coisas religiosas e/ou doutrinas espiritas, que acredite. Parte de cada um descobrir no que acreditar e, principalmente, como tolerar o resto do mundo que não pensa igual a ele.
Mas ja que se menciona alguma coisa científica: leiam sobre Popper e a questão da refutabilidade na ciência. Até hoje não vi ninguem mostrar/provar que o espíritismo fosse refutável.
Se fosse possivel, provariamos, ou não, a existencia de Deus e fim de papo.
cv1
Esse papo me lembra muuuuuuuito o nosso velho amigo:
“The simplest explanation is usually the best.”
Em outras palavras, pra que vc precisa usar essa ‘energia X’ pra explicar alguma coisa?
eu não queria entrar nesta discução, mas la vou eu …
por que tu acha que crer em cristo quer dizer concordar com você em como ele era?
o que tu tem a dizer sobre os Evangelios apocrifos, que por algum motivo desconhecido não foram incluidos na biblia (a maior parte deles por que a igreja catolica seria prejudicada com a forma como cristo ou os atos do cristo foram descritos, então eles resolveram simplesmente esconder estes evangelios)?
tu viveu na epoca de cristo para ter certeza de que a versão contada pela igreja católica é a correta? ou sera que é a versão do espiritismo? ou então a versão do protestantismo? ou a versão …
respeito a igreja católica (que é o que tu chama de cristianismo) assim como todas as outras religiões, mesmo eu não concordando com muita coisa da maioria delas.
agora tu não tem o direito de vir aqui e desmerecer nenhuma delas, e menos ainda tentar impor a tua crença para outros.
Urubatan, pelo que entendi, o Carneiro não está dizendo que o certo é a maneira de pensar, mas (no que eu concordo) a questão pode ser resumida numa pergunta. Sabendo que o espiritismo reconhece e crê em Jesus, logo deve aceitar a Bíblia como a palavra de Deus, certo? Pois creio que ninguém discorda que a Bíblia cita inúmeras vezes que “os mortos não voltam à vida” apenas haverá ressurreição no dia do juízo final. Então vai minha pergunta, quanto ao fato de um colega anteriormente ter dito que “todo espírita é cristão”, como se pode dizer que uma crença segue duas coisas completamente diferentes?
C
carneiro
Urubatan,
Vamos com calma. Em nenhum momento quis desmerecer religião nenhuma, nem mesmo impôr minha fé. Estamos apenas dialogando.
Em primeiro lugar, não sou católico, e sim evangélico. Sigo como regra de fé e prática as Escrituras, somente.
Com relação aos evangelhos apócrifos, eles não datam do primeiro século, como os outros. Foram escritos mais tarde, provavelmente por gnósticos (não confundir com agnósticos). Assim como hoje, você acha que na época não haviam vários que odiavam a fé cristã, e tentavam miná-la?
Além disso, os Evangelhos que temos na Bíblia são de autoria apóstolica, ou de pessoas muito próximas aos apóstolos. Por isso que estão nas Escrituras.
Agora, pode-se argumentar: “quem garante que a igreja católica não alterou os primeiros escritos dos apóstolos?”. Bem, é importante verificar que, por muitos séculos, o catolicismo ocultou a Bíblia, restringindo o seu acesso, e ensinando que apenas sacerdotes poderiam lê-la. A estratégia foi ocultar, e não distorcer. E quando algumas pessoas passaram a ler as Escrituras perceberam erros católicos e ocasionou a reforma.
Bem, por favor digo isso com todo respeito aos católicos do GUJ.
Mas pretendo terminar minha participação por aqui. Qualquer questionamento às minhas declarações, por favor, em pvt.
guariba
Não tem jeito, vai descambar para religião…
1112
[joke] “Eu me recuso a provar que existo,” diz Deus, " pois prova nega a fé, e sem fé eu não sou nada."
“Mas,” diz o Homem, “o peixe de Babel contradiz isso, né? Ele não poderia ter evoluído à toa. Isto prova que Você existe e, pelos Seus próprios argumentos, prova o contrário.”
“Oh não,” diz Deus, “eu não havia pensado nisso,” e desaparece em uma nuvem de lógica.
“Bem, essa foi fácil,” diz o Homem, que segue numa cruzada para provar que o branco é preto e se mata ao ver uma zebra.
[/joke]
urubatan
OK, o evangelho de judas não data do primeiro século?
tah bom …
Yeap, claro …
12 apostolos escreveram e 4 constam na biblia, por que não incluiram os outros?
Cada um acredita no que quer …
só não chegue aqui dizendo que o que você pens é a verdade absoluta.
urubatan
adriano.ferranti:
Urubatan, pelo que entendi, o Carneiro não está dizendo que o certo é a maneira de pensar, mas (no que eu concordo) a questão pode ser resumida numa pergunta. Sabendo que o espiritismo reconhece e crê em Jesus, logo deve aceitar a Bíblia como a palavra de Deus, certo? Pois creio que ninguém discorda que a Bíblia cita inúmeras vezes que “os mortos não voltam à vida” apenas haverá ressurreição no dia do juízo final. Então vai minha pergunta, quanto ao fato de um colega anteriormente ter dito que “todo espírita é cristão”, como se pode dizer que uma crença segue duas coisas completamente diferentes?
acreditar em cristo não quer dizer acreditar no que a igreja católica disse que ele falou.
tente responder o me post anterior dizendo por que os outros evangelhos não entraram na biblia? não acha estranho existirem 12 apostolos e apenas 4 serem incluidos na biblia? quem é a igreja católica para decidir quais textos foram inspirados pelo espirito santo?
falo em igreja católica por que a primeira versão sa biblia (novo testamento), pelo menos pelo que eu sei, foi montada por eles …
urubatan
ja qe descambou para religião mesmo …
alguem por favor bloqueia isto, eu como me envolvi na discução não tenho o direito de fazer isto
Paulo_Silveira
bem na hora que eu respondi fecharam! ainda bem que tenho pdoeres sobrenaturais
urubatan:
tente responder o me post anterior dizendo por que os outros evangelhos não entraram na biblia? não acha estranho existirem 12 apostolos e apenas 4 serem incluidos na biblia? quem é a igreja católica para decidir quais textos foram inspirados pelo espirito santo?
falo em igreja católica por que a primeira versão sa biblia (novo testamento), pelo menos pelo que eu sei, foi montada por eles …
Urubatan, uma rapida explicacao de um filho de ex-padre:
Primeiramente, quem decidiu quais livros foram inspirados nao foi a igreja catolica. A igreja catolica nasceu com Constantino, ja o canon nasceu bem antes.
Quando os cristaos eram perseguidos, antes de Constantino declarar o imperio como cristao, eles precisavam de alguma forma para combater a cultura greco-romana e a judaica. Os cristaos nao tinham um texto basico, o que eles tinham eram CENTENAS de documentos, epistolas e relatos.
Um dia as igrejas conhecidas como primitivas (Corintio, Roma, etc) sentaram e decidiram escolher um montao de livros para serem usados como sua doutrina. nao podiam pegar todos porque tinham MUITOS, mas MUITOS mesmo (da pra ter uma ideia no excelente site http://www.earlychristianwritings.com/)
Alguns criterios usados para selecionar o que ia entrar na biblia:
carta/livro deveria ser famoso na maioria das igrejas primitivas
autor deveria ter proximidade a Cristo
nao poderia contradizer um livro que era aceito por todas as igrejas
Alguns evangelhos apocrifos, como o de Maria Madalena, Judas e o proto evangelho de Sao Mateus iam de encontro com a tradicao judaica, dando igualdade demais entre homens e mulheres (diferentemente do que Paulo prega na carta aos Corintios) e matavam a noção de igreja (assista Stigmata).
O criterio é humano. Se voce quer aceita-lo, é uma questao puramente de fé. Ninguem tem como provar nada, se tivesse nao seria religiao, seria ciencia.
urubatan
Paulo Silveira:
bem na hora que eu respondi fecharam! ainda bem que tenho pdoeres sobrenaturais
Urubatan, uma rapida explicacao de um filho de ex-padre:
Primeiramente, quem decidiu quais livros foram inspirados nao foi a igreja catolica. A igreja catolica nasceu com Constantino, ja o canon nasceu bem antes.
Quando os cristaos eram perseguidos, antes de Constantino declarar o imperio como cristao, eles precisavam de alguma forma para combater a cultura greco-romana e a judaica. Os cristaos nao tinham um texto basico, o que eles tinham eram CENTENAS de documentos, epistolas e relatos.
Um dia as igrejas conhecidas como primitivas (Corintio, Roma, etc) sentaram e decidiram escolher um montao de livros para serem usados como sua doutrina. nao podiam pegar todos porque tinham MUITOS, mas MUITOS mesmo (da pra ter uma ideia no excelente site http://www.earlychristianwritings.com/)
Alguns criterios usados para selecionar o que ia entrar na biblia:
carta/livro deveria ser famoso na maioria das igrejas primitivas
autor deveria ter proximidade a Cristo
nao poderia contradizer um livro que era aceito por todas as igrejas
Alguns evangelhos apocrifos, como o de Maria Madalena, Judas e o proto evangelho de Sao Mateus iam de encontro com a tradicao judaica, dando igualdade demais entre homens e mulheres (diferentemente do que Paulo prega na carta aos Corintios) e matavam a noção de igreja (assista Stigmata).
O criterio é humano. Se voce quer aceita-lo, é uma questao puramente de fé. Ninguem tem como provar nada, se tivesse nao seria religiao, seria ciencia.
Exato, posso ter atrazado um pouco a origem, mas o que eu estava tentando dizer (mesmo tendo me equivocado em quem iniciou o processo), era exatamente isto …
O criterio é humano, e existiam outras versões …
Cada um escolhe acreditar no que quer … isto é uma questão de fé …
agora dizer, apenas o que eu acredito é verdadeiro, como estavam fazendo não é muito correto.
(tudo bem que a falta de nocotina deve ter influenciado na orma como eu escrevi os posts )
[segundo dia sem cigarro, … esta semana não estou exatamente de bom humor ]
Paulo_Silveira
uma hora voces discutiram o que eh ser cristao: eh seguir as atitudes de Cristo.
acho que entre as atitudes de cristo nao estavam a prosperidade financeira, a carreira profissional elitizada, o carro importado e outras coisas.
entao, isso que a IURD, a Renascer e outras neopentecostais falam eh uma BAITA contradicao.
soh quem nunca leu um pedacinho de nenhum evangelho pode acreditar que cristo prometeu alguma coisa terrena, ainda mais fisica/propriedade. insano.
Thiago_Senna
mais ou menos. Algumas religiões acreditam que elas são corretas e que outras não. Por exemplo, para evangélicos, espiritismo é errado. Não há como um evangélico dizer que espiritismo é algo verdadeiro, pois o espiritismo nega algumas das crenças dos evangélicos.
Acho que não é possível tratar religiões de forma genérica, como se todas fossem corretas, pois umas negam as outras.
Paulo_Silveira
Thiago Senna:
Acho que não é possível tratar religiões de forma genérica, como se todas fossem corretas, pois umas negam as outras.
ah! mas tem sim. é o ecumenismo. o que acha disso? “Deus se manifestou de diversas maneiras, seja atraves de Krishna a Buda e Maomé, mas principalmente atraves de Cristo e de sua igreja”.
F
flaleite
Paulo Silveira:
uma hora voces discutiram o que eh ser cristao: eh seguir as atitudes de Cristo.
acho que entre as atitudes de cristo nao estavam a prosperidade financeira, a carreira profissional elitizada, o carro importado e outras coisas.
entao, isso que a IURD, a Renascer e outras neopentecostais falam eh uma BAITA contradicao.
soh quem nunca leu um pedacinho de nenhum evangelho pode acreditar que cristo prometeu alguma coisa terrena, ainda mais fisica/propriedade. insano.
mais ou menos. Algumas religiões acreditam que elas são corretas e que outras não. Por exemplo, para evangélicos, espiritismo é errado. Não há como um evangélico dizer que espiritismo é algo verdadeiro, pois o espiritismo nega algumas das crenças dos evangélicos.
nops …
nem todas as religiões …
o espiritismo e a igreja messianica por exemplo pregam que tu é livre para acreditar no que quiser, e deve respeitar o que os outros acreditam.
inclusive até pouco tempo atraz, todos os espiritas que eu conheço não diziam que o espiritismo era uma religião, e sim uma filosofia se não estou enganado.
inclusive podemos fugir um pouco do contexto religioso, e aqui peço ajuda a alguem que entenda mais de leis do que eu, na nossa constituição artigo 5o
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
Ou seja, cada um pode acreditar no que quiser, mas é obrigado a respeitar o que os outros acreditam, ou seja: dizer, apenas o que eu acredito é verdadeiro, como estavam fazendo alem de não ser muito correto pode ser considerado crime dependendo do advogado da outra parte ser bom o suficiente para isto
C
carneiro
Ah, esqueçam essa mensagem. Tem gente parece estar com os animos a flor da pele aqui.
[editado]
1112
Este é o fundamento da piada que coloquei.
Thiago_Senna
Na verdade, me refiro a situações como por exemplo: Evangélicos não acreditam em outros deuses, ou santos, por exemplo. Para evangélicos, existe um único Deus. Isso faz com que seja um pouco complicado para um evangélico citar que o catolicismo é algo verdadeiro.
Outro exemplo seria a reencarnação, que faz com que evangélicos neguem a credibilidade dos espiritas.
Não estou querendo dizer que algo é errado ou deixa de ser, mas algumas religiões acreditam em algo que crêem ser uma verdade única, enquanto outras (inclusive algumas igrejas evangélicas) são mais flexíveis, e admitem outros pontos de vista.
Você tem todo o direito de esperar respeito de pessoas com opções religiosas diferente da sua, só não há como esperar que elas concordem que você esteja correto ou deixe de estar. Por exemplo, de acordo com minha religião, se eu deixar de te dizer que você está errado, eu estaria pecando, pois estaria negando a verdade que cristo pregou, e ainda por cima quebrando um mandamento.
É um assunto um tanto complicado!
urubatan
Thiago Senna:
Você tem todo o direito de esperar respeito de pessoas com opções religiosas diferente da sua, só não há como esperar que elas concordem que você esteja correto ou deixe de estar. Por exemplo, de acordo com minha religião, se eu deixar de te dizer que você está errado, eu estaria pecando, pois estaria negando a verdade que cristo pregou, e ainda por cima quebrando um mandamento.
É um assunto um tanto complicado!
na verdade nem um pouco complicado, veja onde eu falei:
urubatan:
inclusive podemos fugir um pouco do contexto religioso, e aqui peço ajuda a alguem que entenda mais de leis do que eu, na nossa constituição artigo 5o
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
posso estar enganado, mas no caso de tu não me dizer que eu estou errado, tu não estaria pecando de acordo com religião nenhuma, pois quem de acordo com a tua religião (não sei qual é, só estou tentando usar um pouquinho de lógica aqui) quem estaria negando a verdade que cristo pregou seria eu e não tu.
mas, claro qe posso estar enganado :twisted:
[segundo dia sem cigarro, … esta semana não estou exatamente de bom humor :twisted: ]
Thiago_Senna
urubatan:
posso estar enganado, mas no caso de tu não me dizer que eu estou errado, tu não estaria pecando de acordo com religião nenhuma, pois quem de acordo com a tua religião (não sei qual é, só estou tentando usar um pouquinho de lógica aqui) quem estaria negando a verdade que cristo pregou seria eu e não tu.
mas, claro qe posso estar enganado
hehe, agora você chegou em um ponto simplesmente maravilhoso.
Há na bíblia, inclusive no novo testamento, onde profetas, apóstolos entre outros que pregavam, eram presos, e depois, de forma milagrosa eram libertados da cadeia. Se não bastasse isso, João Batista foi preso e morto afirmando sobre a vinda do Messias.
Dependendo do religioso que vc se deparar, ele pode estar disposto a morrer ou ser preso pelo que crê, pois exemplos bíblicos não faltam.
Bom, até aqui não notei alteração nenhuma. Acho que está sendo uma discussão saudável.
Thiago_Senna
urubatan:
quem estaria negando a verdade que cristo pregou seria eu e não tu.
mas, claro qe posso estar enganado
Não está escrito na bíblia: Ide, e pregai o evangelho a toda criatura. (Mais ou menos isso)
Também tem outra passagem que cita algo mais ou menos assim: Aquele que me negar, eu também o negarei diante de meu Pai.
Sinto muito por não saber agora quais são as passagens corretas, ou mesmo a referência bíblica.
Até +
J
juzepeleteiro
http://www.bibliaonline.com.br
Acessa meu site
Thiago_Senna
juzepeleteiro:
Thiago Senna:
Sinto muito por não saber agora quais são as passagens corretas, ou mesmo a referência bíblica.
http://www.bibliaonline.com.br
Acessa meu site :D
Thanks! Muito bom este site!
T
tecmou
Eu não vejo problema nenhum em acreditar e afirmar que aquilo em que creio é a verdade absoluta e que não há nenhum outro caminho que possa conduzir alguém até Deus. Creio nisso porque é o próprio Jesus quem afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Além disso, sou totalmente a favor da liberdade religiosa e de pensamento. E é justamente essa liberdade que me dá o direito de acreditar que há uma verdade absoluta e que essa verdade é aquilo em que creio. Tenho todo o direito de acreditar nisso da mesma forma como um ensino como a evolução (uma teoria, que necessita de fé tanto quanto uma religião) tem o direito de ser ensinado em escolas públicas como a verdade sobre a origem das espécies.
Só para constar, sou protestante reformado (evangélico).
urubatan
tecmou:
Eu não vejo problema nenhum em acreditar e afirmar que aquilo em que creio é a verdade absoluta e que não há nenhum outro caminho que possa conduzir alguém até Deus. Creio nisso porque é o próprio Jesus quem afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Além disso, sou totalmente a favor da liberdade religiosa e de pensamento. E é justamente essa liberdade que me dá o direito de acreditar que há uma verdade absoluta e que essa verdade é aquilo em que creio. Tenho todo o direito de acreditar nisso da mesma forma como um ensino como a evolução (uma teoria, que necessita de fé tanto quanto uma religião) tem o direito de ser ensinado em escolas públicas como a verdade sobre a origem das espécies.
Só para constar, sou protestante reformado (evangélico).
era mais ou menos isto que este cara estava tentando defender
A
Alexandre_Possebom
Respeito seu ponto de vista amigo, porém vale lembrar que sua verdade absoluta é na verdade relativa no contexto geral pois é absoluta para você.
Jesus é o caminho, não importa o meio de transporte (religião) que você utilize para andar nesse caminho.
saoj
Galera, o tópico era sobre paranormais, videntes e todos esses que dizem terem poderes sobrenaturais, mas na verdade são apenas fenômenos muito humanos e/ou truques para enganar o próximo.
Algumas pessoas acreditam realmente que possuem poderes sobrenaturais de previsão do futuro e comunicação com os mortos. Respeito essas pessoas pois não estão agindo de má fé.
Já há uma galera que realmente precisa tomar um “corretivo”. Se alguém aqui já viu o programa do John Edwards sabe o que eu estou falando. Dá nervoso! E o que me deixa mais desesperado ainda é a quantidade de pessoas que acredita nesse cara. Pelo amor de Deus !
PS: A votação está apertada. Como vocês podem ver esse mercado é enorme.
Tudo que eu tenho a dizer é: “Aqui se faz aqui se paga!”
Não sei como esse cara consegue dormir a noite.
Ele tem toda a pinta de que sabe muito bem o que está fazendo. Me dá nojo quando ele erra totalmente algum chute e começa a pressionar a vítima para um outro ponto. Ou quando fala coisas óbvias. É nojento. Se o cara faz uma parada dessa com uma familiar meu, não sei não…
Acho que o único evento paranormal é como tanta gente acredita nessas coisas. Eu tenho uma teoria: PURA NECESSIDADE de se apager a algo sobrenatural e fora do nosso controle. Eu tb já tive essa necessidade, mas dei uma boa pesquisada antes de me apegar a qualquer coisa.
J.E.Z
Vcs estão lembrados dakela série que tinha no Fantástico com o padre Quevedo, que ele desafiava qualquer um a provar que tem poderes paranormais. E ainda tinha um grupo nos USA q pagava 1 milhão pra quem provasse ser um paranormal.
E eu tb desafio a qualquer um me provar que tem “poderes” paranormais.
Essas pessoas só sabem aproveitar dos momentos de fraquezas dos outros.
O unico que eu vi até hj que é um exemplo de humanidade é o Xico Xavier que aplicava o seu dinheiro todo em projetos solidários.
Mas essas pessoas não são “tão” malvadas, porque é mais ou menos assim:
tem gente que precisa de religião pra viver e outras não, e para os que necessitam, ela faz muito bem. Esse exemplo tb vale para esse tipo de enganação. Tem gente que precisa acreditar em videntes e paranormais, outros não e vivem bem assim tb.
Na verdade o ser humano gosta de ser enganado e acreditar em coisas que ele não pode provar, simplesmente pra dar sentido a sua existencia tão mal explicada.
Rodrigo_Carvalho_Aul
Eu só sei que não tenho certeza de nada. Não sei se Deus existe, se Jesus existiu e fez milagres, se existe espírito e mundo espiritural, se reencarnamos ou esperamos embaixo da terra o juízo final. Pra mim nada disso é certo, são teorias, que um dia vão ser comprovadas ou não. Até tenho minhas próprias teorias baseadas nas religiões e na minha própria lógica.
Por isso não sou taxativo em falar de nada, acho que tem muita coisa que não sabemos pra jugar a fé (ou falta de fé) dos outros. Tenho meus preconceitos religiosos, tenha antipatia por certas religões e religiosos, mas tento guardar isso pra mim. E tenho minhas preferências religiosas.
Eu sinceramento espero que o caminho seja mais ou menos o que o espiritismo diz, acho mais lógico. E, certos ou não, acho a postura/conduta dos espíritas muito mais racional e lógica.
Triste é até hoje existir gente tentando enganar as outras com esse assunto.
[]'s
Rodrigo C. A.
Ironlynx
Foi mal cv, eu “abendei” da explicação que ia dar(matemática) com medo de ficar muito modorrenta…onde está energia X, leia-se energia de quantidade “X”.
Perfeito Paulo.
É só analisar o tipo da religião… toda religião monoteísta(por exemplo), é impositiva e excludente, por isso, considerando-se portadora de uma verdade suprema todas as premissas das demais são consideradas falsas.
Na verdade, isso ocorre devido a necessidade humana de ter “um pai” e quem lhe conforte.Se realmente a ciência por A+B provar(de forma prática) que Deus não existe, e tudo que é sobrenatural é plenamente explicável(eu acredito nisso), mas ainda não foi encontrada uma resposta, mais da metade do mundo entra em parafuso e acaba por matar uns aos outros.
Rodrigo_Carvalho_Aul
Nem todas, o espiritismo é monoteísta e não quer obrigar ninguém a ser espírita, e nem condena as outras religiões.
[]'s
Rodrigo C. A.
Ironlynx
Isso é o que você diz.Tenho amigos espíritas, já li o livro de Kardec, e acho que apresenta a mesma exploração da “culpa” como qualquer outra.Mas não vamos discutir isso aqui.Isso é um tópico sobre PARANORMALIDADE.
Sérgio(SAOJ), uma prova de que não conhecemos quase nada sobre o cérebro, é algumas experiências que ocorrem quando mexem nele. Existe uma operação de retirada de tumor, em que o paciente é operado conscientemente(com crânio aberto) e o médico dá um pulso elétrico em dada área, e a pessoa fica como se tivesse anestesiada, mas falando com o médico.
Em uma operação de uma paciente com epilepsia grave, um médico de um um pulso de certa intensidade em uma paciente, e a paciente “saiu do corpo” e descreveu todo mundo em volta(ela estava com anestesia geral).
Em outra, também por estímulos elétricos, uma paciente que se sentia pressionada, fez várias coisas “voarem” em uma UTI.
F
flaleite
Não vou me meter nessa discussão por que sou ateu. Graças as Deus!! :lol:
peczenyj
Conheço um estudo recente sobre formação de memória durante anestesia geral em operações cardiacas feita pela UFRGS. Não é impossivel que uma pessoa se lembre de alguma coisa nessas condições. É possivel que seja uma alucinação. Mas como saber ?
Se a pessoa tivesse ‘saido do corpo’ e tivesse adquirido um conhecimento impossivel de obter dado o seu estado - por exemplo falar um acontecimento que viu em outra sala, com precisão suficiente para ser confirmada por outro testemunho idôneo ou ter lido alguma coisa (letreiro/prontuario/algum cartão no chão) que pudesse ser encontrado e comparado.
Estamos falando de Refutabilidade. Como provar que ele realmente saiu ? É só trazer uma informação que ele não podia ter! Se ele trouxer e não corresponder, então está refutada esta hipótese (seria uma simples alucinação?), caso contrario consagra-se a viagem extra-corporal.
Outro exemplo, em 1955, Wilder Penfield fez a sua famosa experiência na qual estimulava eletricamente lóbulos temporais, o que resultou em um bom numero de experiências de déjà vu, outrora atribuidas à atividades estra-sensoriais.
Dizer que ‘não conhecemos quase nada sobre o cérebro’ não significa nada, nesse sentido. Também não sabemos quase nada sobre muitos planetas extra-solares. Na verdade a ciência refuta as chamadas para-ciências por que as mesmas seguem pouco ou nenhum método, não se preocupam com a reprodutibilidade nem com as condições de estudo, poucos submetem seus trabalhos para algum tipo de revisão idônea e sempre são envoltos em algum tipo de teoria conspiratória (mesmo que branda).
Em 1986, o governo alemão deu 250 mil dólares para os físicos da Universidade de Munique verificarem se a radioestesia era um fenômeno paranormal. Os pesquisadores planejaram um experimento cuidadoso a fim de averiguar a capacidade dos radioestesistas de encontrar tubulações de água dentro de um depósito nos arredores de Munique. Os 500 radioestesistas convidados passaram por um teste preliminar para selecionar os 43 mais habilidosos. Para verificar a habilidade dos radioestesistas em encontrar água corrente, foi estabelecida no depósito uma linha de teste de 10 metros e no subsolo foi colocado um vagão que permitia mover ao longo da linha de teste uma tubulação conectada a uma bomba através de mangueiras. Os radioestesistas tinham que indicar onde se encontrava a tubulação e todos concordaram que esta era uma tarefa condizente com suas habilidades. O estudo também envolveu milhares de testes preliminares, cujo objetivo era eliminar os candidatos sem talento algum e ajustar as condições do experimento de forma a que cada radioestesista trabalhasse em condições de melhor resposta. Assim foram feitos testes com água corrente, parada, sem água, com água salgada ou água contendo areia ou cascalho, fluxo turbulento ou não, e cada radioestesista escolheu as condições que considerava ideais. Além disso, antes de cada experimento, os radioestesistas faziam uma varredura do depósito para verificar se havia alguma fonte de radiação que pudesse atrapalhar os testes; em caso positivo, o local era excluído como possível ponto para localização da tubulação. (Interessante notar que os locais das fontes de interferência eram diferentes de acordo com o radioestesista). Foram conduzidos um total de 843 testes durante dois anos e os dados obtidos mostraram resultados totalmente randômicos, ou seja, os radioestesistas estavam apenas adivinhando onde estava a tubulação. Apesar de alguns testes individuais apresentarem resultados acima do esperado para pura adivinhação, o radioestesista em questão não era capaz de repetir uma série tão boa. Eventos fora do comum são pouco prováveis, mas não são impossíveis, e a indicação de algo sobrenatural estaria no fato da pessoa repetir algumas séries com resultados extraordinários, o que não foi o caso.
As figuras abaixo mostram o que se esperaria de radioestesistas com uma boa habilidade (uma relação clara entre seus resultados e a localização dos alvos) e o resultados reais do teste (totalmente aleatórios).
Simples, e não requer nenhum ‘conhecimento assombroso sobre o cérebro, o universo e tudo mais’.
Não conheço nenhum caso médico de coisas voando em uma UTI sendo testemunhado por médicos ou enfermeiros (cujo caráter e conhecimento científico não são de se jogar fora - duvido que uma equipe presente à uma cirurgia não consiga diferenciar objetos voando em uma UTI de fenômenos normals).
O caso mais famoso de Psicocinesia e telecinesia (aka PK) é o de uma dona de casa de Leningrado, Nina Kulagina, nascida em meados da década de 1920, demonstrou suas habilidades (a partir de 68) a cientistas ocidentais que observaram os movimentos de objetos dos mais diversos tipos e tamanhos e impressão de imagens em filme fotográfico. Ela também exercia efeito PK sobre o coração de uma rã, retirado do corpo do animal. Kulagina foi também fotografada aparentemente levitando objetos.
Quanto às condições sob as quais Nina Kulagina operava, estavam longe do mínimo aceitável em termos de controles científicos básicos. Testes eram freqüentemente realizadas em sua casa ou em quartos de hotel e nunca nenhum controle rígido lhe foi aplicado devido ao fato de que uma demonstração sua poderia requerer várias horas de concentração prévia, e mesmo assim não havia nenhuma garantia de sucesso.
Infelizmente, nenhum especialista em prestidigitação esteve presente às demonstrações de Kulagina.
MarcioTavares
“saoj”:
Uma coisa é ter personalidade, outra coisa é babar o ovo da maioria.
Bom, não sei de quem vc está falando. Eu não babo o ovo da maioria.
“saoj”:
Eu já li muito sobre o assunto, mas diferentemente de vc com um olhar mais científico. Vc com toda essa “certeza” e “fé” não é de maneira nenhuma uma boa fonte.
Tenho que dizer que você está redondamente errado. Eu não tenho esse perfil extremamente religioso, quase fanático, que vc está querendo passar. Pelo contrário. Além do que, eu não li sobre o assunto. Eu vivi o assunto. Durante muitos anos. Foi uma experiência viva, e não contada por terceiros.
Como eu falei antes, quem já frequentou algum grupo de estudos Kardecista sabe qual é a ótica abordada. Como o próprio “título” diz, é um grupo de estudos, e não um monte de fiéis ou um grupo que se reúne estritamente para orar por orar, como muitos fazem, aí sim, de forma fanática. O tipo de estudo, como o nome sugere, é científico. Mas não é científico da forma que conhecemos com tubos de ensaio, cobaias, cientistas loucos etc etc
“saoj”:
…então leiam os livros do Marcel Souto, e outros, e tirem suas próprias conclusões.
“saoj”:
Mas leiam o livro de Marcel Souto, para ver uma análise imparcial sobre o assunto, de alguém que frequentou vários centros.
Pode ser impressão minha, mas está parecendo que você está assumindo o livro desse Marcel Souto como “a verdade”. Espero que não seja isso.
Isso aqui não fui eu quem disse, ok?Perdão, erro meu. Ctrl-C, Ctrl-V errado.
“saoj”:
Vc poderia citar o evento mais paranormal que vc já presenciou ?
Desculpe, mas vou me reservar ao direito de não falar.
“Ironlynx”:
Já dá para pegar o preconceito aqui…Nem toda “Macumba” mexe com espírito, só a Umbanda.No Candomblé, o culto é voltado aos Orixás, que são “forças da Natureza”, muito parecido com a Mitologia Nórdica, mas com outros nomes.
Como esse é um assunto extremamente polêmico e delicado, qualquer agulha fora do lugar serve como pretexto de “ataque”. Se ficar bom assim, substitua o “Macumba” do meu texto por qualquer outra seita/culto/coisa essencialmente ruim. Minha intenção foi mencionar algo desse tipo e não ofender ninguém.
“Ironlynx”:
…seria interessante ler um pouco de cada uma para tirar suas próprias conclusões.
Concordo. Eu já frequentei algumas das principais religiões brasileiras e acho que conheço um pouco para poder dar a minha opinião.
“saoj”:
Minha experiência com esse tipo de coisa foi a pior possível. A coisa beira a imbecilidade, a John Edwards, e ao vidente do fantástico.
Como eu falei antes, não misture tudo no mesmo saco e dê pancada.
“urubatan”:
inclusive até pouco tempo atraz, todos os espiritas que eu conheço não diziam que o espiritismo era uma religião, e sim uma filosofia se não estou enganado.
Correto.
“Rodrigo Carvalho Auler”:
Eu sinceramento espero que o caminho seja mais ou menos o que o espiritismo diz, acho mais lógico. E, certos ou não, acho a postura/conduta dos espíritas muito mais racional e lógica.
+1
“Ironlynx”:
…e acho que apresenta a mesma exploração da “culpa” como qualquer outra
Como assim?
saoj
peczenyj:
O caso mais famoso de Psicocinesia e telecinesia (aka PK) é o de uma dona de casa de Leningrado, Nina Kulagina, nascida em meados da década de 1920, demonstrou suas habilidades (a partir de 68) a cientistas ocidentais que observaram os movimentos de objetos dos mais diversos tipos e tamanhos e impressão de imagens em filme fotográfico. Ela também exercia efeito PK sobre o coração de uma rã, retirado do corpo do animal. Kulagina foi também fotografada aparentemente levitando objetos.
Quanto às condições sob as quais Nina Kulagina operava, estavam longe do mínimo aceitável em termos de controles científicos básicos. Testes eram freqüentemente realizadas em sua casa ou em quartos de hotel e nunca nenhum controle rígido lhe foi aplicado devido ao fato de que uma demonstração sua poderia requerer várias horas de concentração prévia, e mesmo assim não havia nenhuma garantia de sucesso.
Infelizmente, nenhum especialista em prestidigitação esteve presente às demonstrações de Kulagina.
Eu faço isso tranquilamente tb. Só que o objeto não pode ser muito pesado, se não o fio untra-fino, resistente e transparente que está grudado na minha orelha e eu cuidadosamente colei a outra ponta no objeto pode arrebentar.
Feito isso é só mexer as mãos como um maluco, catar o fio entre os dedos que está no ar e começar a mexer o objeto. Dá até para fazer o objeto levitar. O mais legal é que vc mexe uma mão para a direita e o objeto vai para a esquerda, logo nem parece que vc está puxando o objeto. Isso porque vc está usando a outra mão como pivô.
A primeira vez que vi isso concluí na hora: o cara é um paranormal dos brabos. Fiquei bastante impressionado. Daí fui pesquisar. Resultado: a internet decretou o fim dos paranormais !!!
Fio transparente: 20 dólares em qualquer loja de mágica
Parafina transparente: 5 dólares em qualquer loja de mágica
Ver os bobinho sairem correndo achando que vc é um paranormal: Não tem preço !!!
Espero que esse não seja o evento sobrenatural que o amigo tenha presenciado.
Quanto a como acertar cartas e números que as pessoas pensam e como fazer telepatia com 80% de acerto sem usar ondas eletromagnéticas, eu não vou revelar não.
Quem quiser basta ir na Amazon e gastar 10 dólares com livros de mentalismo.
Ironlynx
Isso foi citado até no globo repórter.A paciente em questão não estava fazendo experiência extra-corpórea alguma, isso ocorreu devido a um impulso elétrico em dada intensidade, e a mulher descreveu coisas extra-sala operatória.Não sei lhe dizer que fim levou esse estudo, pois era sobre epilepsia…
Acho a comparação infeliz.Vc não pode comparar algo que está dentro de você, com o que está a minutos-luz e com custos muito inferiores de P&D para algo prático.
Isso foi dito por um conhecido médico, mas já tem tempo nem me disse a fonte.Detalhe: foi acidental, não intencional.
peczenyj, vc está muito “cético”, e pouco cientista.Você se esquece do “custo da prova”.O que eu escrevi, não é algo simples assim de você fazer, mesmo com dinheiro e teoria formulada funcional(o que em tese diz que “pode ser feito” na prática).Como alguém poderia sair por aí abrindo cabeças e aplicando cargas elétricas de tensões variadas em
diferentes áreas cerebrais das pessoas e sair anotando???Os DH cairiam matando os médicos-pesquisadores que fizessem isso.[sarcasm]Isso era privilégio dos nazistas…[/set sarcasm mode=“off”]
Jamais vi nada sobrenatural(só o Lula mesmo), mas se visse, e me esgotasse a explicação científica vigente, eu partiria para a formulação de uma nova.
Não considero P.E.S.(Percepção Extra-Sensorial) algo paranormal.É alguém que tem habilidades mais desenvolvidas que o outro.Eu não posso desacreditar por exemplo a fusão a frio, só porque ela não foi feita ainda na prática.Sem experimentação não há ciência.
A coisa mais assombrosa que eu já vi na ciência, foi aquela tentativa de transplante de cabeças de um macaco Rhesus para outro.(Vou até dar uma pesquisada para ver se acho algo!)
Não querendo defender nenhuma, porque uma seria essencialmente ruim, e a sua boa???
A base de toda religião é o medo e a culpa.Medo, porque se você não for uma “boa pessoa”(alguém com coragem me defina isso!kkk) você sofrerá a ira divina. Culpa, pois sem culpa(no sentido de ter feito algo errado, mesmo que você não saiba!!!) não há medo. E você deve espiar seus pecados para ser recebido “bem” no outro plano. Como elas se baseiam no desconhecimento(ignorância) dos indivíduos sobre um dado assunto, que tem difícil comprovação, elas se fortalecem na fraqueza dos seus adeptos.
Todas falam de ser bom e não ser mau, mas se eu sou bom só para os meus da minha religião, e negligencio o resto, até tachando eles de ruins/imbecis por serem diferentes, eu não estaria sendo ruim???Quem pode me dizer que eu sou mau???Um pastor, um vidente, um padre???
certamente não…
Não conheço religião que fale de um meio para um fim, e sim: “se vc não fizer isso, terá um custo alto que você pagará”(ou seja, já nascemos culpados de algo que nem sabemos como fizemos, no caso do Espiritismo, o Karma).
Marcio, eu sempre discuto com meus amigos kardecistas o tal do “vale dos suicidas”, pq religioes mais antigas, como algumas japonesas, o suicidio pode ser considerado uma saída honrada para uma derrota(ou perda) inevitável.Mas acho melhor pararmos com a religião e voltarmos para a paranormalidade…
Para os que querem se aventurar no âmbito da pesquisa, só lhes deixo uma frase de Fernando Pessoa: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
jmp
Essa história passou no discovery, muito tempo atrás, até hoje lembro:
A mulher teve algum problema de saude/acidente e chegou ao hospital em coma. Durante sua cirurgia ela teve de ser ressuscitada várias vezes. Ao sair do coma, tempos depois, ela perguntou se a pessoa X, que foi atropelado pela ambulancia na frente do hospital, estava bem. Os medicos disseram que sim… mas o acidente ocorreu no exato instante em que ela estava sendo operada.
Unicas alternativas:
esse negocio de sair do corpo existe;
pessoas em coma não estão exatamente inconscientes**
sei lá
** Já fiquei em coma por quase 40 horas. Me diagnosticaram coma num sabado ± 15:00. No domingo eu estava num quarto do hospital com a tv ligada. Eu me lembro quando me colocaram na cama, na hora que passou johnny bravo. Eu estava escutando, de forma estranha, parecia um sonho torto, eu nao conseguia pensar, só ouvir. Mas me lembro exatamente o que eu escutava, e as vezes parecia que eu estava sonhando com o que as pessoas falavam. Se alguem falasse “acidente de ambulancia” eu provavelmente ia “tipo” sonhar com isso alguns minutos depois, estranho. Voce nao consegue pensar, nada. Sõ ver coisas.
Quando eu acordei, achei que tinham passado alguns minutos, mas já fazia um bom tempo que eu estava “apagado”. A maior parte do tempo eu realmente estava “off”.
MarcioTavares
“Ironlynx”:
Não querendo defender nenhuma, porque uma seria essencialmente ruim, e a sua boa???
Na minha opinião, qualquer coisa que, em qualquer momento, faça algo para prejudicar outras pessoas, interesses de outras pessoas, pra mim é essencialmente ruim. Foi a isso que me referi.
“Ironlynx”:
A base de toda religião é o medo e a culpa.
Não concordo muito com isso, mas tudo bem.
“Ironlynx”:
…pq religioes mais antigas, como algumas japonesas, o suicidio pode ser considerado uma saída honrada para uma derrota(ou perda) inevitável.
Religiões? Tem certeza? Posso estar errado, mas eu acho que isso faz parte apenas da cultura bem antiga dos japoneses, e não de uma religião em si. Mas me corrija se eu estiver errado.
“Ironlynx”:
Medo, porque se você não for uma “boa pessoa” você sofrerá a ira divina. Culpa, pois sem culpa não há medo. E você deve espiar seus pecados para ser recebido “bem” no outro plano.
…se vc não fizer isso, terá um custo alto que você pagará (ou seja, já nascemos culpados de algo que nem sabemos como fizemos, no caso do Espiritismo, o Karma)
A interpretação do Kardecismo para karma não é radical desse jeito.
1112
Não sei o Xintoísmo, mas o Budismo condena o suicídio. A parte da cultura japonesa que usa o suicídio como forma de recuperar a honra é o bushidô, o “código” do antigo samurai, que basicamente dizia que o dever do samurai era servir ao seu senhor, e que se falhasse, não era digno de viver. Inclusive, o governo japonês lá pro século XVII exigia o suicídio daqueles que traíam o governo de alguma forma, mas não queriam que a família fosse desonrada.
O Egito antigo tinha uma cultura de esperar e se preparar para a morte, não sei se isso inclui suicídio.
Essa humanização divina de ter emoções e sentimentos, de ira, vingança, felicidade,… Vem da religião católica, existem muitas outras que não personificam o seu Deus. É diferente Deus ser justo e não ter ira. Justiça não tem sentimento apenas julga se foi bom ou ruim de acordo com as leis (essas leis dependem da religião). Culpa e medo é usado pelos religiosos como forma de dominação e não pela religião em si. Não confuda a igreja (construção e instituição) com a Igreja, não confuda a religião com os religiosos.
guariba
Bah… pra que tanta discussão? Todo munda sabe que deus é o Eric Clapton.
Ironlynx
Acho impossível você viver sem jamais prejudicar algo ou alguém.
Se eu não me engano, a doutrina Shugendo(variante do Budismo), que junto ao Shinto era a religião dos samurais permitia.Era a saida honrada para não escravizar a sua alma derrotada.
E temos muitas outras vertentes dogmáticas que apoiam, só que preferem usar a palavra “martírio”, como suicídio por uma causa.Acho que nem preciso explicar essas né…
Não se esqueça dos ronins…
Todo seu texto faz água com essa parte.Essas leis dependem da religião,
foram feitas por homens iguais a mim e a você.E quem julga quem faz/fez essas leis?O STF é que não é…
O problema é que elas permitem isso(as interpretações polêmicas)… e a religião sem seus fiéis não existe não é mesmo?
Taí um dos deuses que eu concordo…
F
flaleite
Não a religião é feita por vc e por como vc lida com ela, não é feita de igrejas, templos ou religiosos (padres, pastores, lideres religiosos). Religião é feita de dogmas e não de pessoas.
Ironlynx
Concordo, e são os mesmos que permitem as interpretações diversas(e porque não conturbadas) de seus seguidores, e estes foram criados por homens tão mortais quanto os que seguem seus preceitos.O que eu acho mais importante na religião é a fé.Se as pessoas usassem essa fé para elas mesmas, o mundo seria muuuuuito melhor.
A falta da precisão dos dogmas(somada a ignorância de alguns seguidores) é que permite a desgraça toda…
Não deve ser esquecido, que a religião “tenta” explicar(ou oferece explicação) para o que não conhecemos, ou o que ainda não temos respostas concretas, e isso conforta e sacia (muitas vezes), a quem busca respostas.A mim não.
Mas voltemos a nossa programação normal, e o que você sabe/conhece/ouviu falar de paranormal?
1112
Não se esqueça dos ronins…
Ronins eram justamente os que não eram considerados dignos de viver. Eles eram desprezados e geralmente só tinham trabalho como mercenários.
Nathalie_Amisse
Pois eu desde 8 anos de idade sentia coisas estranhas,via e falava com os desencarnados.Quase levei meus pais a loucura com isto.E no entanto nem mesmo sabia de espiritismo ou Alan Kardec.Hoje passado 30 anos eu continuo presenciando coisas que na visao dos outros sao paranormais e jamais usei isto para atrair fama ou dinheiro.De tudo o que vejo e presencio as provas sao visiveis perante as pessoas que me acompanham.Realmente a morte nao existe…todos nos temos hora marcada para viajarmos em outra dimensao.passamos por provas,sim,até crueis na terra,mas é para nosso proprio bem,para a elevaçao maior de nosso espirito.E saibam que quando alguém desencarna,ele tudo vê,ouve e acompanha,junto dos entes queridos.
e,estaram sempre ali,para nos ajudarmos e nos orientarmos até o nosso juizo final.
De nada vale bens e riquezas,perversidades e egoismo!nada!!o que vale realmente e o nosso crescimento espiritual!!!
Nathalie Amisse
renatosilva
Isto non ecziste.
dudaskank
Cuidado renato3110, que alguém pode tentar quebrar o seu dedo hehehe
eric_jf
Desafio Paranormal.
Eu, James Randi, através da Fundação Educacional James Randi, pagarei a quantia de Um Milhão de Dólares (US$1.000.000,00) a qualquer pessoa ou pessoas que demonstrem qualquer habilidade mediúnica, sobrenatural ou paranormal de qualquer tipo sob condições de observação adequadas.
Para quem puder demonstrar qualquer coisa sobrenatural, pode ganhar um milhão de dolares. Veja nos links abaixo: