Achei bastante interessante a reportagem do fantástico sobre videntes e similares.
É claro que já sabia que videntes e paranormais existem tão quanto papai noel e coelhinho da páscoa, mas foi bastante válida alertar o povão de como é fácil ser enganado.
Conheço algumas pessoas exclarecidas que acreditam nesse tipo de coisa, logo estou abrindo esse poll.
Recomendo a todos o livro: “Por trás do véu de Ísis” de Marcel Souto, que faz uma análise totalmente imparcial sobre esse tema através de estudos de casos com vários videntes e espíritas.
Deixo tb em aberto a seguinte pergunta para discussão:
“Vc acredita e/ou já presenciou algum evento paranormal ?”
Mudei a pergunta para não mencionar qualquer religião, pois isso não seria legal, já que todos são totalmente livres para escolher sua religião e crensa.
Há uns 10-15 anos atrás eu acreditava nessas coisas. Daí comecei a pesquisar.
Depois de várias leituras, pesquisas, alguns encontros com videntes, a minha conclusão é que nada disso realmente existe. Continuo aberto para pesquisas e experiências. Mas quanto mais pesquiso, mais me convenço sobre isso.
Algumas pessoas querem acreditar, e acreditarão mesmo que toda lógica diga o contrário.
Esse livro trata de conversa com espíritos e parapsicografia.
Algumas pessoas afirmam que conseguem conversar com espíritos. Alguns (minoria) não são charlatões propriamente ditos, por acreditam realmente que conseguem fazer isso. Outras (maioria) são pessoas como John Edwards, que deveriam ser presas imediatamente por tamanha cara-de-páu. Pior que muita gente vê o programa dele e acredita nisso.
Acho o espiritismo e as obras de Allan Kardec muito interessantes. Acho bastante válido adotá-las como filosofia de vida.
Acho o Chico Xavier uma pessoa bastante iluminada. Um verdadeiro santo que merece todo o respeito.
Apenas não entendo porque não é possível que um espírita brasileiro encarne um espírito de um Japonês e psicografe em japonês. É claro que se o brasileiro souber alguma coisa de japonês não vale !!!
São coisas muito simples de se provar, e que nunca são provadas. Eu ficararia bastante contente se que alguém fizesse isso. A vida com certeza seria bem mais interessante!
Acredito que tem muito charlatão por ai, muita gente que usa sua habilidade com palavras para enganar e enrrolar as pessoas, isso existe não é de hoje…
Não acredito nisso usado dessa forma.
Eu acredito que pessoas possam ter um dom como de “vidente” mas não da forma que é colocado, por qualquer pessoa, ou para obter lucro e vantagem em cima de outra pessoa.
Porque o espírito de um japonês estaria bem mais interessado em se ocupar com os seus compatriotas do Japão, pois ee vai ser de muito mais valia lá do que aqui. Não é o médium que escolhe o espírito, é o espírito que resolve se vai ou não atender ao pedido do médium.
Então vc acha que todos os centros espíritas são falsos? Intensionalmente ou não?
[]'s
Rodrigo C. A.
[/quote]
Está na constuição que todo brasileiro é livre para crer no que quiser.
Mesmo que isso não fosse lei, eu acho fundamental respeitar a crensa alheia. Tenho muitos amigos espíritas que acreditam 100% na comunicação com os mortos, etc e tal.
Acho plenamente possível se comunicar com os mortos através de sonhos, etc e tal. Tenho minhas dúvidas se é possível fazer isso de outras maneiras.
Isso é coisa que não se discute. Alguns acreditam mais outros acreditam menos. Toda religião tem os seus dogmas. Se o assunto aqui descambar para religião, então terá que ser fechado. Vamos tentar evitar isso.
Agora com toda sinceridade, eu apenas não acredito e não respeito pessoas como John Edwards !!!
Como o cara possui um programa em rede de televisão, eu tb não consigo entender.
[quote=Maurício Linhares]
Porque o espírito de um japonês estaria bem mais interessado em se ocupar com os seus compatriotas do Japão, pois ee vai ser de muito mais valia lá do que aqui. Não é o médium que escolhe o espírito, é o espírito que resolve se vai ou não atender ao pedido do médium.[/quote]
Pode ser, mas minha opinião pessoal é que um médium poderia encarnar o avô de um descendente de Japonês que imigrou para o Brasi e psicografar em Japonês pra ele.
Se algum espírito quebrasse esse protocolo e fizesse um psicógrafo que não fale japonês, psicografar em japonês, seria uma bela experiência espírita.
Existe somente um acontecimento na minha vida que não possui explicação. Não posso afirmar se foi algo “paranormal” ou não…porém minha irmã presenciou junto comigo. Eu tinha 10 anos e ela 6, mas até hoje ela me diz que se lembra perfeitamente, e eu também me lembro.
Lembro que tinha uma turma que fazia a “brincadeira” do compasso na escola, quando eu tinha uns 13-14 anos. Como sempre fui cagão pra essas coisas nunca me arrisquei a fazer. Mas um dia eu falei “foda-se” e “brinquei” com uma amiga na sala de aula. Digam o que quiserem…eu juro pelas minhas pregas que a porra do compasso se mexia sozinho e respondia corretamente às perguntas. Não dormi uma semana depois disso…
Mas isso acontece… não só psicografias em outros idiomas mas tb tem pinturas que foram psicografadas por pessoas que não pintam.
O próprio livros dos espíritos foi psicografado ao mesmo tempo em vários lugares do mundo por várias pessoas diferentes.
Eu não sou espírita, mas acho o espiritismo muito interessante. Não acho que 100% do que ele diz seja verdade, acho que tem muita especulação, muita coisa que não entra na minha cabeça. É uma busca, que tem muito pra evoluir ainda.
Essa informação é meio questionável e precisa ser melhor checada.
O próprio Chico Xavier psicografou algumas poucas coisas em Inglês. A grande maioria foram coisas em portugues mesmo.
É certo que como uma pessoa com a escolaridade do Chico Xavier, conseguiu escrever textos no mesmo estilo dos escritores que já haviam morrido é uma questão interessante e passível de muita discussão. Se isso prova a comunicação com os mortos, tb é passível de muita discussão.
Eu não acredito em médiuns, videntes ou nada similar. Também não creio ser possível uma comunicação com mortos. Afinal, eles estão mortos! É difícil conceber uma existência plena ou superior fora de um corpo, como prega o espiritismo e outras religiões similares. Penso que nós não “estamos num corpo” e “somos um espírito” como dizem, mas que nós “somos corpo e espírito”. A existência humana se dá em corpo e espírito. Portanto, também não creio na reencarnação, pois acho impossível um espírito encarnar em corpos diferentes. Não há como separar meu corpo do meu espírito, de forma que vivam separados um do outro. Isso é ciência. Sou cristão e creio na ressurreição. Isso sim é lógico. Mas respeito quem pensa diferente e não estou falando isso para ofender ninguém. Apenas manifestei minha opinião, como pede o tópico.
Eu consigo movimentar uma carta encima da mesa estando a mais ou menos um metro e meio dela.
Consigo transmitir para uma pessoa em outro recinto, fechado, e sem comunicação eletromagnética, uma de 6 cartas/figuras que vc escolhe. Acerto 80% das vezes.
Consigo adivinhar um número de 0-9 que vc pensou e eu escrevi num cartão de visitas. Vc revela o número para o auditório, e eu lhe entrego o cartão de visitas com o número escrito nele junto com uma mensagem especial para vc. Acerto 95% das vezes. (Esse evento é bem difícil de realizar mas impressiona muito os mais desavizados!)
Entendo que com um imã é fácil mexer na agulha de um compasso.
E não sou paranormal…
Se eu disser que sou, talvez ganhe uns trocados, mas não dormiria bem a noite…
Tudo de qualquer religião é questionável. Esse negócio de ter sido psicografado em vários lugares do mundo ao mesmo tempo pode até ser lenda que foi aumentada no passar do anos, não duvido. Tenho bastante contato com o espiritismo e tem muita gente séria no meio, e tem muitas coisas que é muito difícil dizer que é mentira.
O próprio Chico Xavier já interferiu em 1 ou 2 julgamentos trazendo psicografias de pessoas mortas envolvidas no julgamento contando a versão delas. E isso foi levado em consideração e o réu até absolvido.
Acho que o principal cuidado que as pessoas devem tomar pra não serem enganadas é procurar pessoas/centros que não cobrem por nada. Todos as pessoas/centros sérios que conheço não cobram por nada. Eles podem até estarem errados, mas não estão de má fé.