Quanto a espíritas serem cristãos depende do que você quer dizer com o termo “cristão”. Todo cristão historicamente falando (ortodoxo) subscreve o Credo Apostólico, que afirma em certo trecho: “Creio na ressurreição do corpo”. Um espírita, pelo que sei, não poderia afirmar isso porque não crê na ressurreição, uma vez que seu objetivo não é continuar nesse mundo com esse corpo, mas ir para um mundo superior, espiritual. Mais do que isso, um cristão crê em toda a Bíblia, mas os espíritas aceitam apenas alguns ensinos morais de Jesus e rejeitam o restante.
Diante disso acho difícil chamar um espírita de um cristão. Como disse no início, isso depende do que você quer dizer com “cristão”. Se acreditar na existência de Jesus é ser cristão o número de cristãos no mundo é bem maior do que a gente imagina. De repente até os muçulmanos acabam se tornando cristãos…
Eu acho que o espiritismo é bem interessante e tem muita lógica no seu conteúdo. Vou aproveitar que existem muitas pessoas que parecem entender bem do assunto aqui neste post e tirar uma dúvida que tenho:
Não conheço muita coisa do espiritismo e consequentemente do Kardec. Eu gostaria de saber se a reencarnação é algo ciclico. Desde o inicio dos tempos todos os espiritos sempre existiram, mas estão sempre evoluindo e reencarnando?
por que não levamos este tipo de discução para um forum apropriado?
concordo com o saoj quando ele disse que se o assunto descambar para religião o tópico tera de ser fechado.
mas parece que a maior parte do pessoal aqui não concorda …
então para evitar problemas, o que vocês acham de deixarmos este topico por aqui, ja que sempre acontece de alguem “se animar demais” quando o assunto vai para este lado
SAOJ, o único fenômeno realmente paranormal que eu vi até hoje é o de um presidente cercado de bandidos por todos os lados, com as mais grossas falcatruas ocorrendo nas suas barbas e ele não viu, não ouviu e nem soube de nada.Esse é um caso para os MythBusters!!! :lol:
Lógico para quem, cara-pálida?
Se considerarmos a alma uma forma de energia(elétrica), ela sempre se transformará(C.M.), o que torna plausível a tese de reencarnação, mas isso não excluiria todos os animais que possam por ventura possuir o mesmo “nivel energético”(qtd de energia) que o nosso.
Porém leve em consideração lendo novamente o que escrevi que em nenhum momento do meu relato eu citei a palavra “imã”. Pressuponho então que o sr. tenha imaginado que eu equivocadamente omiti este fato, mas digo-lhe que não…não havia nenhum imã.
Eu não sou capaz de nenhum dos feitos que o sr. diz ser, porém eu volto a afirmar que quando realizei essa “brincadeira” o maldito compasso se mexeu sozinho.
Se foi obra de espirito, capeta, demonho, encosto, eu já não sei. E te provar eu não posso, mesmo que quisesse.
Ora, não há nada de paranormal nisso. Poderia ser a sua mente.Ou a superfície lisa em que se encontrava o compasso.
Uma vez esqueci um copo em cima da pia da cozinha, e ele andou uns 50 centímetros.Claro, na hora eu tomei um puta susto, mas depois, eu percebi que ele deslizou na superfície molhada.
[quote=saoj]Explica isso direito. O ponteiro da bússula se mexeu sozinho ?
Se foi isso não poderia ser alguém com um ímã embaixo da mesa te pregando uma peça ?[/quote]
Compasso.
Bom, primeiramente, você sabe como se faz a “brincadeira” do compasso?
Aqui pelo menos era assim(não sei se hoje mudou): pega-se uma folha de papel e faz-se um círculo e coloca-se as letras do alfabeto, ‘SIM’ e ‘NÃO’. Como se fosse um relógio, coloca o sim onde estaria o 12 do relogio e o não onde estaria o 6.
Daí pra “chamar” o suposto espírito era necessário rezar uma Ave-Maria e um Pai Nosso sem falar Amém no final, e tinha mais alguma coisa que eu sinceramente não lembro. Minha amiga que sabia como fazer rezou alto por mim, já que eu era cagão demais pra isso. Não lembro se tinha que fazer alguma coisa com o compasso ou com o papel…realmente não me lembro.
Mas depois que fizesse tudo que tinha que fazer você colocava a “agulha” do compasso bem no centro do círculo, e segurava ele em cima só com o dedo indicador, deixando ele semi-aberto. Uma hora ele começava a mexer um pouco sozinho, daí você pegava e começava a fazer perguntas…que o “espirito” apontava pras respostas com a ponta do compasso. Lembro que perguntei o nome do “espirito” e ele foi me apontando letra por letra até formar a palavra “Carlos”. Lembro que fiz algumas perguntas, e aquela porra realmente tava se mexendo sozinha no meu dedo…eu podia sentir a força do compasso mexendo pro lado. Coincidência ou não, aquilo se mexeu sozinho e respondeu às minhas perguntas. E eu fiquei me cagando de medo depois.
Alguns dias depois fui fazer a tal brincadeira de novo, mas dessa vez o compasso não se mexeu. Tô pensando em tentar algum dia de novo, por curiosidade e ver se mexe mesmo.
Eu não sei o que é agulha de compasso. Compasso pra mim é aquele instrumento para desenho técnico.
Eu sei o que é bússula, e normalmente o ponteiro da bússula fica dentro de um compasso de vidro. Com um ima embaixo da mesa vc mexe ela.
Vc acredita em brincadeira do copo também ??? Já viu um copo de vidro se mexer sozinho, sem ninguém estar com o dedo emcima empurrando ? Essas coisas são piores que o mágico do fantástico…
[quote=saoj]Eu não sei o que é agulha de compasso. Compasso pra mim é aquele instrumento para desenho técnico.
Eu sei o que é bússula, e normalmente o ponteiro da bússula fica dentro de um compasso de vidro. Com um ima embaixo da mesa vc mexe ela.
Vc acredita em brincadeira do copo também ??? Já viu um copo de vidro se mexer sozinho, sem ninguém estar com o dedo emcima empurrando ? Essas coisas são piores que o mágico do fantástico…
[/quote]
Pega um compasso. Tem duas pontas quando você o abre, uma vai o “lápis” e na outra uma “agulha” pra você apoiar. Aquela parte pontuda que fura.
Você apóia a “agulha” e deixa ele semi-aberto com a outra ponta solta, segurando somente com o dedo indicador.
Eu não disse que acredito em nada. Eu disse que mexeu, é diferente.
Não é uma questão de acreditar, mas alguma coisa aconteceu(paranormal ou não) para o compasso ter se mexido sozinho e coincidentemente ter respondido corretamente às minhas perguntas.
Outra coisa…sou ateu, e bem cético. Não acredito em qualquer coisa.
Vc está dizendo que vc abriu o compasso e colocou ele em pé apoiado apenas pela ponta do seu dedo indicador que que ele começou a se mexer sozinho, desenhando uma círculo no papel sem que vc exercesse qualquer força nele. Com o dedo indicador isso seria até difícil mesmo.
Só tinha o seu dedo emcima do compasso ?
E vc sentiu a força do compasso se mexendo de um lado para o outro ?
Ele não chegou a cair algumas vezes, pela força dessa força ?
Não amigo…o circulo e os números eram desenhados à mão, e depois você só usava-o para obter respostas do “espirito”, respostas essas que eram onde o compasso parava, se mexendo sozinho após a pergunta.
Sim, eu sentia a força do compasso mexendo. E uma ou outra vez ele caiu sim.
Se vc deixou o compasso em pé, só o seu dedo estava lá, e ele começou a se mexer sozinho, então acho duas coisas:
Alguém poderia estar com um ima puxando isso
ou
Vc deve procurar aquele mágico que oferece 1 milhão de dólares para quem conseguir realizar qualquer evento paranormal em laboratório. Se vc conseguir fazer isso, ou seja, conseguir fazer um espírito mexer um compasso em cima de um papel, sem ima ou qualquer força conhecida, então vc deve ganhar um milhão de dólares. E pela dica que eu te dei vc pode me dar 10% como gorjeta.
tinha uma brincadeira de dar descarga no vaso do colégio, falar alguma coisa, que ia aparecer uma alma penada. Eu sempre fiz nunca apareceu nada.
Adoro essas coisas sobrenaturais e sempre tentei ver, ouvir, etc, mas nunca vi nada anormal. Li muito sobre espiritismo, etc, mas nunca consegui sair do corpo (tentei por meses), eu realmente acredito que existe algo mais… mas nao tenho nenhuma prova pq nunca aconteceu nada comigo.
O unico ser sobrenatural q já vi era um mendigo que tava vomitando pelo nariz, bizarrooooooo.
Uma pessoa em que eu confio MUITO, mas MUTO mesmo, já viu uma pessoa dentro da sua casa. A pessoa passou pelo corredor. O detalhe: casa trancada e ela mora sozinha.
Talvez o cerebro dela tenha criado isso, talvez nao. Mas que ela viu, isso eu tenho certeza.