Vou dar meu breve pitaco aqui: eu iniciei a minha vida religiosa dentro do Catolicismo. Cheguei até a primeira comunhão só. Logo após isso eu comecei a frequentar o Kardecismo, do qual eu participei durante muitos anos. Só não participo mais por falta de tempo mesmo, mas gostaria muito de um dia voltar a frequentar algum grupo.
O Kardecismo em sua essência é muito sério. É tão sério que em alguns momentos nem lembra que é uma religião, dentro do que nós temos como definição de religião (culto a imagens, rituais etc etc, uma definição bem rústica). A essência do Kardecismo contém, sim, ao contrário do que estão dizendo, os ensinamentos do Cristianismo. Mas trata basicamente da evolução do espírito, do bem-estar do próximo, e das boas ações. Digamos que o Kardecismo é o que o Cristianismo é, acrescentando toda a sua parte científica* e todo o seu ensinamento a respeito de reencarnação e tudo o que gira em torno disso. É uma outra ótica. [politicamente incorreto=on]O Kardecismo não contém também a parte hipócrita que a Igreja Católica empurra para os seus fiéis.[politicamente incorreto=off]
* Espiritismo-científico, como também é conhecido. Mas não no sentido restrito da palavra.
Infelizmente o Kardecismo hoje em dia (há muito tempo, na verdade) é confundido com outros cultos/seitas/. O sentido popular da palavra espiritismo é muito amplo e muita gente crê que Espiritismo == Macumba. Com isso, criou-se um certo preconceito com tudo o que tem a ver com Espiritismo, logo, como Kardecismo, por serem nomes muito associados.
O problema todo em questão é que todo mundo acredita no que quer, e geralmente mete o pau na crença do outro, logo em seguida fazendo algum comentário pacífico no estilo morde-assopra. É muito fácil falar do que não se conhece, tirar conclusões de terceiros, misturar tudo no mesmo saco e dar pancada. Esse assunto religião não vai nos levar a lugar nenhum.
Alguns comentários:
[quote=“saoj”]Vc acredita e/ou já presenciou algum evento paranormal?[/quote]Sim. Durante os anos que eu frequentei grupos de estudo de Kardecismo, eu presenciei alguns eventos fora da nosso entendimento.
[quote=“saoj”]Algumas pessoas querem acreditar, e acreditarão mesmo que toda lógica diga o contrário.[/quote]Qual lógica?
[quote=“saoj”]Apenas não entendo porque não é possível que um espírita brasileiro encarne um espírito de um Japonês e psicografe em japonês.[/quote]Quem disse que não é possível?
[quote=“saoj”]Agora com toda sinceridade, eu apenas não acredito e não respeito pessoas como John Edwards !!![/quote]É preciso tomar cuidado para não misturar tudo no mesmo saco. O que mais se vê aqui no RJ, onde eu moro, são “Centros de Umbanda e Kardecismo”. Isso é “jogada” para tentar tornar a Umbanda um pouco mais mais distante do estigma de bruxaria que eles carregam. De uns 15 anos pra cá passaram a usar o nome Kardecismo para tentar usar um pouco da imagem de seriedade que ele tem.
[quote=“saoj”]Essa informação é meio questionável e precisa ser melhor checada.[/quote]Acho que você precisa ler mais a respeito do assunto. O que mais existem são experiências feitas para demonstrar esses eventos. Recomendo que você leia alguns dos livros do Allan Kardec (como o Boaglio mencionou), Emmanuel, André Luiz etc que descrevem muitas dessas experiências. Só não lembro quais dos livros cobrem isso.
[quote=“saoj”]É certo que como uma pessoa com a escolaridade do Chico Xavier…[/quote]Ele completou apenas o primário.
[quote=“saoj”]…mas os espíritas aceitam apenas alguns ensinos morais de Jesus e rejeitam o restante.[/quote]Muito errado.