O pessoal só usa Swing?

26 respostas
aloha

Só vejo dúvidas de swing, minhas perguntas sobre SWT quase nao sao respondidas…

O que o swing tem de melhor q o swt?

particularmente achei o swing mais lento, visualmente feio e com um código estranho…

qualé…!?

26 Respostas

renatocustodio

É que ele é o xodó da sun.

T

Acho que o SWT tem uma curva de aprendizado inicial um pouco mais lenta e requer a instalação de código nativo, o que é sempre um pouco chata.
Além disso, não funciona muito bem com applets justamente devido ao código nativo.
Entretanto, uma vez vencidas as primeiras barreiras, o SWT é bem melhor e mais prático para muitas coisas da vida real (por exemplo, quando você precisa hospedar algum programa ou documento do Microsoft Office em alguma de suas telas, o que você vê pedindo muito por aqui.)
O problema, realmente, é que é mais difícil você achar alguém que saiba bem SWT (para Swing já é um pouquinho mais fácil).

S

Então cara acho que poucas pessoas optão pelo SWT pois é dependente de plataforma (me corrijam se eu estiver errado), não conheço a arquitetura do SWT e não posso dizer se é boa ou ruim, porém gosto muito da arquitetura do SWING.

Cara esse “lance” do swing ser feio nada mais é que falta de conhecimento da API, pois tu podes facilmente mudar o look and feel da tua aplicação e botar algo muito bonito (tipo substance http://substance.dev.java.net).

E sobre o swing ser lento penso que é pq o output do java é lento.

[]'s

Jair_Rillo_Junior

Além do fato de existir IDE RAD para Swing acessível (Netbeans), diferente do SWT, que a única boa que eu conheço é paga (IBM Rational Application Developer).

aloha

silveta:
Cara esse “lance” do swing ser feio nada mais é que falta de conhecimento da API, pois tu podes facilmente mudar o look and feel da tua aplicação e botar algo muito bonito (tipo substance http://substance.dev.java.net).
[]'s

cara… ja usei o swing por uns 2 meses e coloquei look and feel do SO atual, fica ridículo…!!! mais feio q tela d windows 2000 pra baixo…

sergiotaborda

aloha:

particularmente achei o swing mais lento, visualmente feio e com um código estranho…

Essa conversa de que swing é lento é velha. Swing não é lento. É o programador que não sabe trabalhar com threads.

Por outro lado Swing não é concorrente de SWT ( ou vice-versa) .
SWT é concorrente do AWT. Swing é uma implementação MVC em cima do AWT. Para o SWT temos o JFace. então :

SWT <-> AWT
JFace <-> Swing

Dizer que prefere do SWT ao Swing é falar de duas coisas nada a ver com nada…
Hoje em dia não ha muita razão para usar o SWT. Vc deve usar o JFace diretamente, tal como não usa mais o AWT e sim o Swing.
A razão para usar o JFace+SWT podem ser principalmente duas: 1) vc está escrevendo algum plugin do Eclipse 2) vc quer ter acesso a alguma funcionalidade nativa do SO. No caso do windows algo como mexer com OLE por exemplo e embutir o IE na sua aplicação. Claro que sendo nativo é suposto ser mais rápido, mas hoje em dia a diferença não é assim tão importante. A facilidade de codificação, aprendizado e principalmente a manutenção por outrem são mais relevantes.

sergiotaborda

aloha:
silveta:
[]'s

cara… ja usei o swing por uns 2 meses e coloquei look and feel do SO atual, fica ridículo…!!! mais feio q tela d windows 2000 pra baixo…

Se vc ainda usa Swing com L&F nativo vc ainda não entendeu para que serve o L&F…
Quando eu programava em VB o pessoa matava-se para fazer aplicações que não parecessem window, agora que isso é baba como Swing o pessoal mata-se para se parecer com o window… vá alguem entender …

L

aloha:
silveta:
[]'s

Existem vários look and feels disponíveis…não somente do SO atual… é só procurar na net… tem look and fell que fica exatamente igual a do winXP, 2000, 98,…uns diferentes, liquid, substance, etc…
Conclusões precipitadas…

aloha

silveta:

Se vc ainda usa Swing com L&F nativo vc ainda não entendeu para que serve o L&F…
Quando eu programava em VB o pessoa matava-se para fazer aplicações que não parecessem window, agora que isso é baba como Swing o pessoal mata-se para se parecer com o window… vá alguem entender …

Na verdade eu quero o l&f do SO q o cara esta usando, se no windows o cara colocou o tema do Ubuntu, é isso q eu kero…
Que a aplicação tenha o rostinho do q o cara acha q eh bom pra ele, nao oq eu acho q eh melhor pra mim…

e quando falei windows foi um exemplo!!!

L

Então coloque uma opção no seu sistema para o usuário escolher o look and feel da aplicação…

X

aloha:
silveta:

Na verdade eu quero o l&f do SO q o cara esta usando, se no windows o cara colocou o tema do Ubuntu, é isso q eu kero…
Que a aplicação tenha o rostinho do q o cara acha q eh bom pra ele, nao oq eu acho q eh melhor pra mim…

para pegar o look do SO atual do cara é só usar:

UIManager.setLookAndFeel(UIManager.getSystemLookAndFeelClassName());

que ele ajusta automaticamente :wink:

L

aloha:

Se preocupa tanto com a aparencia do sistema? Porque nao coloca um menu onde o usuario escolhe o l&f? Muito mais dinamico e o usuario escolhe o que o agradar mais.
Fizemos isso na empresa que trabalhava e ficou show de bola.

T

Pois é; nem todos gostam de fundo branco com letras pretas para trabalhar.
Trabalho com um indiano que deixa o fundo cinza-claro com letras cinza-escuras, e com outro (brasileiro) que deixa o fundo preto com letras verdes. Gosto não se discute, e é direito do usuário escolher o que lhe agradar mais. Se bobear, seu usuário no começo usa o tal do Substance (que é muito bonito por sinal) mas com o passar do tempo acaba usando é o Ocean (tema-padrão do Swing) porque ele costuma ser mais rápido.

hmichel

aloha:

qualé…!?

Só por ter que distribuir bibliotecas nativas, na minha opinião, já é um bom motivo pra não utilizar, tendo um framework bom como o Swing. Quanto a lento, isso não é mais uma verdade nas JVMs atuais, com grandes otimizações.
E com frameworks agora facilitando o uso deste tipo de API, o código fica bastante simplificado.

[]'s

aloha

cara, o swing eh lento pra kct meu… soh uma ameba nao percebe isso…

claro c vcs estiverem fazendo uma agenda, calculadora, etc… ateh da pra nao sentir tanta diferença…

se nao me engano o aMSN é feito em swing neh? no pc da minha namorada ficou bom, ela deve ter uns 20 amigos…
no meu usuario tem mais d 300 e ficou um lixo…

renatocustodio

aMsn não é swing. O mercury é.

sergiotaborda

aloha:
cara, o swing eh lento pra kct meu… soh uma ameba nao percebe isso…

claro c vcs estiverem fazendo uma agenda, calculadora, etc… ateh da pra nao sentir tanta diferença…

se nao me engano o aMSN é feito em swing neh? no pc da minha namorada ficou bom, ela deve ter uns 20 amigos…
no meu usuario tem mais d 300 e ficou um lixo…

E dai vc conclui que o swing é lento ?! :shock:
Fala sério. Dai vc conclui que o programa não escala direito conforme mais contatos são adicionados.
Não tem nada a haver com o Swing.

aloha

Com o que tem a ver entao?
O cara q fez nao sabe programar?

sergiotaborda

aloha:

Tem a haver com muitas coisas: controle de threads, latência da rede, algoritmo usado internamente,
estruturas usadas nos algoritmos ( por exemplo ArraysList em vez de HashSet) e sim, em ultima analise
se o cara sabe programar.

aloha

sergiotaborda

vc ta falando de “controle de threads”… entao deve saber que o SWT eh thread-safe e o swing nao… mais um fator que deixa o swt ainda mais rapido e seguro q o swing…

hmichel

aloha:

Sim!

B

Cara, vantagens e desvantagens os dois tem. Já desenvolvi grandes app. em Swing e te falo que não fica lento não. Agora, por questão de mercado, se vc quer trabalhar com J2SE, é bom que aprenda Swing, porque SWT apesar de suas vantagens não deslanchou até hoje, e sinceramente, ainda mais com o Netbeans cada vez melhor, acho que não deslanchará

Abraços :wink:

dstori

Este post está ficando Xiita demais.

Não existe melhor, existe aquele que você sabe.

Aloha, continue usando o SWT, mas não reclame que falta respostas no seus posts

sergiotaborda

aloha:
sergiotaborda

vc ta falando de “controle de threads”… entao deve saber que o SWT eh thread-safe e o swing nao… mais um fator que deixa o swt ainda mais rapido e seguro q o swing…

:shock: O swing não é thread safe ? Como é possível isso se o swing só roda uma única thread ? Não ha mais safe que isso.

Mas tudo bem, quer usar o SWT , use. ão estou dizendo para não usar. O que estou dizendo é que não pode avaliar o livro pela capa , ou seja o Swing pelo que vc vê na tela. O que vc vê na tela é mais que o swing é a aplicação. Só isso.

Mas na boa, eu usaria JFace.

hmichel

Algumas imagens de aplicações Swing:
http://bluemarine.tidalwave.it/screenshots.html

http://java.sun.com/products/jfc/tsc/sightings/S23.html

Não acho que seja assim feio como vc diz!

L

Se você acha que swt é melhor que swing, mas rápido,melhor, the best… (O que eu não acho)… faça o que o dstori falou… use swt…mas não reclame de que não acha nada nos fórums…e não venha queimar outras tecnologias…
Se a maioria usa swing… é sinal que algo de bom tem … não acha? Assim como tem algo mais prático em swt para bibliotecas nativas… sendo que foge do foco de multiplataforma … mas se o sistema é específico para uma plataforma, continue…resolva o problema na unha… com ceteza deve ter foruns sobre swt ou algo assim…consulte o oráculo google que vc acha…

Criado 28 de agosto de 2008
Ultima resposta 29 de ago. de 2008
Respostas 26
Participantes 12