Generics
Enums
AutoBoxing/Unboxing
Formatter
Novidades no JavaDoc
Algumas opções novas no javac
Annotations
Novidades em Threads
Fora as ferramentas de monitoramento que são muito boas.
Teve uma palastra no Rio Java Summit 2005 falando sobre esses itens.
joao.vitor
A prova SCJP5 cai algumas das novidades do java 5.0 e assuntos como IO que não caiam na prova 1.4. Nessa pergunta do faq do javarach tem a diferenca.
O que cai de IO é bem simples. Basicamente hierarquia, alguns métodos e Serializacao.
A parte de API cai StringBuffer, StringBuilder, Regex (só o que está nos objetivos), Scanner…
Lógico que para estudar você terá que ficar de olho nos objetivos e não esquecer de nenhum assunto.
A SCJP5 é melhor de fazer e não cobra algumas coisas muito chatas como bit shift e limites de tipos primitivos.
No generics tutorial nele tem várias dicas do que é cobrado na prova.
Leia a JSR 201 das melhorias na sintaxe da linguagem (for each, static import, enum …)
Deluxe
ah cara acho que pelo menos 60% da prova
se fiaiz com o conteudo 1.4
o resto é oque ha de novo
igual o post ai
stringBufer, static import etc isso vc estuda em livros que aborda o java tiger
T
thingol
Eu fiz a tal da prova, e é bom saber da parte de Serialização direitinho.
Aprenda o que é Serializable (leia e entenda o javadoc da interface Serializable direitinho!), saiba quais são as classes do Java Collections Framework (incluindo as classes novas, como PriorityQueue!), aprenda direitinho threads da versão 1.4 (não cai nada de java.util.concurrent, só as velhas e antigas threads), e vá com a cabeça bem fresca no dia.
Durma bem e vá tranqüilo, faça bastantes simulados e não fique se incomodando com essas bobeiras de
inta=B.a;a+=a+++++a;
que são aquelas bobagens que os professores antigamente ficavam insistindo com você.
Deve cair uma questão de static import, duas de enum, cuidado com for each porque ele pede um argumento que implemente Iterable (não Iterator!), etc.
Não se esqueça que é bastante importante saber como usar Comparable ou Comparator - podem lhe pedir para ordenar uma coleção em ordem DECRESCENTE.
De generics devem cair umas cinco questões, e não se esqueça de aprender direitinho o que é “? extends Number” e outras coisas esotéricas. O básico dessas coisas cai (só o básico - até o ponto do “? extends Number”; não lhe perguntam porque java.lang.Enum é declarada como
class java.lang.Enum<E extends Enum><E>> . Esse tipo de coisa complicada não se pergunta.).
Deluxe
thingol
sabe onde econtro simulados para 1.5?
eu so achei o do Whizlabs onde posso encontrar mais?
pq no outros se eu nao me engano fala sobre 1.4!
vlw
sergiolpf
Deluxe… dá uma procurada no javaranch na parte de mocks q lá eles falam de alguns pra java 5.
Valeu
P.S. Finalmente marquei minha prova =oP dia 27 de maio hehehe
3rd_child
iae pessoal!
entaum esse eh meu primeiro post, mas jah tem bastante tempo q acesso o conteudo do forum.
indo direto ao assunto, estou estudando para tirar a scjp 5.0,
mas estou com material da 1.4, to com o livro da kathy sierra(q achei muito bom).
e queria saber o q tem a mais no exame da certificação 5.0,
assim eu poderia estudar esse conteudo a parte junto com o material da 1.4.