O que acarreta em ser certificado SCJP

Gostaria de abrir uma discução aqui no fórum!

Contratar um profissional certificado é uma das melhores formas de uma empresa ter como “garantia” que ele realmente é conhecedor de Java mesmo sem conhece-lo ou ter alguma indicação. Gostaria de saber o que vocês acham que a certificação SCJP realmente significa na vida de um programador (além da satisfação pessoal), se ela gera uma empregabilidade maior ou se acarreta em adquiri um melhor salário.

Na minha opinião o ponto mais forte em ser certificado é com certeza a empregabilidade que cresce assustadoramente!

Espero a opinião de vocês! :thumbup:

acarreta em ganhar um papelzinho e um pin que te espeta

:slight_smile:

Para o estilo de empresa em que o RH funciona na base do grep, ajuda sim - mas lembre-se de que numa estrevista técnica isso não conta tanto assim – just my $.2

Olá,

Por um lado é bom, mas não se pode achar é que ter uma certificação é garantia de emprego, ou pior, garantia de sucesso e eficiência. Estamos em uma fase em que na minha opinião, ter certificações é apenas um pré-requisito para se ter uma vaga no mercado, como em muitas empresas se exige curso superior e inglês fluente.

Conheço muita gente que não tem nenhuma certificação e são ótimos profissionais com cargos muito superiores ao de quem ter duas ou três certificações, então, ser certificado não garante nada, só lhe ajuda na hora da seleção, contando alguns pontos a seu favor, não o classificando.

Daniel Sanches

Acredito que a certificação seja um desafio para o desenvolvedor java no qual faz ele estudar para obter ela mas não quer dizer uma pessoa certificada seja melhor que a pessoa que não possui certificação todos sabemos que só aprendemos realmente com o dia dia mas no ponto de vista das empresas , para elas o desenvolvedor que possi uma certificação vai ter com um dominio tecnico da linguagem maior do que uma pessoa que não possui certificação segundo um artigo que saiu na revista mundo java com isso acredito que a certificação tem um grande peso no curriculo por isso ano que vem vou batalhar a minha !!!

bravox

Existe um outro tópico aqui com o mesmo debate, mas na minha opnião o mais importante é prevalecer o bom censo e agregar sua certificação na maior qtde. de projetos que você possa desenvolver e posteriormente divulgá-los, seja em um blog ou no java.net, empreendendo e expondo seus pontos fortes.

Portanto, encaro a certificação como um complemento curricular comprovando e atestando profundo conhecimento de acordo com os objetivos solicitados pelo exame, em outras palavras, é um pontinho a mais no seu currículo. Não basta ficar parado ou enviar currículos, a não ser que seja uma ocasião emergencial, mas afinal, você pode ter participado de diversos projetos em que utilizou constantemente diversas tecnologias em uma ocasião, mas será que você está mesmo preparado para mostrar na prática, conforme diz o seu currículo ?

Contudo, hoje, infelizmente vivemos em um capitalismo profundo e felizmente constantes inovações por conta de exigências em certificações internacionais requeridas pelas empresas e/ou multinacionais pre-reestabelencendo um processo de maturidade mais arrojado, alocando boas equipes para projetos de alta escala e inúmeros investimentos que ressaltarão aptidões pessoais e padrões prévios para contratações.

Enfim as boas empresas que possuem um bom plano de cargos e salários, estabelecerão dinâmicas de grupo e/ou solicitarão informações pessoais suas, sobre você, afinal, nenhuma empresa irá contratar apenas um guru, apesar que pode ser uma estratégia interessante, pois em toda empresa sempre tem um, mas este não é o foco da questão, e sim saber se pode acreditar em você como pessoa e como profissional, portanto fique de olho nas empresas oportunistas e valorize o seu canudo com participações em projetos, pois eles te exigiram e muito.

resumidamente:
vc é mais chamado para entrevistas se for atraves de consultoria de RH que adoram siglas.

fora isso, satisfação pessoal e so.

[]'s

[quote=jgbt]resumidamente:
vc é mais chamado para entrevistas se for atraves de consultoria de RH que adoram siglas.

fora isso, satisfação pessoal e so.

[]'s
[/quote]

:lol:

Ainda mais sendo para contratação desta área de informática, inclusive isto acontece muito em muitas empresas que terceirizam este serviço, em que expomos muitas siglas, na tentativa de sintetizar o seu conteúdo, e por dificuldade de entendimento quase sempre todos são chamados, e após uma entrevista técnica e/ou dinâmica muitos recebe um muito obrigado por participar e vocês são todos vencedores por estar aqui.

Uma realidade disto, cuidado, estou falando em relação ao bom processo seletivo, é como a IBM vêem fazendo, e divulgando sempre uma relação dos que obtiveram sucesso, nas etapas classificatórias, ou seja, suas aptidões pessoais e participação em projetos serão levadas em conta e muito na hora da escolha de um candidato.

Na nossa área as certificações é que deveriam ser obrigatórias, e a faculdade vista como um diferencial.

Concordo plenamente, pois o focu da faculdade (curso de bacharel) não é dar apenas uma visão de programador e sim uma visão geral da area da informatica, mostrando os processos da mesma!

Concordo plenamente, pois o focu da faculdade (curso de bacharel) não é dar apenas uma visão de programador e sim uma visão geral da area da informatica, mostrando os processos da mesma!
[/quote]

O foco de uma universidade é te ensinar a trilhar caminhos, desenvolver o teu intelecto e conhecimentos amplos na área.
Isso não só na área de TI, veja por exemplo medicina… Todos os médicos aprendem as mesmas coisas em uma universidade, mas focam a sua carreira. Universidade de TI não é diferente… aprende-se tudo e foca-se a carreira…
Em nosso caso, fazemos provas de certificações, mestrados, doutorados para focar… Médicos fazem residência…
Discordo completamente que uma certificação que é conseguida estudando com afinco em 1 mês, seja comparada erroneamente como algo superior a uma Universidade que passamos 5 anos estudando…
Certificação FOCA carreira, por isso afirmo que é o diferencial e não o essencial…

eltonk :

Concordo com você, preste atenção: em nenhum momento disse que uma certificação substitui uma faculdade, penso que uma certificação deveria ser requisito básico e não um diferencial, mas isso não é o que acontece hoje em dia!

:wink:

Calvin, certificação não diferencia bons e maus programadores. Logo, ela não substitui a entrevista. E no final das contas, serve mesmo é para dar dinheiro a essas grandes empresas. Não pode ser de forma nenhuma chamada de requisito básico! (a menos que fosse gratuita e formulada/aplicada por um órgão independente, mas aí estaríamos falando de um mundo ideal)

Desculpem a franqueza, mas eu penso que se alguém cursou universidade como um extra na carreira de programador, então a univerisidade teve bem pouca utilidade.

Não diferencia mesmo… Assim como a residência de um médico não o diferencia de um ótimo ou péssimo médico… Mas volto a afirmar, FOCA a área do cara… A certificação está aí para dizer que “Eu estudei para trabalhar com isso” se o cara é bom, é outro assunto…

Disse tudo bzanchet… Um cara desses não merece nem se formar…

Certificado tem 3 utilidades básicas:

-passar de estagiário para junior (ninguém se importa com SCJP na hora de contratar um senior)
-fazer concursos que as exigem
-entrar em empresas que vivem de licitação e precisam de certificados

Citamos tantas vantagens e desvantagens sobre o que acarreta um profissional em ser certificado, mas cadê a tal da valorização ou reconhecimento internacional ?

Isto é apenas uma curiosidade minha, em tentar de certa forma vincular alguns casos de sucessos de certos profissionais que se destacam no mercado local, colegas nossos, e depois consequentemente, expandem experiências em mercados internacionais. Isso é natural e um desejo de todos nós, mas …

Resumindo, alguém teve alguma experiência no exterior em que a certificação foi valorizada ou exigida ?

Até agora foi um bom diálogo que tivemos aqui, e já podemos ter boas conclusões para o nosso planejamento estratégico acadêmico e profissional.

:wink:

Empresas visam funcionarios com certificação pois a mesma pode concorrer a licitações com maior quantidades de pontos.

Então ao meu ponto de vista, sim melhora bastante não só pessoalmente mais tbm profissionalmente, não em termos de conhecimento e sim em termos de oportunidades graças a um papelzinho assinado pela sun =).