O que aprender de matematica

Olá pessoal.

Estou terminando o curso de Informatica com enfase em gestão de negócios na Fatec, o curso é uma mistura de Analise de sistemas com Administração.

Porém gostaria de partir para Ciencias da Computação, e como tenho pesquisado há muita matematica no meio, ai me veio a duvida:

O que de matematica eu deveria aprender ?

Compensa ter aulas particulares ?

Grato.

Aulas particulares?

Se fosse uma pessoa normal td bem, mas p/ vc acho que não hein…rsrsrs

:smiley:

??? PQ???

Eu gosto da ideia de tecnólogos em TI (Sou tb) realizarem uma graduação em CC ou engenharia, mas acho que tu não precisa de aulas particulares neste caso, uma vez que terá de fazer todas as disciplinas de matemática que não teve na FATEC na nova graduação…

[]s

Não digo uma nova graduação…

Quando disse partir para Ciencias da Computação não necessariamente com outra graduaçao, mas tipo estudar mais essa parte por exemplo para se preparar para a POSCOMP.

Pelo que vi cai bastante matematica nela.

Estuda a tabuada, ajuda bastante.

Não sei de onde tiram que em faculdade se aprende o suficiente e o que se aprende em faculdade é o que importa pra trabalhar.

Sou desenvolvedor a 7 anos, fiz faculdade só pra ter o diploma mesmo, pq já tinha visto tudo que apareceu lá no meu dia a dia.

Olhe, eu fiz POSCOMP e saí do mesmo curso que vc. Para realizar a prova, li toda a coleção de livros de Ciência da computação da Sagra Luzzatto, mais alguns de estruturas de dados, Cálculo I e II do james Stewart, e geometria Analítica. Foi o suficiente. demorei um ano para estudar rapidamente tudo isso.

Cara estou no 4º periodo no UFRGS e só vejo algoritmos altamente complexos e calculo e mais calculo o problema de cc é que vc estuda estuda e veem um cara que sabe mexer com a ferramenta com um structs por exemplo é pega sua vaga… tipo que vc ve muito coisa entende realmente como funciona a máquina…!

IMHO vc deveria estudar coisas que estimulam a criatividade e raciocínio - e nada melhor do que a boa e velha matemática.

De uma lida sobre numeros complexos, séries numéricas de Taylor e algebra linear, fora o básico de trigonometria. Isso dará uma grande agilidade na hora de fazer alguns programas “graficos”, por exemplo. Sem falar que algebra linear mostra pra que servem as tais de “Matrizes” que aprendemos no segundo grau de forma muito porca. Existem muitos problemas que vc pode usar esse conhecimento diretamente, e isso é uma vantagem. Calculos com números binários e em outras bases poderia ser exercitado de vez em quando :wink:

Da algebra linear vc aprende o conceito de cadeia de markov, esse tipo de modelagem pode ser util em muitos casos. Outra coisa interessante para se estudar é estatística.

Em todo o caso, estude apenas se for um prazer estudar. Se não for, tente deixar o estudo prazeiroso. Existem livros sobre matemática que mostram uma faceta diferente dos intermináveis calculos como o livro do Ian Stewart “Os Números na Natureza” (acho que esta esgotado, mas tem em muitas bibliotecas, é fininho). É um bate papo sobre matemática, sobre o padrão matemático do número de pétalas de uma flor (sem exoterismos).

Se vc deseja manter o cérebro agil tente ler livros mais avançados, mesmo que não tenha muito haver com o seu curso num primeiro momento. Coisas como Teoria de Grupos ou Controle de Caos tem utilidades interessantes nos dias de hoje (como criptgrafia).

Olá,

Seguindo a linha do peczenyj, talvez você se interesse em pesquisar alguns tópicos em matematica para ciencia da computacao.

Há um tempo atrás organizei (de improviso) através de um ementa que vi na internet um roteiro de estudos. É um bom indicativo de saber o que é pré-requisito quando precisar estudar :wink:

O texto é um pouco comprido, mas segue o que escrevi. Outro lugar que reuni alguns links segue aqui:

http://www.guj.com.br/posts/list/45487.java#240125

Fundamentos da matemática elementar, volumes de 1 a 10: Essa recomendação é para o caso de voce querer fazer um startup em matematica, revisar alguns tópicos, etc: é o Capitulo Zero antes de começar a estudar os topicos específicos.

Geometria Analítica: aqui voce estudará Sistemas lineares, Vetores, operações, Bases e sistemas de coordenadas. Distância, norma, ângulo, produto vetorial, etc. Qualquer livro de geometria analitica com enfase em vetores é recomendado (em calculo a abordagem geometrica de limites é sobre o conceito de tangentes e coeficiente angular).

Algebra Linear Básica: estudo de sistemas lineares, espaços vetoriais, bases, transformações linerares, produto interno, autvalores, autovetores, etc. Geometria Analítica é o pre-requisito, e o livro do Boldrini (Algebra Linear) é a pedida ideal para aprender o assunto.

Cálculo 1: estudo dos Números Reais (reta real), Funções elementares, Limite e Continuidade, Derivada. 1° Teorema fundamental do cálculo. Aplicações da derivada. Recomendo o livro de Leithold ou o livro de Munem / Foulis (inclusive esse tem um capitulo zero sobre os fundamentos que voce precisa para seguir adiante). Se preferir outros autores, tem o shokowsky e o guidorizzi também.

Análise Real Basica: estudar Conjuntos finitos e infinitos, reta real, Seqüências e séries. Funções contínuas. Funções diferenciaveis. O Livro do Elon Lima (Curso de Análise) vai ser teu melhor companheiro nessa matéria =)

Análise Combinatória / Estatística: Arranjos, permutações, combinações, subconjuntos, binomais, espaço amostral, probabilidades. Distribuiçoes Binomiais / estatísticas, Variáveis aleatórias. O livro do Feller (Introducao à teoria das probabilidades e suas aplicacoes) é a pedida da vez :slight_smile:

Cálculo Numérico: métodos numericos (gauss, gauss-seidel, jordan, newton) de raízes de equações algébricas, Interpolação (Lagrange, newton), Integração numérica. Álgebra linear e Cálculo I são pre-requisitos. Teu companheiro vai ser o Ruggiero (Calculo Numerico: aspectos teóricos e computacionais).

Calculo II: Cálculo de integrais. Técnicas de Integração. Aplicações da integral, Integrais impróprias. Limite, derivada e integral de curvas. Comprimento de curva. Calculo I é pre-requisito. Tendo boas bases em calculo I (fazendo todos os exercicios) recomendo o livro do guidorizzi (Um curso de calculo) =)

Matemática Discreta: Caracterização da lógica matemática. Cálculo proposicional. Operações lógicas. Tabelas-verdade. Implicação Lógica. Equivalência Lógica. Álgebra da proposições. Métodos dedutivos em lógica matemática. Argumentos. Inferência no cálculo proposicional. Cálculo de predicados. Teoria da quantificação. Inferência no cálculo de predicados. Álgebra Boolena. Lógica Computacional. Introdução à Teoria de Conjuntos. Grafos. Como pré-requisito, matemática básica, e a Judith Gersting lhe ajudará (Fundamentos matemáticos para a ciencia da computacao).

Teoria de Grafos: Grafos, grafos simples, subgrafos. Isomorfismo de grafos. Representação computacional. Algoritmos de buscas. Grafos orientados. Trilhas, caminhos e ciclos. Distância. Caminho mínimo. Conectividade de vértices e arestas. Grafos hamiltonianos.Problema do caixeiro viajante. Grafos eulerianos. Problema do carteiro chinês. Árvores, árvore geradora mínima. Teoria do NP-completo. Classes P, NP, NP-completo, NP-Díficil. Reduções polinomiais. Provas de NP-completude. Noções de planaridade. Noções de coloração de vértices. Número cromático. Noções de casamentos. Casamentos perfeitos. Noções de fluxos em redes. Seu companheiro da vez é o Diestel (Graph Theory), tem como requisito matemática discreta.

Pesquisa Operacional: modelos linares, Programação linear: caracterizações algébricas e geométricas, teorema fundamental, método simplex. Análise de sensibilidade e dualidade: dual e jogo minimax, teoremas de dualidade, folgas complementares, simplex dual, análise de sensibilidade. Seu amigo da vez é Dantzig (Linear Programming), e o pré-requisito é Algebra Linear e Teoria de Grafos (é nessa disciplina que você ganha dinheiro de verdade :D)

Matérias complementares

Cálculo III: Conjuntos abertos, fechados, conexos por poligonais em R2 e R3 . Funções de duas ou mais variáveis, limite e continuidade. Derivadas parciais. Funções Diferenciáveis. Regra da Cadeia. Gradiente e Derivada Diferencial. Máximos e Mínimos. Seu amigo aqui é o guidorizzi (Um curso de calculo, vol II), e o pre-requisito é calculo II.

Cálculo IV (aprofundamento de integrais). Integrais Duplas. Mudança de Variáveis na Integral Dupla. Integrais Triplas. Integrais de Linha. Integrais de Superfície. Aplicações. Calculo III é o pre-requisito. Continua com o guidorizzi, Volume III.

E.D.O. (Equações Diferenciais Ordinárias): Equações diferenciais de 1 a . ordem: separáveis, exatas e lineares. Equação de Bernoulii. Equações diferenciais lineares de 2 a . ordem com coeficientes constantes homogêneas e não homogêneas. Transformada de Laplace. Calculo II é pre-requisito. Teu amigo agora será o Ayres (Equações diferenciais, da coleção schaum).

Teoria dos Números: Indução Matemática. Divisibilidade. Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum de Números Inteiros. Números Primos. Matemática fundamental é o pre-requisito. Teu companheiro aqui é o Santos (Introdução à teoria dos numeros).

T+