O que colocar no diretório lib do WEB-INF?

Bom dia galera! Bom, estava pensando sobre isso porque nos livros que eu acho fico meio sem guia. Eu uso o Eclipse pra programar e gostaria de saber se todo o conteúdo que eu tenho no WEB-INF/lib tenho que ter na pasta lib do meu projeto?

Abs.

sim

Então nesse caso, não teria como fazer um deploy mais prático? Sem ter que copiar os arquivos, tipo uma maneira de linkar de uma pasta pra outra?

Eae cara,

quer um conselho…começe a utilizar netbeans…

[]s,

Fala marcelo! Já utilizei o NetBeans e não vi tanta diferença assim pro Eclipse. Porque do conselho?

eu sempre(6 meses) programei no eclipse, tem certas coisas que no netbeans e mais “automatica” do que o eclipse,

o seu caso por exemplo no netbeans seria mais facil de resolver,

[]s,

eu acho que tem como vc referencia uma pasta onde contem toda as libs
que vc vai usar no projeto,

No seu projeto click com o btn direito e vá em properties

java build path

na aba libraries click no btn add library e user library

lá vc vai poder buscar onde está usar libs

Usando o maven vc evita tudo isso

[quote=juninhodg]Bom dia galera! Bom, estava pensando sobre isso porque nos livros que eu acho fico meio sem guia. Eu uso o Eclipse pra programar e gostaria de saber se todo o conteúdo que eu tenho no WEB-INF/lib tenho que ter na pasta lib do meu projeto?

Abs.[/quote]

Não, basta apontar a pasta WEB-INF/lib no classpath do seu projeto.

Ambos Eclipse e Netbeans configuram bem os projetos web, não é isso que vai diferenciar um do outro.

E ganha uma porrada de outros problemas como xmls gigantescos, falta de inteligência em builds de projetos dependentes, apenas um artefato por projeto e mais uma porrada de outros… Nem o pessoal do Hibernate aguentou usar o maven :twisted:

https://community.jboss.org/wiki/GradleWhy

juninhodg, você não precisa manter cópias das suas libs na pasta lib porque nenhum IDE vai te forçar a ter as libs nessa pasta, basta apenas você configurar o projeto. Se estiver com o Eclipse e o WTP configurado, o Eclipse adicionar uma library no seu projeto que irá apontar para a pasta WEB-INF/lib (desde que seu projeto seja um Dynamic Web Project).

@Ataxexe

como vc trabalha, adicionando .jar na pasta lib?

eu uso o maven e não tenho problema algum…

[quote=tmvolpato]@Ataxexe

[/quote]

Onde eu posso, utilizo o Gradle. Mas uso o Maven também. Depende do projeto.

Recentemente comprei o IntellijIDEA. Ele tem um excelente mecanismo de configuração de bibliotecas que me satisfaz plenamente na maioria dos meus projetos. O mais bacana de usar algo pra gerenciar as dependências é não precisar jogar pro SCM as libs. Além de não fazer sentido versionar algo que não é mantido por você, ocupa um espaço considerável (aí é melhor usar um Maven ou Ivy ou, melhor ainda, o Gradle).

Um dos grandes problemas do Maven, pra mim, era o fato de não se poder mapear exclusões globais de bibliotecas. Era um saco procurar de onde vinha uma lib e, depois de excluí-la, ver que outra dependência a usava. Se não me engano isso já existe no Maven 3, mas a primeira impressão é a que fica e eu fui tão prejudicado nos projetos por causa de uma série de problemas com o Maven (o build burro dele, que não detecta que precisa construir o projeto dependente, por exemplo) que acabei tendo aversão. Depois que conheci o Gradle essa aversão só aumentou. (Praticamente quando eu fui apresentado ao Git e quase enfiei a cabeça na parede de raiva por ter usado o SVN por mais tempo do que deveria.)

Não só eu tenho aversão como uma porrada de outros desenvolvedores também. Aquele link sobre o Hibernate é bem interessante. Vou deixar em anexo um texto sobre um comparativo entre o Maven e Ant + Ivy. Nele o autor demonstra que pra coisas simples a configuração do Maven acaba sendo tão insana que um Ant + Ivy resolve as coisas muito melhor.

Justamente por isso não recomendaria ao juninhodg usar o Maven só pra não precisar copiar as libs pro projeto. O Eclipse também tem um esquema de bibliotecas muito bom e que pode ser usado pra evitar o copiar-colar.

Não quero gerar flames com isso, sei que muitos adoram o Maven, mas eu sou exterminador de xmls. Acho o Gradle infinitamente mais legal de trabalhar do que o Maven por usar Groovy para expor uma DSL muito elegante e prazerosa de trabalhar.

[quote=tmvolpato]@Ataxexe

[/quote]

Isso, basicamente eu adiciono e configuro no Build Path do projeto as libs necessárias.

Ataxexe, eu comecei a ver o livro Java Persistence with Hibernate e eles usavam o Ant. Até vi uns exemplos no site do próprio hibernate onde eles usavam o Mavem e achei ele bem mais complexo e estressante que o Ant. Tudo no Ant é mais legível.

[quote=juninhodg][quote=tmvolpato]@Ataxexe

[/quote]

Isso, basicamente eu adiciono e configuro no Build Path do projeto as libs necessárias.

Ataxexe, eu comecei a ver o livro Java Persistence with Hibernate e eles usavam o Ant. Até vi uns exemplos no site do próprio hibernate onde eles usavam o Mavem e achei ele bem mais complexo e estressante que o Ant. Tudo no Ant é mais legível.[/quote]

Então estude o Gradle que seu queixo vai cair :wink:

Blza, obrigado pela dica :slight_smile:

[quote=Ataxexe][quote=juninhodg][quote=tmvolpato]@Ataxexe

[/quote]

Ataxexe, eu comecei a ver o livro Java Persistence with Hibernate e eles usavam o Ant. Até vi uns exemplos no site do próprio hibernate onde eles usavam o Mavem e achei ele bem mais complexo e estressante que o Ant. Tudo no Ant é mais legível.[/quote]

Então estude o Gradle que seu queixo vai cair :wink: [/quote]

vou dar uma olhada

vlw