Tenho alguns conhecimentos em java mas estou começando a me aprofundar mais no assunto aqui no Portal Java.
Não sei o que posso fazer com Servlets, eu posso configurar um servidor em minha casa no meu windows ? ou posso utilizar no meu servidor web de minha hospedagem ? Que tipo de coisas da pra fazer. E esse TomCat é pra usar no meu PC ou em minha hospedagem ?
O TomCat é um servidor pra tu testar tuas aplicações .jsp. Você pode fazer do teu computador um servidor através dele também…é só colocar o IP da tua máquina com o nome da aplicaçõa que tu vai poder acessar de qualquer lugar!
E hummm…o que pode-se fazer com Servlet? hehehehe…tudo! =)
Abraço!
G
Guilherme_MelloPJ
gaberman, como o mdtorbis falou… dá pra fazer muita coisa com Servlet!
vc consegue entender melhor o uso dos Servlets, olhando para o MV[color=“red”]C[/color]…
onde o Servlet funciona como um controlador ([color=“red”]C[/color]), realizando operações de acordo com as requisições solicitadas pelo cliente…
:idea: - Só lembrando que vc pode usar os seguintes itens no desenvolvimento de Servlets:
Gerenciamento de Sessões
Filtros
etc…
R
rnaufalPJ
é isso ai cara…como os caras falaram ai…jah me disseram que servlets eh da camada view, mas tb acho que eh um controller, jah que ele trata mensagens de evento(geradas a partir de requsicoes HTTP do cliente…) Servlets, verdade, eh a solução Java para o CGI, nao sei se vc jah ouviu falar…procure mais na net, para se inteirar sobre o assunto…
Com Servlets vc faz mta coisa, recupera, seta variaveis da sessao, request, filtros como os caras falaram…
Abraços…
G
Guilherme_MelloPJ
a respeito do que o rnaulfal falou sobre CGI…
o desempenho dos Servlets é muito superior ao desempenho das CGIs porque não há processo de criação para cada solicitação do cliente…
ao invés disso cada solicitação é gerenciada pelo contentor…
depois que um Servlet termina de processar uma solicitação ele permanece na memória , aguardando por uma nova solicitação do cliente!!!
tb existem outros benefícios em se usar (JSP e Servlets), que não são encontrados em nenhuma outra tecnologia:
:arrow: Portabilidade
:arrow: Rápido Ciclo de Desenvolvimento
:arrow: Robustez
:arrow: Aceitação Difundida