O que define uma página JSF e hibernate?

9 respostas
S

Estou buscando tutos na net para aprender JSF e hibernate, já fiz alguns exercicios de JSF mas não de hibernate, só li sobre ele, mas tem uma coisa que ainda não entendi, eu baixei o glassFish, só apartir dele que posso usar o JSF, n podeira usar o TomCat, n que eu acho melhor e questão de dúvida mesmo, e o hibernate, tem algum modo de instalar ou só colocar as bibliotecas no projeto, ele não usa xml? É que quando crio um novo projeto com JSF dá para escolher a configuração do projeto como JSF.

9 Respostas

Giulliano

O Tomcat (6.x) dá suporte ao JSF e ao Hibernate também. Vc só precisa adicioar as libs de ambos nas libs do Tomcat.

O Hibernate precisa de um XML para que vc possa dizer quem são as suas entitys. E o JSF precisa de um XML para dizer quem são os Manageds-Beans (pelo menos até a versão 1.2)

nel

Olá.

Porque não poderia usar o Tomcat se é um container web amigo? Basta jogar os .jars necessários e usa-lo.
Acabei de ver, é exatamente o que colega acima disse.

Abraços

S

Então se eu colocar as JAR do hibernate no projeto já posso importar as bibliotecas e usar os annotations, n sei se é assim, mas foi o que + ou - entendi.

nel

É exatamente isso. Mas além do seu projeto os jars devem estar contidos na lib do seu Servidor, no caso o TomCat ok?
Abraços.

Giulliano

nel:
É exatamente isso. Mas além do seu projeto os jars devem estar contidos na lib do seu Servidor, no caso o TomCat ok?
Abraços.

Vc pode optar por deixar as libs no tomcat e no projeto
OU
Deixa-las apenas no seu projeto. Para deixar apenas no projeto ao gerar o seu war vc deve exportar as libs também (essa é a melhor maneira de não usar bibliotecas diferentes entre a app e o containner).

Existem melhores maneiras de se fazer isso com ANT e com Maven, mas talvez vc não tenha conhecimento nas ferramentas (ainda).

S

A tá isso eu havia esquecido, tem que colocar no server tb.

nel

OU
Deixa-las apenas no seu projeto. Para deixar apenas no projeto ao gerar o seu war vc deve exportar as libs também (essa é a melhor maneira de não usar bibliotecas diferentes entre a app e o containner).

Existem melhores maneiras de se fazer isso com ANT e com Maven, mas talvez vc não tenha conhecimento nas ferramentas (ainda).

Neste caso Giulliano, seria interessante gera um EAR, contendo todas libs, jar e etc. Concorda?
Abraços.

S

Eu preciso aprender o ANT mas eu sei para oque serve.

Giulliano

nel:
OU

Neste caso Giulliano, seria interessante gera um EAR, contendo todas libs, jar e etc. Concorda?
Abraços.

Nel um EAR seria necessário apenas se estivessemos falando de uma aplicação Enterprise (Web + Ejb). Como a aplicação é só web não haveria essa necessidade. Apenas um war resolveria.

Criado 14 de dezembro de 2009
Ultima resposta 15 de dez. de 2009
Respostas 9
Participantes 3