Boa tarde a todos, sou novo em java para web, há alguns meses fiz um curso onde aprendi designer patterns, jsp , struts e hibernate.
sei que com esse conhecimento eu já consigo desenvolver varias aplicações web, ainda estou meio perdido, não sei o que devo aprender apos isso .
alguém poderia me dar algumas dicas de por onde devo começar ?
Que tal começar a meter a mão na massa? Só metendo muito a mão na massa vc aprende direito algo…
luistiagos acho que a sua resposta não é a que estou procurando.
é muito fácil ir e construir qualquer coisa, o difícil é construir um projeto com nível profissional, onde poderei reutilizar tecnologias e economizar códigos.
Seria simples programar apenas para gerar codigo dinamico, mas gostaria de implementar testes, usar interface graficas mais atraentes, seguir regras de negocios que poderei utilizar em qualquer outra empresa que eu for trabalhar.
[quote=rodrigovidalxc]luistiagos acho que a sua resposta não é a que estou procurando.
é muito fácil ir e construir qualquer coisa, o difícil é construir um projeto com nível profissional, onde poderei reutilizar tecnologias e economizar códigos.
Seria simples programar apenas para gerar codigo dinamico, mas gostaria de implementar testes, usar interface graficas mais atraentes, seguir regras de negocios que poderei utilizar em qualquer outra empresa que eu for trabalhar.
[/quote]
Eu concordo com “luistiagos”, ja q fez curso e disse q viu tudo o q esta relatando, o melhor é começar a fazer algo, um foco objetivo seria o ideal…Projetar um sistema que atenda a alguma coisa e por a mão na massa…E sim, acho q a resposta dele foi plausivel com sua pergunta.
Sobre aprender coisas novas, pode ter certeza, como o Java é gigantesco como costumo dizer, sempre vai aprender algo.
t+ e boa sorte !
Pessoal eu já comecei um projeto, inclusive eu já estou finalizando, mas sempre passo por tópicos e fóruns e vejo comentários a respeito de EJB, e não sei se devo implementar ejbs no meu projeto, outro fator é o jsf, eu não sei se devo usar jsf com richfaces, primefaces, ou devo escrever minhas paginas html, css e jquery puro e usar apenas o java para código dinâmico.
e depois temos as tdds, mocks , jndi, não sei se me entendem, mas tem muita tecnologia que não faço a minima ideia de por onde devo começar a entrar.
O que gostaria de saber é quais são as tecnologias mais usadas em suas empresas, assim aprenderei as tecnologias que estão no topo do mercado e as demais com o tempo vou adicionando aos poucos.
O que vocês utilizam em suas aplicações ?
Cara aprender a programar a nível profissional você só poderá aprender após trabalhar em um projeto e após muito estudo.
Mas o mais importante é procurar desenvolver algo e depois procurar melhores práticas para os problemas que você for encontrando.
Só tenha em mente que você não vai conseguir aprender tudo num tapa só.
Começa JSP -> JPA -> JSF -> Spring por exemplo. Você terá vários conceitos.
Se quiser melhorar a qualidade do seu código recomendo o livro Clean Code. Excelente.