O que devo saber, para criar um Sistema comercial WEB em Java?

Pessoal, venho humildemente atraves deste, lhes pedir uma orientação a respeito de programação WEB (Esta, por sua vez, totalmente desconhecida por mim, ainda (Sou um completo ignorante)).

Gostaria muito que vocês me indicassem as ferramentas, frameworks e tecnologias a serem adotadas (Algo suficiente para criar um sistema comercial na web, com relatorios, vendas, consultas, etc.)

Ah sim, e qual servidor uso para testar as paginas? JBoss? Apache?

Somente com:

JSP
Dreamweaver

Eu chego em algum lugar?
Muito obrigado!

Corre atrás de aprender JSP e Servlets, logo após debulhe no JSF, hibernate, JPA.

Se nao quiser JSF testa: Struts 1.X e Struts 2, WebWork, Spring MVC, Mentawaii, VRaptor e derivados, dai escolhe 1 e foca :smiley:

Se vc quer usar relatórios aprende sobre JasperReports

Java(J2SE) principalmente.

Ao inves de jsp, vc pode utilizar velocity. E se vc nao quiser utilizar o hibernate, vc pode utilizar o ojb ou jdbc direto.

[quote=MrDataFlex]…
Somente com:

JSP
Dreamweaver

Eu chego em algum lugar?
…[/quote]
Chega. Chega a clientes reclamando da estabilidade do sistema, chega a noites mal dormidas, chega a psicopatas mantenedores do seu código ligando para ti as 3 da manhã, amaldiçoando todas as suas gerações anteriores e posteriores, por causa da confusão do código e chega ao hospital com uma baita gastrite nervosa.

Dica, estude MVC e alguns frameworks baseados nisso ( VRaptor2 talvez? ), Velocity/Freemarker caso não precise de tantos recursos que o JSP lhe oferece, JPA e suas implementações ( Hibernate talvez? ) e outras tecnologias que podes achar aqui neste fórum.

Até!

Deram tantas opções para o rapaz que ele vai ficar perdido e vai desistir antes de começar :wink:

Se você já sabe Java, ótimo, comece estudando Servlet & JSP, no começo apenas ISSO!!!
Se você ainda não se sente confortável com Java, estude ele primeiramente.

Para JSP e Servlet, você pode adquirir um livro (procure no forum sobre a opinião das pessoas sobre o melhor livro) ou então pode tentar esse aqui http://pdf.coreservlets.com/, é um pouco antigo, mas irá te dar alguma base.

Para WEB você irá precisar de um Webcontainer para rodar suas aplicações, aconselho a usar o Tomcat.
Aconselho também você usar o Eclipse ao invés do Dreamweaver.

Bom, estudei primeiro isso, e depois que estiver confortável com JSP & Servlet, ai você pode começar a estudar sobre Design Pattern, JPA, MVC Framework, etc etc etc…

Lembre-se: dê um passo por vez e bons estudos

Apostila sobre Java + Web ( http://www.caelum.com.br/caelum/curso-21.jsp ), mas aconselho a fazeres o curso, que é muito bom.

Até!

Definitivamente comece estudando Servlets e JSP, senao vc n vai entender como funciona java pra web e vai sofrer quando for ficar configurando os frameworks

Quanto aos frameworks, tem vários, eu ultimamente estou estudando o Grails, bom d+, nada como usar Hibernate + Spring sem precisa configurar nada :stuck_out_tongue:

Bom no blog em 2007 postei 2 tutoriais com código para download usando Hibernate, Jsf, jasper com ireport (esse tem mas n expliquei), aconselho a ver o birt com carinho, vc pode usar como web container jetty ou tomcat e começar aprender.
Mas o ideal êh ver servlet, jdbc, jsp para aprendizado.
Blog: Http://www.javawora.blogspot.com
procure nas tags do lado direito jsf esta como tutorial parte 1 e parte 2.
Tbm há um tutorial de facelets(template) q o Alexandre Campello postou.
Mal nao digitar direito mem passar o link certinho pq to digitando do iPod e êh uma porcaria rs