Pessoal, antes que venham brigar comigo com frases do tipo “por que vc não procurou no google?” eu bem que tentei mas tudo que eu encontrei estava muito próximo e no fundo, desisti e vim perguntar pra vcs…
Aqui na empresa me pediram pra pesquisar e aprender Web Service (de preferência em .net) para fazer uma aplicação mais dificilzinha pruns clientes que usam BMQ (BEA Message Queue).
O problema é que não encontrei material de web service - em .net - pq quase tudo que achei tratava de uma aplicação do módulo 2524 (acho) do curso da Microsoft, uma página que se comunicava com um servidor e retornava uma lista. Mais ou menos isso.
DÚVIDO que Web service se resuma a isso ou às páginas “Hello World” que encontrei tb .
Acabei desistindo do .net e já estou vendo cursos e tutoriais de Web Service em Java mesmo, mas ainda assim tenho inúmeras dúvidas.
Por favor, sejam cordiais, eu juro que tentei achar as respostas por outros meios (google :? )…
1- O web service (não interessa a linguagem, acho que no fundo a idéia é a mesma né) faz trabalho de troca de mensagens, com o http como protocolo, não é? Mas “por que, cargas d’água”, eu só acho páginas e páginas com hello worlds??? Não é possível apenas trocar mensagens ‘em background’ por exemplo? Sem interface nenhuma?
2- Não sei bem o que é mas o que é o SOAP? O cara que desenvolver o web service precisa conhecer até os protocolos das camadas inferiores, como transporte? A programação não pode ser mais superficial? Tem alguma coisa pra ajudar nisso?
3- Sei lá, mas mais coisa com certeza eu ainda não entendi :oops:
Obrigado galera…
Realmente agradeço a compreensão :roll: