Saudações!
Pessoal, estou precisando fazer uma conexão com um banco de dados oracle usando esse bendito DataSource, mas eu nunca o utilizei e não sei nem o que é. Até aqui tinha apenas feito conexões com bd utilizando jdbc puro ou hibernate.
Bom… pra eu conectar utilizando esse componente eu preciso configurar o arquivo data-sources.xml, certo?
E no código iniciar o contexto Context initContext = new InitialContext();
E logo após, dar um lookup no datasource que configurei no arquivo dataSource = (oracle.jdbc.pool.OracleDataSource) initContext.lookup("jdbc/nativeDS");
Estou indo pelo caminho certo?
O DataSource é uma alternativa ao JDBC puro?
Ele(DataSource) só funciona para apps web? Ou posso utilizá-lo em qualquer aplicação, como o jdbc?
Acontece que a aplicação na qual estou me baseando, é uma aplicação web, que utiliza oc4j como container. E a aplicação que preciso fazer não é web, e não vai rodar em um container… e estou tento dificuldades pra fazer a conexão com o banco utilizando DataSource (é especificação do cliente que seja utilizado DataSource, senão eu já teria feito com jdbc diretão!)
Desde já agradeço a, sempre pronta, atenção da comunidade.
Abraço!
DataSource não pode ser alternativa ao JDBC. JDBC é a API master de conexões com BD, acredito q DataSource e Hibernate sejam modos mais fáceis de se trabalhar…só isso.
Certo… certo…
Mas então, como usá-lo? O que eu disse aí em cima (o arquivo e os trechos de código) está correto?
Valeu!
Cara eu não uso e por isso não sei te explicar como é na prática…mas se vc pegar um tutorial na net aprende em 10 minutos…
Só usei isso uma vez com o tomcate pra pegar as conexões de um Pool de Conexões…
[quote=frocchagas]Saudações!
Pessoal, estou precisando fazer uma conexão com um banco de dados oracle usando esse bendito DataSource, mas eu nunca o utilizei e não sei nem o que é. Até aqui tinha apenas feito conexões com bd utilizando jdbc puro ou hibernate.
Bom… pra eu conectar utilizando esse componente eu preciso configurar o arquivo data-sources.xml, certo?
E no código iniciar o contexto Context initContext = new InitialContext();
E logo após, dar um lookup no datasource que configurei no arquivo dataSource = (oracle.jdbc.pool.OracleDataSource) initContext.lookup("jdbc/nativeDS");
Estou indo pelo caminho certo?
O DataSource é uma alternativa ao JDBC puro?
Ele(DataSource) só funciona para apps web? Ou posso utilizá-lo em qualquer aplicação, como o jdbc?
[/quote]
DataSource é a forma correta de obter coneções com o banco ( qualquer um) e é parte integrante do JDBC.
Servidores de Aplicação compativeis com JEE fornecem as coneções ao banco através desta interface, localizada em algum lugar do JNDI ( dependendo do SA usado)
Você pode criar a sua DataSource para qualquer projeto seu, que basicamente encapsula a chamada o DriverManager. Contudo os drivers fornecem impelementações especificas já prontos e algumas API ( DBUtils pro exemplo) fornecem implementações mais sofisticadas que contam com funcionalidades extra (pooling por exemplo).
Habitue-se a obter as suas conexões de um DataSource porque essa é a forma correta de o fazer.