pelo menos essa é minha realidade
Olá,
Atualmente faço análise de currículos para vagas em desenvolvimento Java.
Entre duas pessoas com nenhuma experiência e uma com certificação e outra com faculdade, com certeza escolhemos a com faculdade.
O porquê? Um pessoa com faculdade tem um conhecimento maior sobre desenvolvimento de software, análise e solução de problemas, etc.
Neste caso, a certificação, se for SCJP, te dá apenas conhecimento básico sobre a linguagem. E podemos dar treinamento a uma pessoa de Java que em dois meses ela já consegue produzir alguma coisa.
1 - Concordo com vc e por isso temos um monte de code monkeys que só sabem fazer o arroz feijão e vão para casa… na hora de criar ou resolver problemas o bicho pega ai a experiência/conhecimento técnico fazem falta, e são raras as empresas que dão treinamentos de qualidade os que eu tive quando era estagiario foi puro lixo conseguia ser pior que as aulas da faculdade,Obs a empresa que trabalho é grande.
2 - treinar tem custo de tempo e dinheiro.
3 - um cara certificado aprende muito mais rapido o serviço local do que um cara de faculdade, e também geralmente gosta de estudar, estuda patterns e outras coisas, enfim é um cara interessado.
Depende muito da faculdade e do aluno conheço muitas pessoas de muitas faculdades formados que não sabem o que é uma lista encadeada e literalmente se arrastarão na faculdade levados pelos amigos.
Digo isso baseado no meu ambiente de trabalho… onde tem pessoas de todos os tipos pessoas muito boas certificados ou não… e pessoas que só fazem o arroz feijão que vivem sempre dependendo das outras se acontecer algo de diferente do arroz feijão, nessas horas na hora de se virar a diferença é violenta.