O que é melhor para iniciantes: Cursos (vídeo-aulas) ou Apostilas?

Estou iniciando em Desenvolvimento Web e eu gostaria de saber o que seria melhor para iniciantes como eu: Curso (s) ou Apostila (s)?

OBS: O curso que me refiro é de “HTML5 + CSS3 + JavaScript” do canal Curso em Vídeo e a apostila é “DesenvolvimentoWeb com HTML, CSS e JavaScript” da Caelum.

Acredito que a apostila poderá te fornecer um conhecimento mais sólido, pois te levará do básico até um nível razoavelmente avançado. Além disso, sugiro que após terminá-la, faça pequenos projetos para testar seus conhecimentos.

1 curtida

Obrigado RafaMore!

Acredito que você deve encontrar seu melhor jeito de estudar, eu por exemplo fico disperso em vídeo aula, rendo bem mais com livro

1 curtida

Normalmente os mais jovens preferem vídeos por já ter nascido nessa era youtube. Eu também fico disperso em vídeos, além de me sentir preso, gosto de ler por ser mais livre, a pausa ser natural, além de poder ir diretamente ao ponto que eu quiser mais facilmente.

3 curtidas

Isso é muito relativo, verifique como vc consegue absorver melhor as informações. Geralmente aprendo melhor quando ouço (ou seja, por video ou professor), mas me surpreendi quando comecei a estudar pela apostila Desenvolvimento Web com HTML, CSS e JavaScript" da Caelum, possui prática do inicio ao fim, é bastante dinâmica , vc aprende fazendo, me senti como se estivesse numa sala de aula. O projeto final é uma loja online desenvolvida ao longo do curso, onde é implementado javascript, php , banco de dados, frameworks famosos e outros detalhes importantes pra área (somente o necessário pra loja, afinal vc não precisa ser expert nisso caso queira ser front-end, mas é bom conhecer o básico.). As explicações são detalhadas de forma necessária. Por outro lado, pelo Curso em vídeo (que também estudei) achei bem enfadonho , acho que demora demais pra explicar coisas simples e além do mais o projeto final (desenvolvido ao longo do curso) é algo bem simples em que muitos recursos são deixados de lado. Tem um pouquinho de Javascript e se nao me engano Php, mas só. Se vc estiver zerado e se sentir mais a vontade com videos, pode valer a pena. Mas não deixe de conferir a apostila da Caelum, realmente enriquecedora.

1 curtida

FranBarros é bom saber que você teve experiência nas duas partes (Curso em Vídeo e Caelum). Vou seguir sua dica, já que a apostila é mais enriquecedora, engloba muita coisa e é mais completa. Obrigado por sua ajuda!:+1: