Bom. sou iniciante no forum.
Sou programador PHP e estou partindo para JAVA a todo o vapor.
Comprei o livro como programar em JAVA 6ª Edição, (muito bom por sinal), está me ajudando e muito. porém , gostaria de saber o que é essencial p/ o aprendizado de JAVA, quais os pontos chave, tipo: IO - thread - sockets ?
No momento não estou me preocupando com o que é similar no php:
(if, while, for, do while, ponto e virgula, etc ). e sim com os novos conceitos.
OOP, sei que não vou para lugar algum sem este.
então please!. me ajudem a ver o que preciso da uma atenção especial p/ ter uma base boa com esta nova plataforma de desenvolvimento.
bom vc precisa inicialmente aprender muito mesmo os fundamentos da linguagem e OO cara isso eh o chave, se vc sacar a complexidade de se programar OO, o restante threads, generics e tudo mais vc aprende com masi facilidade pois qualquer outro assunto que venha aprender vai voltar nos conceitos q vc aprendeu em OO. Entao ta ai… mastige essa parte, sonhe com ela pois isso eu acho fundamental.
Em primeiro lugar, Orientação à Objetos. Se você já manja isso bem, tudo fica mais fácil.
Depois, siga o livro para entender a sintaxe da linguagem, o classpath, como compilar seus programas, como lidar com erros. Depois disso, o java: veja a API de Collections, a parte de banco de dados, e threads. Sockets não é tão necessário assim, a menos que você queira programar algo que use isso diretamente. Swing e AWT são essenciais, a menos que você vá programar para web. Nesse caso, eles ainda são temas interessantes, embora menos prioritários.
Se sua intenção é programar para web, depois de aprender os tópicos de java que eu comentei, dá uma olhada na apostila da Caelum:
Esse livro é bom porque ele te dá dicas de como usar corretamente a API e a linguagem em si. Além de ter sido escrito por um dos criadores da linguagem. Além disso, não é um livro muito complexo, os textos são bem didáticos e as dicas são maravilhosas.
Finalmente, fica a dica de aprender a ler (e a escrever) os javadocs. Eles auxiliam muito. Nunca assuma nada que não estiver escrito por lá.