O que é o IBM Rational...?

Olá pessoal,

Então, hoje na aula de Engenharia de Software I, o professor comentou acerca de uma metodologia de desenvolvimento da IBM, fui procurar algo sobre isso no google e encontrei esse tal IBM Rational e um conjunto de derivadas que parece fazer parte dessa metodologia.
Em sala não vamos trabalhar com isso, mas por curiosidade apenas eu queria aprender mais sobre esse modelo e como ele funciona, ouvi também falar que tem um plug-in para o eclipse, isso confere?

A um tempo atrás eu li algo sobre o MSF (Microsoft solutions framework), pelo que eu entende esse MSF é um modelo de trabalho para empresas, onde se precisa de 6 pessoas e cargos específicos para cada uma delas para gerar um software, mas não entende na prática como tudo isso funciona, talvez sejá só teoria ou como o nome já diz, um modelo de trabalho…

Enfim, to terminando me estendendo…
Eu procurei muito no google e até em outros locais por alguma informação para clarear um pouco sobre esse IBM Rational, mas não me apareceu nada, se alguém já trabalhou ou estudou esse modelo ou não sei, enfim… poderia comentar algo sobre?

Valeu e um forte abraço.

Talvez esse site possa te esclarecer mais:

http://www-306.ibm.com/software/br/rational/

E a metodologia se chama RUP

A Rational era uma empresa que tinha um software muito bom chamado RAtional rose. Acho que ate hoje a melhor ferramenta para UML do mercado.
Entretanto a IBM absorveu a empresa ai começaram investimentos mais pesados na suite de sistemas.
Hoje quem tem a oportunidade de trabalhar com o IBM RAtional Rose, Clear CAse, requisite Pro, não trocapor nada apesar de serem caros são sensacionais e produtivos.

A rational tambem tem sua metodologia propria, seria o Equivalente ao Unified Process , conhecido comorational Unified Process.

da uma olhada em :

http://www.wthreex.com/rup/
http://www-306.ibm.com/software/rational/

Uma coisa muito burocrática…

Meu deus, Não aguento mais fazer papel…

Cargo: Analista Preenchedor de Papeis Sr…

haja viu…

Mas gosto não se discute…

http://www.wthreex.com/rup/tour/tour.htm

[quote=rogeriosantos77]A Rational era uma empresa que tinha um software muito bom chamado RAtional rose. Acho que ate hoje a melhor ferramenta para UML do mercado.
Entretanto a IBM absorveu a empresa ai começaram investimentos mais pesados na suite de sistemas.
Hoje quem tem a oportunidade de trabalhar com o IBM RAtional Rose, Clear CAse, requisite Pro, não trocapor nada apesar de serem caros são sensacionais e produtivos.

A rational tambem tem sua metodologia propria, seria o Equivalente ao Unified Process , conhecido comorational Unified Process.[/quote]

Não só UML como para análise de requisitos :smiley:

Sem a menor intenção de criar uma flamewar:

Em meus projetos, o Enterprise Architect, o JUDE e o PencilPlusPaper substituíram, com vantagens, o Rose.
Uso diariamente o ClearCase e o SVN. Quando posso optar, opto pelo segundo sem prejuízos para o projeto.
O Requisite Pro usei pouquíssimas vezes. Mas o que vejo de gente reclamando nos corredores.

Portanto, sou um contra-exemplo de sua tese. Alguém que vive feliz sem produtos Rational. Seria eu o único neste fórum? :wink:

Bah, Rational Clear Case é fantástico, dificil olhar pra outro programa de controle de versão com os mesmos olhos.

Quero testar o ‘Fast Version Control System’ (Git) também, dizem que é interessante.

[quote=peczenyj]Bah, Rational Clear Case é fantástico, dificil olhar pra outro programa de controle de versão com os mesmos olhos.
[/quote]

Além do ClearCase, quais outros SCMs você já utilizou? Consegue listar vantagens dele?

[quote=luidhi]Uma coisa muito burocrática…

haja viu…

[/quote]

Note que RUP e preenchimento de papéis não têm a relação que algumas implementações (erroneamente) impõem. Segundo o próprio RUP:

[]s

Leandro

[quote=luidhi]Uma coisa muito burocrática…

haja viu…

[/quote]

Bem vindo ao CMMI 5 huahuahua aki na TCS é a msm coisa, mais documento do q programação :smiley:

[]s

[quote=Leandro BSB][quote=luidhi]

[/quote]

Note que RUP e preenchimento de papéis não têm a relação que algumas implementações (erroneamente) impõem. Segundo o próprio RUP:
[]s
Leandro[/quote]
Concordo com você.
Trabalhei em dois lugares que usavam RUP.

Em um graaaannnnddeeeee banco, onde as coisas funcionavam. Não se geravam tantos papeis.

E agora em uma graaaannnnddeeeee empresa, onde as coisas não funcionam. Se gera tantos papeis.

Acho até que dá para fazer um gráfico X tipo papel X eficiência… .
hahahaha

Tô estudando Scrum e gostando…
[]'s

O RUP é um processo de engenharia de software para projetos de grande porte que contém a definição de papéis, artefatos e atividades necessários para o desenvolvimento de tais projetos. No entanto, você pode customizá-lo, selecionando os elementos que lhe interessam, a fim de elaborar um processo de desenvolvimento que se adeque às suas necessidades.

[]s

Leandro

Empresas mediocres ou mesmo gestores mediocres, vão gerar muito papel com ou sem o RUP.
Fazendo as coisas como elas tem de ser tudose encaixa.

Usar a suite da rational é sensacional, pela quantidade de recursos e integrações que você consegue.

Eu gosto bastante de ferramentas como Jude, Subversion e etc, entetanto ainda acho mais produtivo a soma das ferramentas da rational.

Por exemplo a integração do Rose com office é algo que o Jude não pode se dar ao luxo.

Legal o topico ter se estendido, deu para clarear bastante…
Na faculdade o professor vai usar o Jude para ensinar UML para gente, segundo ele, não conseguiu instalar o RSA nas máquinas do laboratório :O! (e esse sujeito é o gerente de TI da Petrobrás - Nordeste) abafa… *rs!!!

Agora eu fiquei na dúvida, se esse RSA é caro, e eu começar a me habituar com ele aqui em casa, será que no futuro eu posso me comprometer quando entrar em uma empresa que não encontre essa “mordomia”?? ou devo começar mesmo pelo Jude e deixar o RSA para o futuro? esse modelo da IBM é muito utilizado pelas companhias aqui no Brasil??

Valeu pessoal, um forte abraço!!!

Pergunte para ele sobre PUP… E tire suas conclusões…

Uouuu… estou fazendo minha monografia sobre metodologias e no meu ponto de vista RUP é um trator em relação aos métodos ágeis (XP, SCRUM, FDD)…

=)

RUP é um framework para projetos grandes e para um arquivo morto também.

Olha, o importante é você delimitar o trabalho que será realizado. O RSA é usado geralmente por arquitetos e principalmente por quem necessita transformar código-fonte em documentação e vice-versa. Também é muito bem integrado com o RUP e otimiza muito o tempo. Mas não é nada que não possa ser feito com ferramentas separadas.
Quanto ao RUP recentemente fiz dois cursos que me abriram a mente, o mistério (que poucos sabem) é saber otimizar e aplicar, e quanto as empresas que utilizam infelizmente não sei dizer bem mas acho que é uma tendência.