O que é preciso pra começar?!

13 respostas
P

Olá pessoal

Sou fã de Java, gosto muito dessa linguagem mas pra linguagem de Internet utilizo o PHP, adoro trabalhar com essa linguagem, mas eu queria aprender a usar o JSP pra mim padronizar, por puro caprixo mesmo hehe!!! O que eu preciso pra iniciar!?!? Apostilas, alguém me indica alguma?! Eu sei JavaScript também , isso ajuda em alguma coisa no aprendizado?!?!

Obrigado
T+

Pilantra :cool:

13 Respostas

R

O bom é aprender Java desde o início, para depois ir para o JSP. Aqui no site mesmo tem bastante conteúdo.

Já o JavaScript é outra coisa. É uma linguagem criada pela Netscape (se não me engano) e não tem ligação com o nosso Java.

K

ola Boa tarde !

olha pilantra para vc começar a se dedicar a java tem alguns conselhos:

:arrow: sempre quando tiver duvidas pergunte, quantas vezes quizer aqui no pj estamos aqui para isso…
:arrow: ter um bom livro para iniciante te indico o de deitel 3 ou 4 edição o nome se chama como programar em java de deitel…
:arrow: esta sempre a procurar baixar algumas apostilas em PDF aqui mesmo no pj tem muito boas…
para começar vc tem ir no site da sun baixar API(documentação) e sdk(compilador) de preferencia as versões 1.4 se vc preferir a versão 1.5 sinta -se a vontade…

vc tem que escolher um ambiente para vc desenvolver suas aplicações simples ou complexas … temos as Jcreator(www.jCreator.com) netbeans que já vem com sdk 1.5.0_01 ttp://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp (" versão Tiger"), eclipse http://www.eclipse.org, temos Ginipad e o seu próprio notepad do seu Windows( se caso vc seja seu SO) sinta -se a vontade…

faça o Downloads da versão que queria sete as Variaveis de Ambiente do windows XP
va meu computador>com botão direito do mouse clique em propriedades> na guia avançadas> Variaveis de Ambiente>
crie uma nova variavel chamado JAVA_HOME e outra PATH
na PATH vc coloca o caminho do Sdk instalado EX:
C:\j2sdk 1.4.2_06\bin
depois vc testa
entre no prompt do DOS
digite este comando que foi dica de um dos colegas do pj muito util
echo%PATH%
return C:\j2sdk 1.4.2_06\bin
echo %JAVA_HOME%
return JAVA_HOME

java - version
te informa a versão do seu jvm

se de tudo certo amigo amigo mão a obra seja bem vindo ao java…
me avisa se deu tudo ok? :grin:

um abraço
karla Maria Monteiro

K

concordo com R2_d2 e ir devagar amigo e melhor começar no básico para vc chegar a os servlet(JSP) ne vardade?? calma pular uma etapa vai te complicar lá na frente … tenha calma… tudo tem sua hora seu momento " pressa é inimiga da perfeição" já ouviu este ditado?? então relaxe !! estamos aqui todos para te ajudar … pode contar com todos ok??

karla

P

hehe obrigado pelo apoio karlota!!! Eu sempre tenho uma dúvida ou outra no Java, e as vezes eu fico meio sem coragem de perguntar aqui no fórum, não sei se fazer muitas perguntas aqui é considerado flood, eu tento caçar no site da Sun até eu não encontrar dae depois eu venho aqui!!! Mas voltando ao JSP!!! Pelo visto é um bicho de 7 cabeças mexer com JSP né!? Eu fiz a pergunta do JavaScript porque algumas coisas são parecidas no nosso Java, como por exemplo algumas instruções do tipo string.indexOf()!!!

Quanto ao Java, eu achava que Delphi era uma linguagem gostosa de trabalhar e depois que comecei a usar o Java mudei completamente de idéia!!! O problema é o cansaço, pra montar uma interface demora muito, pois uso o Kate (Do KDE)!! Ele tem colorização e assim me ajuda muito!! Não quero usar nenhuma IDE pois a um ano atrás eu fiz um curso de Java e logo após terminar fui direto pro JBuilder, conclusão, não sabia nem cria uma função!!! Por isso eu quero ficar craque no Java usando apenas um editor de textos, dae depois quem sabe :wink:

Muito obrigado
T+

K

concordo com vc sempre achei delphi vago demais principalmente a delphi 7 cheio de compontes user control… nem me lembro!! se especula que o delphi 8 .net e orientado Objetos muito bom mais lento para ser abrir a tela de inicialização!! falando em jsp e muito engraçado to estudando servlet!! que coisa !!vou te da uma ajuda vou enviar umas coisas que tenho ok? mas me prometa se vc quer ser craque vc tem que ir aos poucos devagar!! para vc ter uma ideia te pedem para fazer um applet para sua página em jsp que é" meu sonho é aprender servlet". e ai como que vc vai construir um pequeno applet para sua aplicação? aprender ou rever tudo de novo, te ajudarei seu pilantra …post seu e mail mais tem que estudar OO viu moço, assim puxo suas orelhas…seu teimoso !! : :lol:
falo assim mais é um conselho para seu bem ok? :wink:

pela IDE tudo bem… fique a vontade. se vc não pular ne a etapa basica do java ne ?? e chegar em servlet vc vai ter que precisar de uma IDE mais complexa para rodar suas paginas,e com certeza as visitarei… claro!!
e pergunte não se fique constrangido eu sou iniciante sabia?? perguntar não faz mal, eu não sabia que alguém morria por que tinha duvida então estaria morta!! ehehehe é brincadeira
um abraço
karla

P

hehehe, poxa sem duvida uma coisa que muito me ensina é debates em fórum, tudo que sei PHP, JavaScript e Linux é devido a fórum, muita gente é legal pra te ajudar, mas tem uns que simplesmente te dão resposta como dizendo “Se vira”, eu não acho isso legal!!! Já levei suspensão de um forum simplesmente porque reclamei disso!!! 8O mas enfim, Orientação a Objeto eu sei muito pouco, só sei o que aprendi no curso de Java a 1 ano atrás, vou entrar no www.uml.com.br (Eu acho que é esse o site) e vou dar uma estudada!!! Outro detalhe, Applet!!! Sinceramente, é muito pesado, eu não gosto de fazer Applets por esse motivo, quem tem discada sofre com um site feito em Applets!! Por isso o meu interesse pelo JSP, mas é claro que vou aos poucos, com calma, em uma semana brincando com o Java, aprendi mais do que em 4 meses de curso, e tenho o site da sun com vários tutoriais e exemplos, simplesmente fantastico!!!

Bom fique a vontade pra me enviar as coisas pelo e-mail, aproveito pra estrear o meu novo e-mail que é [email removido]!!! Aguardo seus e-mail e mais uma vez obrigado :wink:

T+

V

Não. JSP é fácil. Muito fácil. O “difícil” é você precisa de uma boa base de de Java.

O seu conhecimento de JavaScript vai ajudar tanto quando ajuda em PHP: para fazer validações e outros truques.

O Eclipse não tem essa desvantagem. :wink:

P

verdade cara, o Eclipse é bom porém pesado pra cacilda!! Eu não sei se é só a versão do Linux que é pesado mas chega da vontade de xora de tão pesado!!!

M

Oh cara Karlota tá certa vc tem vc tem que estudar bastante para chegar até JSP, Pilantra um site ótimo que eu te indico onde tem tutorial sobre JSP e banco é o www.jspbrasil.com.br,claro também tem que ter dedicação quando vc n tiver com vontade de estudar da uma relaxada e depois volta daqui algum tempo vc vai está assim, espero que não tenha esse problema . E ótimo vc estudar UML, UML eu posso te ajudar não só eu mas todos nós aqui ?Ajudando e que se aprende? Estuda padrão de Projetos também ?Desgnier Parterns? principalmente o MVC, pesquisa no fórum por MVC tem bastante coisa, resumindo ele com ele vc pode ter múltiplas visões pode acessar por exemplo saite de um palm , notbook, de computador de um celular com ele vc pode tratar eles de forma diferenciadas sem criar um código gigantescos. Pilantra eu te mando um Apostila que eu iria manda para PJ mas sei lá ué quando iria manda mandaram uma quase igual modéstia parte ta show, não terminei mas que tem dá uma noção legal. Ah mas me manda um mail me cobrando se não esqueço [email removido] …blz

Vou ver se arranjo tempo para fazer algumas sobre Desgnier Parterns galerinha ta precisando

Mas e isso aí estuda e vamos lá correr ah traz do nosso futuro certo não desanima não cara

Parabéns Karlota vc e um verdadeiro exemplo, iniciou em Java agora já esta ensinado os novatos nunca vi tanta paciência. Vc e um exemplo para nós, vi seu o que vc postou no outro tópico sobre variáveis de ambiente putzs enquanto eu falei para cara como fazer uma forma n muita adequada vc ensinou a forma certa ainda explicou direitinho …Putzs fiquei impressionado não e puxando o saco…pow parabéns mesmo

R

Olá!
Só queria fazer umas observações!
Se vc sabe um pouco de Java, mesmo assim é melhor vc estudar conceitos de orientação a objeto, pois isso é muito importante para essa linguagem.
Outra, javascript é quase a mesma coisa q java sim… só não tem alguns (muitos) pacotes e roda sobre o browser, oq muda a forma de tratamento de dados, blz?

Abraços!

K

obrigado marcelo pelo elogio as vezes não acerto, mas sabe por que sou desta forma que sou ainda iniciante e sei que as vezes e muito duro vc tá no maior desespero nada funciona e as vezes peguei gente falando coisas que não entendia , quando sei falo explico, se não sei não falo…
na questão do jsdk e que li numa apostila muito boa como instalar sdk 1.5.0_01 tava lendo e vi uma pessoa em encrencas… me ponho no lugar dele e o do linux po!! tava uma outra apostila bom sou usuaria windows tentei ajudar dentro do que eu conhecia…ne verdade?? me ponho no lugar das pessoas… é horrivel vc perguntar algo que vc tá pretendendo conhecer… e vem tempestade de coisas a pessoa fica assustada… mas sempre digo
estamos aqui para isso… indico livros, bons tutoriais …e assim vai…
mas tenho tanto que aprender…sei disso…tem gente como Vinci e outros que são feras…sou apenas iniciante…

agradeço
karla

M

Não vou me prolonga muito como da messagem anterior. So vou dizer o que e verdade tem que se dito achei uma atitude nobre sua que vc vem fazendo já faz um tempo so fiz um comentario…

P

Valeu pessoal pelos posts!!! :wink:

Inté

Criado 22 de janeiro de 2005
Ultima resposta 22 de jan. de 2005
Respostas 13
Participantes 6