Vira e mexe aparece alguém, talvez novo no assunto, que pensa que o SL é simplesmente Freeware. Alexandre Oliva, pessoa espetacular que tive a oportunidade de conhecer recentemente, fala sobre Software Livre nesse vídeo de menos de 5 minutos.
Vale a pena ver para de uma vez por todas entender esse conceito e também para poder esclarecer para outras pessoas o que é SL(sem parecer xiita, bitolado ou passar uma idéia errada sobre o SL)
Achava isso mesmo, depois desse vídeo tem algumas coisas que concordo concordo, mas há outras sobre o SL, que deixa a desejar, só por exemplo pessoaA fez um SL muito massa dai então a pessoaB pega e faz algumas alteração mas superficial, um chefe de uma companhia aparece e ver o software da pessoaB (que é muito similar a da pessoaA praticamente só foi alterado parte grafica) quem leva os créditos ?
o cara que passou 1mês na frente do pc quebrando a cara, ou o outro que em uma tarde fez algumas modificações ?
Por outro lado eu acho que a parte de livre deve ser sim, visando o desenvolvimento de novas técnicas de programação, mas não há reconhecimento para o autor.
Apesar disso eu ainda distribuiria o código mas de forma diferente, por exemplo se me perguntassem como foi que eu solucionei um certo problema especifico no meu programa eu pegaria o meu código e coloco a disposição de quem pediu. Assim ele terá a oportunidade de alterar e fazer o próprio e o meu programa ainda terá reconhecimento como minha autoria.
Se houvesse reconhecimento para quem realmente fez o código mesmo que ruim ou primitivo eu apoiaria 100%
Concordo, acho que o grande conflito entre o desenvolvimento de um software livre e o pago esta no reconhecimento do autor.Acho isso complicado, principalmente quando você desenvolve algo bacana e de graça,todo mundo usa,acha a coisa mais legal do mundo, quando o autor abre a boca pra dizer que vai cobrar alguma taxa, todos os usuários saem correndo e dizendo que o software é ruim ou não vale a pena.
Mas o intuito do software livre é compartilhar conhecimento, distribuir o software, modificar ou implementar melhorias e aprender como evoluir um “produto” desenvolvido por um colega.
O modelo de negócios adotado pelo software livre é que realmente difere do do software propreitário, sendo assim uma pedra no sapato de empresas como Microsoft, entre outras.
[quote=Marcio_Nogueira]Mas o intuito do software livre é compartilhar conhecimento, distribuir o software, modificar ou implementar melhorias e aprender como evoluir um “produto” desenvolvido por um colega.
O modelo de negócios adotado pelo software livre é que realmente difere do do software propreitário, sendo assim uma pedra no sapato de empresas como Microsoft, entre outras. [/quote]
É comum as pessoas confundirem SL com modelo de negócio. SL não é, nem adota, nenhum modelo de negócio em si, no máximo serve de complemento para um modelo de negócio existente.
Achava isso mesmo, depois desse vídeo tem algumas coisas que concordo concordo, mas há outras sobre o SL, que deixa a desejar, só por exemplo pessoaA fez um SL muito massa dai então a pessoaB pega e faz algumas alteração mas superficial, um chefe de uma companhia aparece e ver o software da pessoaB (que é muito similar a da pessoaA praticamente só foi alterado parte grafica) quem leva os créditos ?
o cara que passou 1mês na frente do pc quebrando a cara, ou o outro que em uma tarde fez algumas modificações ?
Por outro lado eu acho que a parte de livre deve ser sim, visando o desenvolvimento de novas técnicas de programação, mas não há reconhecimento para o autor.
Apesar disso eu ainda distribuiria o código mas de forma diferente, por exemplo se me perguntassem como foi que eu solucionei um certo problema especifico no meu programa eu pegaria o meu código e coloco a disposição de quem pediu. Assim ele terá a oportunidade de alterar e fazer o próprio e o meu programa ainda terá reconhecimento como minha autoria.
Se houvesse reconhecimento para quem realmente fez o código mesmo que ruim ou primitivo eu apoiaria 100%[/quote]
Nisso entra a questão da licença. A maioria das licenças de SL (se não todas) prevêem esse caso e pregam que o software pode ser redistribuído, modificado e executado à vontade, desde que dando os devidos créditos aos autores originais. Você pode reparar que, quando você faz o download de um software livre grande, com dependências (por exemplo, JBoss AS), as licenças das dependências vêm junto, justamente para garantir os devidos créditos aos autores.
Se houvesse reconhecimento para quem realmente fez o código mesmo que ruim ou primitivo eu apoiaria 100%[/quote]
Depende da licença de Open Source, eu conheço e respeito vários “caras” Open Source, como Gavin King, o Alexandre Oliva mesmo, Stephen Chin, Bill Burke do Resteasy. Se eu precisar de algo relacionado a RESTEasy por exemplo, falo com o Bill Burke e sei que lá tem pessoa X que trabalha na parte específica da integração do Spring, etc.
[quote=Jesuino Master][quote=desiludido][quote=asaudate]
Está checando qual o menor número de palavras que é possível usar para gerar flame?[/quote]
Empresas podem até usar opensource para ganhar dinheiro, tem alguns exemplos que usam opensource com sucesso nos seus produtos…
Agora programadores???
Não. Ninguém ganha dinheiro distribuindo seu software de graça.
Se você ganha, por favor, conte-nos sua história!
[/quote]
Red Hat, > todos< os produtos são Open Source e a empresa vai atingir 1 bilhão de dólares
Programadores independentes também podem ganhar dinheiro, só dar suporte/usar produtos/projetos open source, como muitos fazem com JBoss, etc[/quote]
Mas aí você está falando de uma empresa.
Pessoalmente, eu nunca conheci alguém também que desenvolveu um SL e ganhou algum dinheiro sozinho, seja com suporte ou
qualquer outra coisa, mas de um software desenvolvido por ele
Uso em praticamente tudo aqui, nem imagino como seria a vida sem opensource mas…
Só não aguento esse discurso que tenta pintar opensource como negócio, que devo abrir meu código porque empresa X que recebeu investimento externo de VCs fez e agora vale 50 bilhoes. Faça-me o favor né!?
[quote=desiludido]Não me levem a mal, eu amo opensource!
Uso em praticamente tudo aqui, nem imagino como seria a vida sem opensource mas…
Só não aguento esse discurso que tenta pintar opensource como negócio, que devo abrir meu código porque empresa X que recebeu investimento externo de VCs fez e agora vale 50 bilhoes. Faça-me o favor né!?[/quote]
Já ouviu falar do Linus Torvalds? Sabe quanto tem na conta do cara? Garanto que é bastante! =)
[quote=desiludido][quote=Jesuino Master]
Sozinho ninguém vai muito longe (salvo casos em particular);
[/quote]
Conheço médicos, profissionais liberais e (pasmem!) programadores que ganham a vida com seu próprio negócio.
Desculpa, mas dizer que sozinho não se “vai longe”, pra mim isso é mito.
[/quote]
Não entenda a mal as coisas. Todos nós nesse forum (ou quase todos) usamos uma linguagem aberta, em sistemas abertos, com frameworks abertos. Dizer que não estamos ganhando dinheiro com isso é um pouco de exagero. Você pode estar não ganhando dinheiro diretamente com isso, mas indiretamente…
Simplesmente fazer software, seja opensource ou proprietário, não dá dinheiro para ninguém (pessoa física) a não ser que você tenha um patrão (empresa) te contratando para fazer o software para ele.
Para ganhar dinheiro com seu software (mais uma vez, pode ser opensource ou não) é preciso montar um negócio com ele - seja para vender, dar treinamento ou prestar serviços. E aí você não é mais um “programador”, é uma “empresa”.
Conclusão 1: programador sozinho não existe no mercado de software, ou você é um empregado de alguém ou é um empreendedor. O código ser aberto ou fechado não tem nada a ver com isso.
E conclusão 2: com software livre você pode ganhar sim!
Um programador que participa em projetos open-source tem ganhos indiretos.
Ganha-se prestígio, que pode te impulsionar quando for iniciar um negócio próprio, ou pode te ajudar a conseguir um emprego que de outra forma jamais estaria ao seu alcance.
Um bom projeto open-source oferece mais visibilidade do que ter 20 consultorias no currículo, ou ter um software fechado que você está há anos tentando vender mas ninguém compra porque não tem referências sobre você.
[quote=desiludido][quote=Jesuino Master]
Sozinho ninguém vai muito longe (salvo casos em particular);
[/quote]
Conheço médicos, profissionais liberais e (pasmem!) programadores que ganham a vida com seu próprio negócio.
Desculpa, mas dizer que sozinho não se “vai longe”, pra mim isso é mito.
[/quote]
Há, eu estava falando no sentido software, nossa área. As coisas mudam rápido, você precisa de mais pessoas se quiser fazer algo grande e quando terminar ainda ser válido. É claro que o startup pode ser sozinho, mas para manter e deixar o negócio gigante e moderno, melhor ter uma equipe ou um grupo do que você sozinho…