[quote=felipefranz][quote=pinto][quote=felipefranz][quote=asaudate][quote=felipefranz]Só uma dúvida:
Se o objetivo é que os outros perguntem como funciona e você cobrar suporte, o melhor modelo para este tipo de negócio não seria pegar idéias como refatoração, baixo acoplamento, a própria OO e jogar tudo no lixo? Quanto mais complexo seu código e menos pessoas entenderem, mais irão te ligar pra resolver e mais você vai ganhar. Ainda mais se cobrar a hora.
[/quote]
Não, porque se seu sistema for tão ruim, as pessoas não vão querer usar. Isso se volta contra você. O ideal é que seja bem feito, sim, e que tenhamos todos em mente que não é possível atender a todas as necessidades com um único produto (não existe bala de prata) =)
[]'s[/quote]
Mas se o sistema estiver funcionando, o usuário final tem esta visão de “sistema ruim”? Considere ambientes em que a TI não é o fim. Você pode apresentar o software e estar rodando (mesmo cheio de for encadeados), o cliente utiliza, depois que dá problema a área de TI da empresa não dá conta de resolver porque o código é absurdamente complexo e só você sabe mexer nele, então a empresa fica refém do desenvolvedor porque é difícil uma empresa trocar uma ferramenta que funcionou e estavam utilizando e há a possibilidade de suporte.
Não sou adepto a este tipo de prática, meu objetivo é somente verificar possíveis problemas no modelo de negócio.[/quote]
O cliente “não TI” não vai querer arcar com o custo de manter uma equipe de manutenção de um aplicativo de terceiros.
Ele vai sempre contratar manutenção e customização.
Então, código deliberadamente ruim é tiro no pé.[/quote]
Depende. Como tipicamente é a precificação de contrato de suporte? Se for por hora, ainda é rentável. Pergunto por ignorância mesmo.
E já trabalhei em empresa no cenário de suporte de aplicativos de terceiros, mesmo não tendo TI como fim, mas no caso eram coisas mais específicas: Lotus Notes, Sistema ERP e algumas coisas em Access. Mas deve ser exceção.[/quote]
É, onde eu disse “sempre”, leia-se “quase sempre”, please.
Confesso a minha ignorância tambem, mas suponho que o contrato deva ser bom para todas as partes, como deve ser em qualquer negócio em qualquer ramo de atividade.