O que é Software Livre? Eu posso ganhar dinheiro com isso? Quais vantagens de usar?

Sakei por esse lado realmente e vantajoso fazer uso do SL, mas o mesmo ocorreria se eu pegasse meu software torna-se ele um Software proprietário e distribui-se ele sem preço, logo eu tenho os direitos em cima dele e crio meu serviço de suporte, sendo da mesmo forma outros também poderão fazer suporte, da mesma forma aumenta o valor agregado do produto sobe, assim da mesma forma que pessoas hoje ensinam como usar Windows para outras em forma de suporte.

Isso posso fazer sem torna meu programa SL

[quote=desiludido][quote=asaudate]
Se você só compartilha em forma de serviço, automaticamente você o está convertendo em produto - o que não tem condições de competir, por ser copiável e blábláblá.

Por exemplo, o Google poderia cobrar pelas buscas, certo? É justo, é um dos softwares mais usados no mundo e a concorrência não chega a ameaçar. Mas, se ele começasse a cobrar… bom, o Bing está aí.

[]'s[/quote]

Apenas uma correção: Google cobra dos anunciantes para exibir anuncios próximo à resultados da busca.

Engraçado você citar o google porque a principal fonte de receita da empresa é software na forma de serviço (o algoritmo de busca é fechado). Nem mesmo Android com toda a fama consegue gerar lucro para a empresa.
[/quote]

OK, o Google faz receita através de um serviço agregado - da mesma forma como o open source faria. O algoritmo de busca até pode ser fechado, mas continua sendo facilmente copiável, porque todo mundo sabe como funciona. E mesmo que não soubesse, continua sendo software - as pessoas descobrem como copiar mesmo se não souberem como é feito. Só que o Google é o Google, todo mundo sabe que esse algoritmo veio dele. O mesmo não dá pra fazer com Software Livre (são muitos!), então, abre-se o algoritmo e deixa que quem copie queira dizer que usa, ao invés de simplesmente sair por aí usando e sem admitir isso - vamos ser honestos, é o que um monte de gente faz com Windows.

[]'s

[quote=Victor Gerin]Sakei por esse lado realmente e vantajoso fazer uso do SL, mas o mesmo ocorreria se eu pegasse meu software torna-se ele um Software proprietário e distribui-se ele sem preço, logo eu tenho os direitos em cima dele e crio meu serviço de suporte, sendo da mesmo forma outros também poderão fazer suporte, da mesma forma aumenta o valor agregado do produto sobe, assim da mesma forma que pessoas hoje ensinam como usar Windows para outras em forma de suporte.

Isso posso fazer sem torna meu programa SL[/quote]

Você pode. Só que, se for proprietário, você tem que manter sua própria estrutura pra bater na porta dos outros e checar se não estão usando seu software de forma não- licenciada. Acaba sendo impraticável. Acredito piamente que a Microsoft só conseguiu se firmar com o modelo de negócios dela porque ela nasceu justamente num momento em que a distribuição de informação não era tão fácil como é hoje, pela internet. Se fosse hoje, ela nunca conseguiria fazer o que fez.

[]'s

Na verdade o Google não foi o primeiro a criar esse tipo de algorítimo, tanto que se não me engano o Yahoo era mais velho (não sei direito dessa parte da historia por ser novo mas meus pais me contam que antes do Google já conheciam o Yahoo)

Já existia o Yahoo, mas o algoritmo de levar em conta referências (e calcular, assim, “pesos” dos links) foi pioneiro.

então concordamos que quem começou com essa ideia não foi o Google mas o Yahoo, apesar do Google ter copiado e aperfeiçoado.

Numa visão em SL se o Yahoo fosse SL o Google seria hoje mais velho do que já isso por que o desenvolvimento dele seria mais rápido mas quem ganhou no final ?

As pessoas que iram usar o Google ,e o próprio Google, e o Yahoo aonde fica nessa equação ? Se depender do Google muito e muito longe

[quote=Victor Gerin]Numa visão em SL se o Yahoo fosse SL o Google seria hoje mais velho do que já isso por que o desenvolvimento dele seria mais rápido mas quem ganhou no final ?

As pessoas que iram usar o Google ,e o próprio Google, e o Yahoo aonde fica nessa equação ? Se depender do Google muito e muito longe[/quote]

O que acontece é que é tudo software. Se são livres ou não, pouco importa, são copiáveis. A diferença é que se o algoritmo do yahoo fosse aberto, o Google usaria e não teria pudor de dizer. O Yahoo não ganharia com isso diretamente, mas o pessoal do Google ia viver ligando pra lá pra perguntar como funciona isso ou aquilo - e o Yahoo ia cobrando…

[]'s

Uhm…

Agora acabou meus argumentos kkkkkkkkkkkkkkk

Se este modelo de exemplo de SL realmente ocorra então, sim.

Eu vou seguir o SL de acordo com o dito espero que de certo, apesar de n ter experiencia vou fazer meus teste

mas obrigado por esclarece esse modelo de Software Livre

Só uma dúvida:

Se o objetivo é que os outros perguntem como funciona e você cobrar suporte, o melhor modelo para este tipo de negócio não seria pegar idéias como refatoração, baixo acoplamento, a própria OO e jogar tudo no lixo? Quanto mais complexo seu código e menos pessoas entenderem, mais irão te ligar pra resolver e mais você vai ganhar. Ainda mais se cobrar a hora.

[quote=felipefranz]Só uma dúvida:

Se o objetivo é que os outros perguntem como funciona e você cobrar suporte, o melhor modelo para este tipo de negócio não seria pegar idéias como refatoração, baixo acoplamento, a própria OO e jogar tudo no lixo? Quanto mais complexo seu código e menos pessoas entenderem, mais irão te ligar pra resolver e mais você vai ganhar. Ainda mais se cobrar a hora.

[/quote]

Não, porque se seu sistema for tão ruim, as pessoas não vão querer usar. Isso se volta contra você. O ideal é que seja bem feito, sim, e que tenhamos todos em mente que não é possível atender a todas as necessidades com um único produto (não existe bala de prata) =)

[]'s

[quote=asaudate][quote=felipefranz]Só uma dúvida:

[/quote]

Não, porque se seu sistema for tão ruim, as pessoas não vão querer usar. Isso se volta contra você. O ideal é que seja bem feito, sim, e que tenhamos todos em mente que não é possível atender a todas as necessidades com um único produto (não existe bala de prata) =)

[]'s[/quote]

Mas se o sistema estiver funcionando, o usuário final tem esta visão de “sistema ruim”? Considere ambientes em que a TI não é o fim. Você pode apresentar o software e estar rodando (mesmo cheio de for encadeados), o cliente utiliza, depois que dá problema a área de TI da empresa não dá conta de resolver porque o código é absurdamente complexo e só você sabe mexer nele, então a empresa fica refém do desenvolvedor porque é difícil uma empresa trocar uma ferramenta que funcionou e estavam utilizando e há a possibilidade de suporte.

Não sou adepto a este tipo de prática, meu objetivo é somente verificar possíveis problemas no modelo de negócio.

[quote=felipefranz][quote=asaudate][quote=felipefranz]Só uma dúvida:

[/quote]

[]'s[/quote]

Mas se o sistema estiver funcionando, o usuário final tem esta visão de “sistema ruim”? Considere ambientes em que a TI não é o fim. Você pode apresentar o software e estar rodando (mesmo cheio de for encadeados), o cliente utiliza, depois que dá problema a área de TI da empresa não dá conta de resolver porque o código é absurdamente complexo e só você sabe mexer nele, então a empresa fica refém do desenvolvedor porque é difícil uma empresa trocar uma ferramenta que funcionou e estavam utilizando e há a possibilidade de suporte.

Não sou adepto a este tipo de prática, meu objetivo é somente verificar possíveis problemas no modelo de negócio.[/quote]
O cliente “não TI” não vai querer arcar com o custo de manter uma equipe de manutenção de um aplicativo de terceiros.
Ele vai sempre contratar manutenção e customização.
Então, código deliberadamente ruim é tiro no pé.

[quote=pinto][quote=felipefranz][quote=asaudate][quote=felipefranz]Só uma dúvida:

[/quote]

[]'s[/quote]

Não sou adepto a este tipo de prática, meu objetivo é somente verificar possíveis problemas no modelo de negócio.[/quote]
O cliente “não TI” não vai querer arcar com o custo de manter uma equipe de manutenção de um aplicativo de terceiros.
Então, código deliberadamente ruim é tiro no pé.[/quote]

Depende. Como tipicamente é a precificação de contrato de suporte? Se for por hora, ainda é rentável. Pergunto por ignorância mesmo.

E já trabalhei em empresa no cenário de suporte de aplicativos de terceiros, mesmo não tendo TI como fim, mas no caso eram coisas mais específicas: Lotus Notes, Sistema ERP e algumas coisas em Access. Mas deve ser exceção.

[quote=felipefranz][quote=pinto][quote=felipefranz][quote=asaudate][quote=felipefranz]Só uma dúvida:

[/quote]

[]'s[/quote]

Então, código deliberadamente ruim é tiro no pé.[/quote]

Depende. Como tipicamente é a precificação de contrato de suporte? Se for por hora, ainda é rentável. Pergunto por ignorância mesmo.

E já trabalhei em empresa no cenário de suporte de aplicativos de terceiros, mesmo não tendo TI como fim, mas no caso eram coisas mais específicas: Lotus Notes, Sistema ERP e algumas coisas em Access. Mas deve ser exceção.[/quote]
É, onde eu disse “sempre”, leia-se “quase sempre”, please.
Confesso a minha ignorância tambem, mas suponho que o contrato deva ser bom para todas as partes, como deve ser em qualquer negócio em qualquer ramo de atividade.