O Que é um FrameWork e qual sua utilidade?

Bom Dia Galera

Sou novo em java e vejo muitos topicos falando sobre framework…

O que é isso?

Pelo que entendi seria um conjunto de novas classes ?

Procurei no google mais nao encontrei uma resposta especifica.

Caso alguem puder ajudar… Agradeço desde jpa

Framework é um método, ou uma classe, ou um conjunto de classes que servem a um ou mais fins específico. Em geral, o que temos é um conjunto de classes, como o Hibernate, que possui o fim de fazer a persistência de dados. O que se busca com os frameworks é, em geral, diminuir o tempo de desenvolvimento e facilitar o mesmo mais do que se vc fosse implementar a funcionalidade na mão. Enfim, tentei explicar com minhas palavras uma definição formal que já vi sobre frameworks, mas não decorei como ela era.

Framework é algo que foi inventado pra resolver problemas comuns a diversos contextos diferentes.
Por exemplo, no caso do nosso Java, quando alguém ia desenvolver um sistema, lá ia o caboclo criar as classes de conexão com banco de dados, classes com os montes de comandos sql, etc…
De repente, o cidadão resolvia mudar de banco de dados e o que acontecia? Tinha que refazer todas aquelas classes.
Foi aí que um zé cuéca de saco roxo parou e pensou: “Por que eu não faço um conjunto de classes que façam isso de forma genérica, pra eu poder usar em todos os meus projetos?”. E ele fez. E assim nasceu o Hibernate, que é um framework de persistência.
Um framework é um conjunto de classes correlacionadas que são desenvolvidas pra resolver um problema comum.

:wink:Isso aí

Aqui tem uma explicação simples e objetiva:
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/frame/oque.htm

Eu gosto de pensar assim, framework é uma ferramenta incrementada, intermediaria… usada para realizar um trabalho…

gosto de pensar assim, imagine que vc tenha que abrir 1 computador, a ferramente disponivel pela API é uma chave de fenda comum, se vc for abrir o computador, vai sempre ter que ir la pegar sua chave de fenda e se esforçar para desrosquear e rosquear, na hora de abrir e fechar o computador.

Um framework para esse trabalho é uma chave de fenda eletrica (que parece furadeira), ou seja, o que era apenas 1 chave de fenda, alguem foi la e integrou engrenages e outras coisas, e mudou seu modo de operar.

Vc deixa de ter que entender como desrosquear o parafuso, como girar o a chave, basta saber como operar o framework (a chave de fenda) e sua operação passa ser apertar um botão, e não mais fazer força para desrosquear o parafuso

Obrigado galera mtu Obrigado, Deu pra dar um entendida =)