O que É um framework?

Sou iniciante em java e linguagens orientadas a objetos. Gostaria de saber exatamente o que é um framework ?

Uma estrutura pre-moldada pra você desenvolver.

Deveria ser: uma abstração de complexidade

O que acaba sendo na prática: uma complexidade maior que a original que ele tentava abstrair

Pensa assim: vc poderia programar em assembly, mas vc programa em Java. Por que? Para subir o nível…

[quote=therodrigoagostin]Uma estrutura pre-moldada pra você desenvolver.

Só complementando o que o colega acima escreveu, um framework é como se fosse uma solução “pré-fabricada” para problemas corriqueiros…

O maior exemplo de problema corriqueiro é a questão de persistência e consultas em banco de dados. Esse é um assunto muito comum na vida do desenvolvedor, afinal são pouquíssimos sistemas e portais que trabalham sem as funcionalidades de um banco de dados, certo?

Então, alguém de quem não me lembro o nome criou o Hibernate, que é um framework que facilita e abstrai o trabalho de escrever códigos pra persistir dados, ocasionando a “economia de código” pois não é necessário escrever um monte de classes pra lidar com toda a lógica de banco de dados. Você vai utilizar as classes e interfaces que o framework disponibiliza…

Em Java os frameworks são coisas básicas, e te aconselho a estudar os principais frameworks caso queira seguir carreira com Java.

:wink:

Minha opinião pessoal é que o Hibernate virou um exemplo de framework que tinha por intensão resolve a complexidade do acesso a banco de dados e acabou criando uma complexidade ainda maior.

[quote=saoj][quote=Ruttmann]
Então, alguém de quem não me lembro o nome criou o Hibernate, que é um framework que facilita e abstrai o trabalho de escrever códigos pra persistir dados, ocasionando a “economia de código” pois não é necessário escrever um monte de classes pra lidar com toda a lógica de banco de dados. Você vai utilizar as classes e interfaces que o framework disponibiliza…
[/quote]

Minha opinião pessoal é que o Hibernate virou um exemplo de framework que tinha por intensão resolve a complexidade do acesso a banco de dados e acabou criando uma complexidade ainda maior.
[/quote]

Concordo contigo, tem framework por aí complicando até um Hello World… :lol:

But, vamos primeiro dar a explicação genérica pro colega iniciante, e deixar ele descobrir o fantástico mundo dos frameworks sozinho, e aprender que as vezes vale mais a pena usar a cabeça, do que um framework mal projetado…