O que é uma constante em Java? Pode me dar um exemplinho?
André AS
André AS
segue ai lek!
http://www.tiexpert.net/programacao/java/constantes.php
aki bons exemplos basicos
http://javafree.uol.com.br/artigo/1366/Use-final-para-dados-constantes-e-referencias.html
Não existem constantes em java. O que existe são variáveis finais.
As variáveis finais , ao contrário das constantes, aceitam que o valor seja mudado, mas apenas uma vez.
Por exemplo , PI é declarado como um atributo final e estático na classe Math. Isso é o mais próximo de constante que existe.
Para explicitar que este valor é uma constante e não uma variável final normal, o nome é escrito em maiusculas (nomes compostos são separados por underline “_” ,por exemplo SEPARADOR_DE_LINHA)
As variáveis finais , ao contrário das constantes, aceitam que o valor seja mudado, mas apenas uma vez.Por exemplo , PI é declarado como um atributo final e estático na classe Math. Isso é o mais próximo de constante que existe.
Para explicitar que este valor é uma constante e não uma variável final normal, o nome é escrito em maiusculas (nomes compostos são separados por underline “_” ,por exemplo SEPARADOR_DE_LINHA)
Certeza que uma variavel final pode alterar o seu valor?
final int a = 2;
a = 3; // nao compila.
Constantes em java são as variáveis declaradas como FINAL. Desta forma, elas não poderão ser alteradas posteriormente no decorrer do seu código.
Olha como é fácil achar isto: http://lmgtfy.com/?q=Constantes+em+java 
Abraço!
evertonsilvagomesjava Certeza que uma variavel final pode alterar o seu valor?Sim, voce pode alterar o seu valor apenas uma vez.. ou na hora da declaração da variavel, ou posteriormente no código, desde que seja uma unica vez.
final int a = 2;
a = 3;
public class Principal {
public static void main(String[] args) {
final Cliente cliente = new Cliente();
cliente.setId(10);
cliente = new Cliente(); // Não compila
}
}
class Cliente {
private int id;
private String nome;
public int getId() {
return id;
}
public void setId(int id) {
this.id = id;
}
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
}
Att
As variáveis finais , ao contrário das constantes, aceitam que o valor seja mudado, mas apenas uma vez.Por exemplo , PI é declarado como um atributo final e estático na classe Math. Isso é o mais próximo de constante que existe.
Para explicitar que este valor é uma constante e não uma variável final normal, o nome é escrito em maiusculas (nomes compostos são separados por underline “_” ,por exemplo SEPARADOR_DE_LINHA)Certeza que uma variavel final pode alterar o seu valor?
final int a = 2; a = 3; // nao compila.
Pois não. O Astork já explicou porquê e para não ter duvidas execute isto:
class X {
public final int a;
public class X(){
System.out.println ("a=" + x.a);
a= 2;
System.out.println ("a=" + x.a);
}
}
public static void main(String [] args){
X x = new X();
}
Ok. Eu deveria ter dito que o valor só pode ser alterado em circunstanciais especiais. O ponto é que pode. Uma constante não poderia.
Na prática vai dar no mesmo, mas em teoria é diferente.