O que é

Eai pessoal,

acredito que uma boa parte dos meus problemas com acesso a banco de dados acabaria se eu soubesse o que é CLASSPATH!
alguem poderia dar uma explicada???
e como eu seto ele com o driver do mysql???

desculpe se a duvida esta no forum errado…

obrigado,
Até mais.

Oi zackcavalera,

Classpath é o caminho que os seus Jar´s ou suas aplicações ficaram… é o caminho onde a IDE ou o PROMPT vai “achar” as aplicações.

Por ex:

CLASSPATH = C:\j2sdk\lib

Com essa atribuição, no PROMPT de comando, onde vc digitar “java”, aparecerá o programa.

Entendeu? Isso serve tanto para tuas aplicações, pra dizer onde estão, e tanto para os JAR´s. No caso do driver do banco de dados, basta colocar no CLASSPATH ou em C:\j2sdk\lib.

[]'s

entao cara, continuo com aquele erro
classnotfoundexception com/mysql/jdbc/Driver

eu uso o eclipse…tem q fazer mais alguma coisa alem de copiar o jar pra pasta lib???

falow

No menu do Eclipse, onde ficam os JAR´s, classes e etc, adicione o driver do banco. E no CLASSPATH tmb, qual seu windows? Aqui mesmo nesse tópico tem um post fixo ensinando a configurar o classpath, em todas as versões de windows.

qualquer coisa, tamos aqui…

[]'s

No eclipse você pode definir as bibliotecas (.jar) que o seu projeto usa nas propriedades do projeto. Isso deve resolver seu problema.

Já que a duvida basica é Classpath
Nada melhor do que saber o que é e quando usa-lo!

Abaixo um pequeno tutorial do GUJ , mostrando a aplicacao do CLASSPATH

Espero que lhe seja util.

legal, bom, depois de tudo isso, se o problema persistir, existe alguma possibilidade do erro ser com o banco?
quais os problemas que levam a esse erro??

eu consegui conectar um bd access mas access não é legal, eu queria aprender com um banco mais robusto.

valeu pessoal,
Até mais.

Zackcavalera, o erro não é com o banco. A exceção é lançada quando a VM tenta carregar uma classe e não encontra, no caso a classe com.mysql.jdbc.Driver.

ae pessoal valeu, mas eu achei onde estava o erro…
entre os imports, estava esse:

import org.apache.xml.utils.synthetic.Class;

ae qdo eu tirei ele rodou o programa sem erros!

queria agradecer ae o pessoal q deu uma força…valeu…
agora o proximo passo é inserir as coisas hehehe

voltarei com mais duvidas :grin:

Até mais.