acredito que uma boa parte dos meus problemas com acesso a banco de dados acabaria se eu soubesse o que é CLASSPATH!
alguem poderia dar uma explicada???
e como eu seto ele com o driver do mysql???
Classpath é o caminho que os seus Jar´s ou suas aplicações ficaram… é o caminho onde a IDE ou o PROMPT vai “achar” as aplicações.
Por ex:
CLASSPATH = C:\j2sdk\lib
Com essa atribuição, no PROMPT de comando, onde vc digitar “java”, aparecerá o programa.
Entendeu? Isso serve tanto para tuas aplicações, pra dizer onde estão, e tanto para os JAR´s. No caso do driver do banco de dados, basta colocar no CLASSPATH ou em C:\j2sdk\lib.
No menu do Eclipse, onde ficam os JAR´s, classes e etc, adicione o driver do banco. E no CLASSPATH tmb, qual seu windows? Aqui mesmo nesse tópico tem um post fixo ensinando a configurar o classpath, em todas as versões de windows.
legal, bom, depois de tudo isso, se o problema persistir, existe alguma possibilidade do erro ser com o banco?
quais os problemas que levam a esse erro??
eu consegui conectar um bd access mas access não é legal, eu queria aprender com um banco mais robusto.
Zackcavalera, o erro não é com o banco. A exceção é lançada quando a VM tenta carregar uma classe e não encontra, no caso a classe com.mysql.jdbc.Driver.