mas voltando ao assunto, cara, sinceramente, vc nunca considerou a possibilidade de mudar de cidade? não sei como é o custo de vida ai, ou quanto vc ganha atualmente, mas 1500 é palhaçada… duvido que de pra “sobreviver” com essa grana.
[]'s [/quote]
cara, sobrevive sim, tem muita gente aqui em sampa que sobrevive com 800 reais por mes acordando 4 da manha, pegando 3 horas de conduções por dia e se não fossem os beneficios, VR, VT, etc não chegariam no final do mês.
será que vocês estão se esquecendo que a realidade da maior parte do país não é a nossa? fica um dia lá na praça da sé e pergunta para as pessoas que passarem quantas ganham salário de 1500 reais por mês…
[/quote]
Realmente não sei como uma pessoa consegue sobreviver por menos de 2k… tem uma pesquisa q diz que o salario minimo ideal pra uma pessoa viver é 2,6k…
[quote=Thiago Senna][quote=Juk]Ninguém é obrigado a pegar trabalho em empresas que são “uma zona”, e elas não são todas, como você diz.
Eu mesmo me demiti agora de uma dessas grandes consultorias com processos dos quais eu discordo. Vou pra outro lugar ganhar menos mas com um trabalho mais legal, equipe mais ágil e idéias que eu concordo (tdd, xp, etc).[/quote]
Obrigado, você acabou de contribuir para que o nosso valor hora diminuisse mais 1 real.[/quote]
Campeão, eu vou ganhar um salário que considero ainda justo. Se na sua opinião valhe mais a pena se prostituir e ficar em empresas ruins por 1 real a mais por hora a vida é sua, eu prefiro ir pra um lugar com um salário que é razoável mas é um local bem melhor pra trabalhar e aprender.
mas voltando ao assunto, cara, sinceramente, vc nunca considerou a possibilidade de mudar de cidade? não sei como é o custo de vida ai, ou quanto vc ganha atualmente, mas 1500 é palhaçada… duvido que de pra “sobreviver” com essa grana.
[]'s [/quote]
cara, sobrevive sim, tem muita gente aqui em sampa que sobrevive com 800 reais por mes acordando 4 da manha, pegando 3 horas de conduções por dia e se não fossem os beneficios, VR, VT, etc não chegariam no final do mês.
será que vocês estão se esquecendo que a realidade da maior parte do país não é a nossa? fica um dia lá na praça da sé e pergunta para as pessoas que passarem quantas ganham salário de 1500 reais por mês…
[/quote]
Caro André, é óbvio que há pessoas nesta situação e isto é desumano e não deveria ocorrer.
Mas este exemplo não se aplica à nossa categoria.
Ninguem estuda 15 ou 20 anos para trabalhar e ganhar R$ 800,00 por mês.
Exceto, é claro, programadores indianos.
Meu querido, se for para trabalhar e aprender, é pelo menos mais 5 reais a hora
Desculpe a grosseria do último post, mas onde quero chegar é que nós, de TI, incluindo eu, muda de empresa por um salário menor só por que naquele ambiente vai aprender tecnologias novas. Nós de TI somos cheios de oba oba, incluindo eu. No entanto, hoje to gostando mais de pegar esses projetos tranqueiras cheio de burrada. Cobro mais é mostro pro meu cliente como é que se faz, sempre que possível.
[]'s [/quote]
[/quote]
Caro André, é óbvio que há pessoas nesta situação e isto é desumano e não deveria ocorrer.
[/quote]
e pelo jeito não vai demorar muito para nos virarmos programadores indianos…
[]'s [/quote]
[/quote]
[/quote]
e pelo jeito não vai demorar muito para nos virarmos programadores indianos…[/quote]
Ainda bem!!
Quanto ao nosso costume de trocar de empresa só por querer trabalhar com uma tecnologia mais “legal”, eu considero essa redução de salário um investimento em qualidade de vida, trabalhando estressado todos os dias nem saladinha e exercícios salvam você de um infarto.
[]'s [/quote]
[/quote]
Foi por isso que coloquei sobreviver entre aspas. Dois anos atrás eu ganhava 1400 clt, tendo que pagar quase um terço disso de aluguel, fora o resto das contas. Só consegui comprar uma casa pra minha familia agora, que consegui um emprego e salário descente.
O que eu quis dizer com sobreviver é ter um bom nível de qualidade de vida. Trabalhar só pra pagar as contas pra mim não é um bom exemplo de qualidade de vida.
Realmente não sei como uma pessoa consegue sobreviver por menos de 2k... tem uma pesquisa q diz que o salario minimo ideal pra uma pessoa viver é 2,6k...
Vive com um salário mínimo. 2k no Brasil e salário de magnata.
Tem que regulamentar mesmo, e estabelecer um piso.
[quote=marcosalex][quote=luistiagos]
Pra mim compensa pouco… pois meus familiares sao todos daqui e tenho casa propria aqui… em sp terei que bancar os custos com aluguel e contas… e tbm se isto é “solução” logo tera uma porrada de neguinho indo pra sp e dai em pouco tempo la estara que nem aqui… foi o que aconteceu aqui basicamente… conheço um monte de gente que era de Londrina e veio aqui pra ctba pq o mercado de londrina era ruim e pagava pouco… agora la em londrina ta melhor que aqui… pergunto… adianta muito esse nomadismo? sera que compensa? sabendo que em alguns dias vc tera de procurar outro lugar pra sobreviver? estudamos muito para ter de ser nomades…
quem sabe voi este o problema? quem sabe se não estudassemos tanto estariamos porai pintando paredes e ganhando 800 conto por dia? como nosso amigo ali disse…[/quote]
Mas é assim que funciona nos países desenvolvidos que tem salários melhores. A pessoa simplesmente muda de cidade. Se o salário da cidade que ele mudou começar a cair e outra cidade está melhor, muda de novo. Agora, se a pessoa ficar esperando uma salário alta cair na sua mão onde você está, realmente seu salário vai ficar igual dos indianos. Se bem que India e China já começou a subir os salários, embora ainda esteja num padrão bem baixo. [/quote]
Para quem tem familia e tem uma raiz… este tipo de coisa e mais dificil…
me desculpem por pegar o bonde andando, mas quero expor algumas opiniões… vejo 2 lados:
1 - os salários citados pelos colegas são realmente muito baixos… claro que se no meu conceito interiorano é baixo, dependendo da região aonde o cidadão vive (SPC, BSB) é mais baixo ainda, já que uma sessão de cinema por exemplo custa mais de 30 reais … (não adianta dizer que almeja salário apenas para pagar conta… seja com games, cinema, shows, carros… todo mundo tem alguma ilusão com entreternimento). … enfim, acho muito complicada a situação: dias atrás minha tia levou seu pc para um técnico, o mesmo pediu R$ 50,00 a hora para executar as manutenções … ou seja, se um cara que fez um curso de manutenção e possui anos de convívio com a área cobra R$ 50,00 a hora pra trabalhar, nós que precisamos estudar diariamente tecnologias/processos/Business rules/metodologias vamos nos prostituir com essa mixaria citada pelos colegas?
2 - Muitos vão concordar comigo: está cada vez mais difícil encontrar profissional qualificado! Posso encontrar o melhor programador jsf + ejb/jpa/hibernate do planeta, mas a finalidade é fazer com que aquilo se torne algo bom, intuitivo, flexível e consistente para o cliente… de forma que gere resultados automatizando processos… o que vejo hoje infelizmente é que a maioria procura conhecimento técnico mas poucos atendem realmente o que o cliente precisa! Com isso, os custos no projeto vão lá pra cima… isso quando encontramos alguém que faz o serviço bem feito, padronizado, flexível e facilmente extensível, como o paradigma POO vive pregando…
Em que empresas você andou procurando? Conheço várias aqui que contratam acima desse valor…
Mas é claro, tem que estar atento para as oportunidades. Muitas terceiras pagam mesmo salário de miséria, e tem muita empresinha aqui onde “senior” para eles é alguém que tem uma faculdade na mão, uma certificação em qualquer coisa, e já fez algum projetinho que “rodou”.
Como o java agora é a linguagem da moda, muitas empresas bem poucos profissionais aderiram ao mercado. Isso explica a desvalorização do salário. E a existência de oportunidades que na verdade são uma bela fria…
Eu tentei provar porque a analogia é falha, se fosse possível implementar o use-case citado na construção civil causaria um rearranjo completo da estrutura de produção. Isto é o que acontece com TI o tempo todo. A verdade é que nesta área quem não cria as tendências está vulnerável a elas. Não basta usar frameworks e IDEs e achar que vai ter carreira estável. Pra se manter no topo só conhecendo como funciona suas ferramentas para ser capaz de adapta-las a evolução frenética do mercado. O boa notícia é que o trabalho é quase o mesmo que aprender um framework novo a cada 6 meses
Mas reconheço, nada mais eficiente para o ego do que uma analogia que remete ao sentimento de importancia fazendo a pessoa se comparar com uma classe de trabalhadores tida como inferior. Só não tenho certeza da eficiencia deste método para resolver o problema.
Pedreiros e programadores são categorias privilegiadas com a capacidade de construir coisas. Mas isto claro, se vc estiver disposto a “sujar as mãos”, com cimento, areia, ou o que for.
Os salários de Curitiba sempre foram baixos, sempre.
Lembro de um amigo meu que começou a trampar com Java no HSBC e começou ganhando 12/hora.
Mas é a lei da oferta e procura e em Curitiba é justificável isso. Não foi em Curitiba que rolou aquele “programa do governo” que visava formar uma grande quantia de profissionais Java? Até teve tópico aqui no GUJ e veio uns randômicos se cadastrarem pra defender o curso “aprenda java em uma semana e saia ganhando 800 pila/mês”.
É assim na maioria das cidades fora do “eixo” (SP-RJ-BSB). Existe uma grande quantidade de programadores mas nem tantas oportunidades, aí as empresas “montam” em cima.
E ainda mais Java, que hoje em dia é a coisa mais carne de vaca que existe. Recém inclusos digitalmente já querem sair programando e ganhando qualquer merreca que são felizes. Nada mais justo, é a consequência da inclusão digital. Para muitas empresas, você, arquiteto sênior e um moleque que sabe fazer um hello world, são a mesma coisa. Agora quem já está no mercado precisa estar “atento à mudanças”, porque esperar as coisas cairem do céu, bom, não vai adiantar muito.
Eu nem gosto de falar de Curitiba porque pra mim, Curitiba é sinônimo de piada. Uma cidade rica mas que “abusa” do poder quando se fala em tecnologia, pra mim só resta lamentar ao pessoal que tá aí e desejo muita boa sorte para que as coisas comecem a evoluir.