Gente, aprendi muitas coisas em java fuçando aqui , ja estou até acabando um gerenciador de estoque p/ uma loja de sapatos , mas não sei o que devo tentar aprender agora… Tem alguma Hierarquia de conhecimento ou alguma coisa? Como que eu sei que ja estou pronto pra trabalhar em uma empresa ?
Acredito que java para web seja o caminho.
Estude o básico: JAVASE (jdbc, io etc…), jsp, servlets, filtros e MVC. Estude também SQL (necessário em praticamente todas aplicações comerciais). Quando dominar estes estude JPA ou Hibernate, depois algum framework web, tipo JSF, Struts etc.
Dominando isso você já consegue atender boa porcentagem da demanda.
att
Devo aprender javaScript , HTML e PHP também, ou apenas java para web ?
Ah sim, HTML e javascript é obrigatório.
Quanto ao PHP depende do teu foco, se quiser seguir com java melhor ir direto nele.
PHP eu usava pra freelas, java é meu trabalho principal. Java paga melhor.
att
Considerando que o mercado comercial de desenvolvimento é praticamente todo para sistemas web:
Antes de tudo, aprenda SQL, é obrigatório não só para Java, como também para TODAS as linguagens. Ela é a linguagem para se comunicar com todos os bancos de dados relacionais. Saiba também que há diversos dialetos SQL, um para cada banco diferente, e nem sempre o mesmo código funcionará em todos eles. Instale os SGBDs na tua máquina e brique.
Em Java as tecnologias relacionadas a SQL são o JDBC e Hibernate.
Em Web, no lado do browser: HTTP, HTML, CSS, JavaScript, JSON e XML.
Aprenda o que TODOS os elementos do HTML fazem, principalmente os Forms. Aprenda como o browser se comunica com o servidor, como o servidor responde, a diferença entre HTTP GET e HTTP POST, e as classes de códigos de erro HTTP. Faça um debug dessa comunicação com ferramentas de sniffer ou com os consoles/ferramentas de desenvolvimento dos browsers, as que são extensões, quanto as que vem junto do browser.
Aprenda a escrever a estrutura de uma página com HTML, a formatar esta estrutura com CSS, que pode ter resultados diferentes em cada browser, e aprenda a manipulá-la com JavaScript. Aprenda o que é o DOM, e como manipulá-lo com JavaScript normal, e com bibliotecas JavaScript, como o JQuery.
Aprenda a fazer chamadas JavaScript Assíncronas (AJAX), a tratar respostas do servidor em formato HTML, JSON e XML.
No lado do servidor, agora em Java:
Aprenda a instalar e configurar servidores de aplicação, containers web, a como instalar JARs, WARs, EARs, e a diferença de cada um. A como configurar conexões com os bancos de dados, e os pools de conexões, e para que eles servem. Aprenda o que é JNDI.
Servlets puras, JSP, JSTL, Expression Language; Modelo de camadas MVC, o que é model 1, model 2.
Aprenda a como pegar conexões do pool de conexões administrado pelo servidor de aplicações, aprenda o que é uma transação, e a hora de realizar commits. Aprenda a como fazer logging da tua aplicação.
Leia a documentação inteira do Java EE 4, 5 e 6, e veja tudo o que está disponível para ser usado.
Depois aprenda como os dezenas de frameworks web no mercado facilitam a tua vida e trazem produtividade. Também dê uma olhada nas milhares de bibliotecas Java disponíveis, pergunte e descubra quais são as principais no mercado.
(Tô ficando mais genérico no post que já ficou grande demais)