Desde quando comecei a estudar Java segui o desenvolvimento web.
Primeiro estudei servlet + jsp + jdbc,
depois segui para hibernate e vraptor,estudando pela apostila FJ-28,
depois peguei um pouco de JSF e JPA pela apostila da k-19 ,a k-12,
depois segui para spring mvc, voltando para a fj-21,adorei spring mvc,fiz até um projetinho profissional e vendi, utilizando spring mvc + hibernate.
Porém,agora não sei o que estudar,estou entre estudar design patterns na apostila fj-22 ou pegar EJB + webService ou jsf + EJB + cdi nas apostilas da k-19.
Parece bobo,mas sinceramente não sei para onde seguir,qual conhecimento seria ideal para eu aprender agora.Estou pensando seriamente em estudar design patterns,com a apostila FJ-22.
Se eu fosse de design patterns,essa apostila é um bom material para aprender? tem também a k-51 da k-19,porém a k-51 ,notei que ensina utilizando o basico do JSE,dai preferia a da caelum pois ensinaria com JSF,até porque é um framework que já conheço um pouco e talvez aprenderia mais sobre ele,só que,a da caelum parece ter pouco conteudo sobre design patterns pois ela explica também testes unitarios e web services…
Parece bobo,mas estou totalmente estacionado pois não sei qual material é melhor para estudar…
Desde já agradeço 
Pelo que você escreveu, está bastante inclinado em iniciar com esta apostila. Eu faria isso também, afinal acho as apostilas da Caelum muito didáticas e diretas. Comecei a ler e parei no meio o Use a Cabeça Design Patterns. Não tem nada muito aprofundado, mas é uma boa introdução aos Design Patterns.

Oi Slow17.
Parabéns pela dedicação. Estudar e buscar aprimoramento profissional é essencial para se tornar diferenciado no mercado.
Sobre suas dúvidas, eu só digo para tomar cuidado ao pensar em abranger tantas áreas ao mesmo tempo.
Você tem experiência profissional ? Já trabalhou com estas tecnologias em alguma empresa ?
Isso é fundamental para enriquecer seu CV e perceber como normalmente as coisas ocorrem no dia a dia.
Eu recomendaria, em particular, a estudar JEE, entender a especificação e seu funcionamento.
Há dois servidores de aplicação (Glassfish e JBoss) bastante usado que são certificados JEE 6, por exemplo.
No mais, já que está nessa maratona de estudos, aproveita e faz a certificação para programador Java.
Vai ajudar a enriquecer seu CV e lhe dar um direcionamento nos estudos.
Forte abraço.
Então…
Eu não estou estudando com foco de criar aplicações profissionais,quero apenas conhecer os frameworks,até porque,nem faculdade comcei ainda…
Só fiz uma aplicação profissional,que foi um sistema de controles de turmas,alunos e funcionarios de uma academia,fiz ele em spring mvc + hibernate.
Enquanto não começa a faculdade estou estudando essas tecnologias,porém não sei para onde seguir agora…
Aqui geralmente uso o tomcat,mas já usei o JBoss.
Banco de dados tenho um conhecimento sobre MySQL.
Acho que vou de design patterns,porém queria saber se vale a pena a apostila da caelum FJ-22,ou da K-19,que é a k-51.livros ou curso passo longe pois estou sem grana D:
[quote=Slow17]Então…
Eu não estou estudando com foco de criar aplicações profissionais,quero apenas conhecer os frameworks,até porque,nem faculdade comcei ainda…
Só fiz uma aplicação profissional,que foi um sistema de controles de turmas,alunos e funcionarios de uma academia,fiz ele em spring mvc + hibernate.
Enquanto não começa a faculdade estou estudando essas tecnologias,porém não sei para onde seguir agora…
Aqui geralmente uso o tomcat,mas já usei o JBoss.
Banco de dados tenho um conhecimento sobre MySQL.
Acho que vou de design patterns,porém queria saber se vale a pena a apostila da caelum FJ-22,ou da K-19,que é a k-51.livros ou curso passo longe pois estou sem grana D:[/quote]
Ahh ok! rs…
Achei que você estivesse se graduando ou no mercado de trabalho, bacana.
Como eu disse anteriormente, continue com esse empenho nos estudos, vai colher bons frutos no futuro.
Procure um estágio assim que adentrar na faculdade (se puder).
Abraços !
Massa cara… Eu recomendaria você ir para os Patterns mesmo e depois mudar o foco de Web para conhecer o mundos dos dispositivos móveis. Ampliará seus horizontes também.
Estudar as tecnologias da especificação EE tbm é uma boa. O caminho padrão: JSF + EJB + JPA.
Há também a possibilidade de estudar uma linguagem dinâmica pra ampliar a forma de pensar sobre programação: Scala, Groovy , Ruby ou Python.
Poderia também pensar em uma certificação. Isso antes de entrar na faculdade e no mercado, seria uma boa cara.
E o inglês? Afiado?
Abs [] e continue assim 
Agora Oh, meu Post acima ficou confuso e pareceu que estou indicando pra você estudar tudo. Não é isso.
FOCO é um item fundamental 
[quote=adriano_si]Massa cara… Eu recomendaria você ir para os Patterns mesmo e depois mudar o foco de Web para conhecer o mundos dos dispositivos móveis. Ampliará seus horizontes também.
Estudar as tecnologias da especificação EE tbm é uma boa. O caminho padrão: JSF + EJB + JPA.
Há também a possibilidade de estudar uma linguagem dinâmica pra ampliar a forma de pensar sobre programação: Scala, Groovy , Ruby ou Python.
Poderia também pensar em uma certificação. Isso antes de entrar na faculdade e no mercado, seria uma boa cara.
E o inglês? Afiado?
Abs [] e continue assim ;)[/quote]
é,certificação eu já estava pensando em tirar,porém ainda não peguei coragem para estudar.Vou colocar como prioridade agora…
Olá Slow17, que bom que já tem todo esse conhecimento antes de entrar na faculdade, isso é raro de se ver, parabéns pra você pelo empenho. Quanto ao que estudar eu acho importante você fazer a certificação Java que juntando com o conhecimento que você já tem o teu currículo pra quando começar a faculdade vai ficar bom. Comece a estudar e tente tirar a certificação OCJP da Oracle, a OCJP 6 (Java 6) não tem pré-requisito, agora se for para tirar a OCJP 7 (Java 7) aí você vai precisar tirar primeiro a OCA 7.
OCJP 6: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:JSE6Prog
OCJP 7: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=458&get_params=p_track_id:OCPJSE7