Olá pessoal,
Iniciei meus estudos em Java no meio deste ano, minha dedicação de fato se deu nos últimos 3 meses (até por conta da faculdade que me atrapalhou um pouco
). Enfim, tô estudando Java através do Java Como Programar, e estou seguindo basicamente o encadeamento dado pelo próprio livro (existe um certo gráfico que mostra as seções de depedência etc). Dediquei boa parte destes 3 meses aprendendo interfaces gráficas (muito somente o que está no livro, não cheguei a procurar mta coisa diferente mas vou aproveitar as férias para dar uma boa pesquisada). Minha dúvida é o que devo estudar em seguida (nao necessariamente no livro, mas no geral msm). Aprendi de forma razoável exceções e arquivos na faculdade (não na profundidade “profissional” hehe), e isso me facilitou um pouco. Tive uma boa noção de estrutura de dados e hashing, mas minhas implementações eram pedidas em C ou Pascal ( o que eu acho uma bela piada, já que uma implementação válida em qlq linguagem já demonstra bastante esforço e dedicação… mas vá lá, faculdade é faculdade
). Confesso que começo a vasculhar o GUJ e logo me perco no mar de informações do Java 
Só to dando este “depoimento” pq tb sei o qto é dificil pegar uma coisa nova e tentar aprender por si mesmo (como eu faço aqui em casa), e gostaria de uma certa orientação qto à sequencia dos estudos.
Procuro estudar bastante e quero aprender o máximo possível, mas de preferencia de uma forma mais organizada 
[]'s e vlw ^^