O que estudar?

Olá pessoal,

Iniciei meus estudos em Java no meio deste ano, minha dedicação de fato se deu nos últimos 3 meses (até por conta da faculdade que me atrapalhou um pouco :stuck_out_tongue: ). Enfim, tô estudando Java através do Java Como Programar, e estou seguindo basicamente o encadeamento dado pelo próprio livro (existe um certo gráfico que mostra as seções de depedência etc). Dediquei boa parte destes 3 meses aprendendo interfaces gráficas (muito somente o que está no livro, não cheguei a procurar mta coisa diferente mas vou aproveitar as férias para dar uma boa pesquisada). Minha dúvida é o que devo estudar em seguida (nao necessariamente no livro, mas no geral msm). Aprendi de forma razoável exceções e arquivos na faculdade (não na profundidade “profissional” hehe), e isso me facilitou um pouco. Tive uma boa noção de estrutura de dados e hashing, mas minhas implementações eram pedidas em C ou Pascal ( o que eu acho uma bela piada, já que uma implementação válida em qlq linguagem já demonstra bastante esforço e dedicação… mas vá lá, faculdade é faculdade :slight_smile: ). Confesso que começo a vasculhar o GUJ e logo me perco no mar de informações do Java :stuck_out_tongue:
Só to dando este “depoimento” pq tb sei o qto é dificil pegar uma coisa nova e tentar aprender por si mesmo (como eu faço aqui em casa), e gostaria de uma certa orientação qto à sequencia dos estudos.
Procuro estudar bastante e quero aprender o máximo possível, mas de preferencia de uma forma mais organizada :stuck_out_tongue:

[]'s e vlw ^^

Você podia pegar algo sobre Orientação a Objetos…
estudar Polimorfismo, Encapsulamento, Generics, Collecions, Threads, um pouco da API de java e tal isso, se você já não estudou essas coisas, mas é algo que eu acho legal sempre estudar, ou revisar…

depois disso você pode aprender algo para web, ou para celular… ou criar um projetinho e por em prática o que aprendeu…
minha humilde opnião!

até!

Uns dos principais estudos que vc deve ter em mente e de Orietanção a Objetos esse item e muito importante na vida de um desenvolver java sem esse conceito vc nunca ira poder utilizar todo o poder que java te oferece e uma outra coisa muito importante e sempre consultar api do java sempre que vc precisar de alguma coisa nova em sua aplicação não tente reiventar a roda , derepente o que vc precisa pode estar pronto a api do java é rica em soluções e a cada versão do java ela se torna mais rica ainda !! e vc vai ter que ter muita dedicação para aprender java , não que aprender java seja coisa do outro mundo , é que java está rodeando de muita outras ferramentas , api de terceiros, frameWorks … etc que complementam e plataforma , que na medida do tempo vc vai se deparar mas com o tempo vc se acostuma !!!

bom estudos !! qualquer coisa estamos ai !!

bravox

Assim como o Bravox disse, é bom estudar as API que a sun fornece e tbm as de terceiros…

de uma olhada nesse livro…

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=2403

talvez te de novos horizontes!

:twisted:

Um bom começo, sendo repetitivo, é a orientação a objetos.
Depois, sugiro começar estudando conceitos e padrões, para daí começar a ir estudando a linguagem em si.
API é legal, mais para isso existe a documentação. O melhor mesmo é aprender os conceitos e boas práticas, padrões de projeto e desenvolver uma lógica apurada para programação orientada a objetos.

Valeu pelas dicas ai pessoal, mto obrigado :smiley: