O que estudar?

5 respostas
thiagotbo

Aê Grandes…

Seguinte, eu ja estudo java a um tempinho(5 a 6meses), mas infelizmente não tenho muito tempo pra me dedicar a programação, principalmente em java que particularmente sou apaixonado.

Mas como as férias da facul(não estou vendo java na facul), estão chegando, gostaria de dedicar o meu tempo “livre” aos estudos da linguagem.

Bom, gostaria que vocês me dessem um direcionamento, tipo, as coisas indispensáveis para um programador Java estudar, estudar java pra web(servlets,jsp e etc…) ou java pra desktop ? Umas discas desse tipo, eu ja tenho um certo conhecimento de OO, da linguagem em si e de algumas bibliotecas, mas sinto que não estou no caminho certo, e que ainda falta muito, mas o que não falta é força de vontade e paixão pela programação.

Então espero a ajuda de vocês JavaGurus ! ! !

5 Respostas

bcartaxo

Depende de como estiver o seu conhecimento em JSE (java desktop), se vc já consegue fazer uma aplicação simples de cadastro com interface gráfica aceitável e com o mínimo de OO, utilizando Colletions Framework, acho que vc já pode partir para java web sim, do contrário sugiro que dê uma estudada mais em JSE, pq realmente como o colega Maracuja falou, JEE é bem mais usado no mercado, mas JSE é a base de todo o Java, se vc n tem uma base legal, fica dificil fazer bons projetos em JEE.

marcelolynx

É moçada estou no mesmo dilema do nosso amigo thiagotbo, tenho ja uma noção de OO e java, sem falar na lógica, mas no meu caso estou tentando construir um programinha básico de controle pessoal de finanças em desktop, é bem verdade que ainda está mais para sonho que para código comprei 2 livros (java como programar 6º + Use a Cabeça Java) e tenho visitado bastante os a net. Enquanto eu não ver meu sisteminha funcionando desktop não vou passar para JSP, agora esta bem dificil só que nada é impossivél coloquei na cabeça ja algum tempo que vou deixar de ser “guri do cumputador” atualmente trabalho com “redes/tcp-ip” para virar um bom programador sei que vai tempo mais meu desejo por JAVA e Linux é bem maior, gostaria de alguma dica pra quem está começando como rodar o 1º programa? qual o caminho das pédras? abraço! :idea:

JMan

Bom se você ja conhece um pouco de java (o básico), agora eu sugiro o estudo de servlets e JSP, pois eles compõe o básico do JEE;

Eu sugiro o EE à o desktop, pelo simples fato de ser muito mais utilizado pelo mercado, se bem que o bom msm é sempre conhecer o máximo de coisas possíveis;

Realmente, aproveite suas férias e se dedique a contruir uma aplicação java com Servlets, JSP e JDBC por exemplo; é um começo e você vai aprender muitas coisas, pois se aprende msm é fazendo, e enfrentando os problemas.

JMan

Sim isso é mto bom, efetivamente comigo foi assim, depois dos fundamentos veio o swing, jdbc e etc… somente depois começei com Servlets, JSP…

Tb ja trabalhei um tempo com swing, spring RCP e tal…

Agora de que me adianta saber Swing em um sistema WEB???

Se quiser partir pra JSP, vai fundo… agora começa também sobre os conceitos de um aplicação WEB, request, response, session… HTTP… vc tb deve saber HTML, JavaScript, CSS, DHTML, XHTML… da pra meter muita letrinha nessa sopa.

JMan

Aqui o seu primeito programa java!!!

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.16.1.guj

Criado 22 de junho de 2007
Ultima resposta 23 de jun. de 2007
Respostas 5
Participantes 4